No lugar das Quadrelas, vivia uma moura que, apesar de bela e rica, não conseguiu arranjar pretendente que com ela quisesse casar. Ao ver passar o tempo sem que lhe aparecesse o homem dos seus sonhos, e sentindo a idade avançar, fez constar que legaria toda a sua fortuna a quem a descobrisse logo após a morte.

Ao saber tal novidade, foram várias as pessoas que de Figueira, Vilar de Amargo, Freixeda do Torrão e de Foz Côa, correram para o local. Os de Foz Côa, mais rápidos, levaram a moura e ficaram com todas as riquezas e terras.

A dar veracidade a tal história, está o facto de, durante muitos anos as Quadrelas terem pertencido ao concelho de Vila Nova de Foz Côa. Mais tarde, venderam esses terrenos que os Vilamarenses compraram, sendo integrados na área da freguesia.