O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, tem sentido algumas fragilidades ao nível da empregabilidade, especialmente no que concerne à empregabilidade de jovens. As oportunidades de emprego são escassas, tornando-se cada vez mais difícil conseguir fixar os nossos jovens no Concelho. Atento a esta conjuntura, que é transversal a muitas outras regiões, e com o pensamento direcionado no desenvolvimento do Concelho, fundamentalmente na estabilidade dos jovens Figueirenses, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo materializou um empreendimento denominado de Ninho de Empresas do Conhecimento e Tecnologias da Informação.

logo-ninho

O Ninho de Empresas, situa-se na antiga casa dos magistrados e pretende, essencialmente, fixar os jovens pertencentes a este concelho, promovendo-lhe assim uma oportunidade de emprego e consequentemente, continuarem a permanecer na sua terra. Este serviço, deseja abraçar empresas e pró – empresas, constituídas por jovens com idades compreendidas entre os 22 e os 35 anos, recém – licenciados ou de formação superior especializada, da área do conhecimento e das novas tecnologias da informação, nos regimes de residente e apartado. As áreas do conhecimento e tecnologias da informação que se poderão incluir neste serviço são, entre outras, web designer, redes e sistemas informáticos, call-center, formação profissional, agências de viagens, prestação de serviços administrativos, etc. Este projeto é susceptível de contar com o apoio do fundo Figueira Finicia e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

É seu propósito dar um impulso à capacidade de criatividade, iniciativa e de empreendedorismo dos jovens figueirenses, tornando-os mais autónomos na criação do seu negócio. O Ninho de Empresas do Conhecimento, funciona como uma “plataforma de lançamento” para estes jovens efetuarem investimentos de baixo valor e conseguirem entrar no mercado que se encontra em constante crescimento. Este projeto, para além de promover a oportunidade aos jovens Figueirenses de penetrarem o mercado, oferece-lhes concomitantemente, a possibilidade de criarem o seu próprio negócio através de modestos investimentos.

Porém, para que possamos concretizar, efetivamente, este projecto, desafiamos os jovens Figueirenses, detentores de formação nas áreas do conhecimento e/ou tecnologias da informação, a serem inovadores, criativos e empreendedores, criando o seu próprio projeto empresarial e apresentá-lo junto da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Contactos:Av. Heróis de Castelo Rodrigo
6440 Figueira de Castelo Rodrigo