Decorreu no passado fim-de-semana uma ação de sensibilização ambiental com o lema “Vamos preservar o nosso Património Ambiental” inerente à limpeza da zona envolvente da Albufeira de Santa Maria de Aguiar, em Almofala.

A Sensibilização Ambiental teve a participação e colaboração de várias entidades que marcaram presença, o Parque Natural do Douro Internacional, ICNF, Erva-Prata, Associação Transumância e Natureza, Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Resistrela, BPI, EPAL, Minipreço e Impacto Digital que contribuíram ainda mais para o sucesso desta dinâmica, com o mote de atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes. No entanto, esta mudança só se pode verificar se a população for sensibilizada e adotar hábitos de respeito pela natureza e pelo património.

A adesão de munícipes foi significativa, e todos os participantes foram devidamente envolvidos, desde adultos a crianças, que tiveram direito a transporte gratuito até ao local e ainda um almoço convívio no fim, oferecido pela União de Freguesias de Almofala e Escarigo.

Todos juntos perfizeram um total de 50 plantações de freixos e lódãos, em algumas zonas adequadas da Albufeira.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo agradece a todas as entidades que participaram na organização da ação de sensibilização e de limpeza da zona envolvente da Albufeira de Santa Maria de Aguiar, Almofala. Agradece, ainda a todos (as) os (as) participantes nesta iniciativa.