Data Inicial: 07-07-2017
Data Final: 09-07-2017
Local do Evento: Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai levar a cabo, pelo segundo ano consecutivo, mais um momento histórico para o nosso Concelho, que a Recriação Histórica – SALGADELA A BATALHA.
Três dias que vão fazer os visitantes viajar no tempo, mais precisamente até finais do séc. XVII, onde esperamos a visita de milhares de pessoas na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Aldeia esta que rejubila com a possibilidade de Castelo Rodrigo ser considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Autêntica.
Enquadramento Histórico da Recriação Histórica Salgadela a Batalha

A Guerra da Restauração desenvolveu-se quase completamente no Alentejo onde se registraram importantes embates como a Batalha das Linhas de Elvas, a Batalha do Ameixial e a Montes Claros. Mal sucedidos no Alentejo, e desejosos de vingar o saque da vila espanhola de Sobradillo pelas forças portuguesas sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, uma força de 3.000 homens sob o comando do duque de Ossuna, forçou a sua entrada em território português pela fronteira da Beira, tendo imposto cerco à vila de Castelo Rodrigo. O Castelo de Castelo Rodrigo encontrava-se guarnecido, na ocasião, por uma pequena guarnição de apenas 150 homens. Avisado, Pedro Jacques de Magalhães reuniu às pressas o maior número de forças portuguesas disponíveis e acorreu em defesa de Castelo Rodrigo. A batalha desferiu-se a 7 de Julho de 1664, no lugar da Salgadela, freguesia da Mata de Lobos, no termo do concelho de Castelo Rodrigo (donde o nome alternativo por que é conhecida – Batalha da Salgadela e onde consta um padrão comemorativo). Repelido o primeiro assalto, o comandante português, aproveitando o cansaço das tropas espanholas, contra-atacou, obrigando as forças espanholas à retirada. Embora a tradição local afirme que o duque de Ossuna e o próprio D. João de Áustria conseguiram escapar com vida disfarçados de frades, concretamente permaneceram em mãos portuguesas valiosos despojos, incluindo o arquivo do duque de Ossuna, com documentos do maior interesse histórico.