Data Inicial: 20-05-2017 Hora Inicial: 16:00
Local do Evento: Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo . Portas do Sol

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo ciente da importância histórica destas terras de Ribacôa, e sabedora da necessidade de dar a conhecer episódios dessa mesma história, que muitas vezes poderão estar esquecidos ou mesmo desconhecidos, vai levar a cabo uma iniciativa à qual apelidou “Encontros com a História”. Somos um Concelho raiano que teve um papel importante na defesa do território nacional, nomeadamente Castelo Rodrigo, que viu também nascer figuras importantes como é o caso Efraim Hezekiah Bueno, um médico e escritor Judeu.

Todos estes momentos são base e motivo para desenvolver um conjunto de “Encontros com a História”. Os visitantes deixaram de procurar única e exclusivamente património e visitas simples, querem experiencias e vivencias. Assim, com este evento pretende-se revitalizar a memória e proporcionar aos visitantes uma experiencia imersiva na aldeia, recuperando momentos e ambientes históricos.

Estes “Encontros com a História”, através de criações teatrais e performativas vão permitir percorrer e conhecer a aldeia sobre outro prisma. O segundo momento é “Frei Bernardo de Brito  e os Monges de Cister”. Neste momento histórico dedicado aos Monges de Cister que tiveram importância fundamental no desenvolvimento destas terras haverá ambiente de convento, mas também de momentos dedicados ao trabalho. Frei Bernardo de Brito guiará os visitantes pela aldeia dando especial enfoque ao trabalho que foi feito para cultivar e repovoar as terras. caberá aqui a promoção de todos os produtos que são típicos de Castelo Rodrigo.