O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Figueira de Castelo Rodrigo é uma estrutura que tem a importante missão de recolher animais, que vagueiam pelas ruas, e sofrem todo o género de maus-tratos e estão sujeitos a contrair doenças, constituindo um risco para a saúde pública e de contribuir para a resolução destes problemas e minimizar o sofrimento destes animais.
É constituído por quatro jaulas individuais para gatos, nove para cães de tamanho médio e duas para cães raivosos, bem como, consultório médico veterinário, sala de banhos, sala de espera para o público, cozinha para confeção de alimentos, sala de abate, instalações sanitárias e um espaço externo onde os animais se podem exercitar e não fiquem com stress da rotina diária.
Estes serviços possibilitam a adoção de animais e também estão preparados para outras situações de perigo para a saúde pública, que exijam recolha de animais para análises entre outros processos.
Seja um Dono Responsável
- Não deixe o seu animal sair à rua sozinho. Leve-o a passear sempre com trela.
- Recolha as fezes do seu animal nas ruas quando o levar a passear. É fácil levar um saco plástico e ‘vesti-lo’ nas suas mãos, recolhendo as fezes e virando-o ao contrário.
- Ofereça sempre água limpa, alimentação de boa qualidade e um bom cantinho para dormir.
- Vacine-o contra doenças, sempre que sejam requeridas pelo veterinário.
- Deixe sempre o seu animal limpo com banhos periódicos e penteie-o regularmente.
- Brinque com ele e sobretudo ofereça-lhe muito amor.
- Pode optar pelo acasalamento, mas preste atenção para não deixar filhotes sem dono ou em mau estado.
- Caso não queira ou não tenha possibilidade de criar os filhos, esterilize o seu animal. Com isto você evita a superpopulação de animais que gera acidentes de trânsito, animais que sofrem abusos, doenças para o homem (zoonoses) e poupa os animais de má qualidade de vida.
- Não abandone o seu animal de companhia!
Cuidados Básicos com os Cães
- A vacinação contra a Raiva é obrigatória para os cães com idade igual ou superior a 3 meses, assim como a identificação eletrónica de 3 aos 6 meses (microchip).
- Embora não sendo obrigatória, recomenda-se também a vacinação a partir das 6/7 semanas de vida para evitar as primeiras doenças infetocontagiosas (Esgana, Parvovirose, Hepatite Infeciosa Canina, Leptospirose, Raiva e Tosse do Canil).
- Os cães podem ter dois tipos de parasitas: internos e externos. A desparasitação interna (“lombrigas”) deve ser iniciada aos 15 dias de vida, repetir cada 15 dias até aos 3 meses, passando depois a ser mensal até aos 6 meses. A partir daí o cão deve fazer a desparasitação de 3 em 3 meses. Devemos manter sempre o nosso cachorro protegido de parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos, mosquitos e ácaros) utilizando produtos adequados todos os meses.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta – feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00-16h00
Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia
Estrada Nacional nº 332 (junto à zona industrial)
Lugar da Casqueira
Contactos
Tel. +351 96 13 29 879 (chamada para a rede móvel nacional)