Curso de Navegador de Recreio já iniciou em Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo já iniciou, no passado dia 27 de Novembro, o primeiro curso de navegador de recreio, ministrado em colaboração com a Abranconsult. A turma é constituída por vinte formandos oriundos das mais diversas localidades da nossa região. A formação teórica já se encontra concluída, faltando apenas a parte prática, que será ministrada já no próximo dia 13 de Dezembro, dia em que os futuros marinheiros serão também submetidos ao exame final.
Os formandos vão em breve ficar habilitados com a carta de marinheiro o que lhes permite comandar embarcações até 7 metros de comprimento e 60cv de potência, em navegação diurna até 3 milhas da costa e 6 milhas de um porto de abrigo.
Com a promoção destes cursos, a Câmara Municipal quer atrair mais amantes desta modalidade ao Douro, mais propriamente a Barca de Alva, localidade com magnificas condições para a navegação de recreio e prática de desportos náuticos.
De lembrar que Barca de Alva recebe anualmente uma prova de motonáutica a contar para o campeonato do mundo e a Autarquia organiza em colaboração com a Associação Portuguesa de Motonáutica, provas de Formula Futuro que pretendem motivar os jovens para a prática de desportos náuticos.
Face à grande adesão para este primeiro curso, a Câmara Municipal está já a ponderar abrir as inscrições para o segundo curso de marinheiro, já no início de 2009.