Abertura Oficial da Semana do Livro e da Leitura

Teve lugar no passado sábado, no Pavilhão dos Desportos, a sessão de abertura da Semana Cultural do Livro e da Leitura. Será uma semana onde a aposta na cultura é dominante, desde a literatura à ciência, passando pela animação, tudo terá lugar em Figueira de Castelo Rodrigo até 26 de abril.

Foi ainda apresentado oficialmente “Os Encontros com a História” que se pretende que sejam uma forma de reavivar momentos da nossa história, que muitas vezes são esquecidos ou mesmo desconhecidos. A história não morre enquanto houver quem fale dela.

Esta sessão de abertura foi ainda marcada pela inauguração da Exposição Documental com espólio único de José Augusto Guerra Maio, um nobre filho da terra, natural da Freixeda do Torrão, era um sonhador, escritor, um viajante do mundo ao qual deu duas voltas, nos anos 30.

De salientar ainda a realização de uma palestra intitulada “Um Planeta à Maneira” e uma sessão noturna de Observação Astronómica, que possibilitou a todos os presentes um olhar mais detalhado e diferente, sobre o céu.

Parte do domingo esteve a cargo da Academia Sénior Figueirense, com uma aula de Zumba Gold, uma demonstração de cordas e teclas e a uma brilhante atuação do Coro da Academia Sénior Figueirense que brindou a plateia com o seu reportório de música tradicional portuguesa.

O dia terminou na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo com o “Café com Ciência” que se realizou no cantinho café com a presença José Paulo Viana, Professor de Matemática e autor da seção “Desafios” aos domingos no jornal Público desde março de 1990 e do livro “Uma Vida Sem Problemas, matemática nos desafios do dia-a-dia”. Numa conversa amena e simpática com a plateia explicou como se iniciou no gosto pela Matemática, ainda em Angola, na sua infância, começou a tomar gosto por esta disciplina que está em todo o lado, faz parte da nossa vida diária, às vezes completamente às claras, outras vezes bem escondida, disfarçada e oculta, mas, se soubermos olhar, lá a encontraremos. A Matemática nunca foi nem é uma ciência que cative miúdos e graúdos, muitos, desde os tenros bancos da escola que criaram antipatia por esta disciplina. Mas a Matemática não é um bicho-de-sete-cabeças, tem que ser bem ensinada e compreendida, afinal todos os problemas têm solução.