O Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo é uma infra-estrutura que veio colmatar uma necessidade que há muito se fazia sentir no nosso Concelho. É a garantia que precisávamos para que deixassem de aparecer pelas nossas ruas muitos animais abandonados a vaguear, porque ainda não existe uma verdadeira consciencialização para por termo a esta realidade.

É constituído por quatro jaulas individuais para gatos, nove para cães de tamanho médio e duas para cães raivosos, bem como, consultório médico veterinário, sala de banhos, sala de espera para o público, cozinha para confeção de alimentos, sala de abate, instalações sanitárias e um espaço externo onde os animais se podem exercitar e não fiquem com stress da rotina diária.

Estes serviços possibilitam a adoção de animais e também estão preparados para outras situações de perigo para a saúde pública, que exijam recolha de animais para análises entre outros processos.

Contactos:

Lugar da Casqueira
Tel. 96 13 29 879

pata-amiga

 

Com o objectivo de proteger e ajudar no processo de adoção dos animais acolhidos, foi criada por um grupo de cidadãos, uma Associação no Concelho designada por “Pata Amiga”.

O ato de adoção é gratuito, tendo o adotante apenas de cumprir as normas de profilaxia médica e sanitária em vigor, nomeadamente quanto à identificação do animal através da colocação do “chip” e vacinação do mesmo.