Festividades das Amendoeiras em Flor um Sucesso em Terras de Ribacôa

O cartaz turístico das Amendoeiras em flor conta já com largas dezenas de anos de existência, foi nos anos 40 do século passado que deu os primeiros passos e ao longo destes anos todos foi-se tornando o maior cartaz festivo de terras de Ribacôa. Celebramos a festa da natureza e o prenúncio da Primavera depois de um inverno duro e fustigante. A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, ciente da importância que este cartaz festivo imprime hoje na economia do Concelho, continua a apostar fortemente na realização destas festividades, sob o mote “Rainha da Amendoeira em Flor”.

O Concelho esteve em festa, de 17 de fevereiro a 12 de março, muitas foram as atividades que atraíram milhares de pessoas a Figueira de Castelo Rodrigo, uma terra demarcada pelos seus encantos. O Município apostou em concertos de artistas de renome nacional, como o Emanuel, a Romana, os Maxi, os Canta Brasil e a Maria Lisboa que deram espetáculos magníficos perante largas centenas de pessoas. Não podemos deixar de salientar a importante presença da “prata da casa” a Renovação 3, o Organista Beto, os MLZ e os Rilufe que com o seu entusiasmo deram mais vida às noites figueirenses. Não poderia faltar a música tradicional portuguesa com os nossos conterrâneos, o Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo grupo aveirense “São Bernardo a Cantar”.

Com tem sido habitual, não faltaram os momentos desportivos, que uma vez mais mobilizaram centenas de pessoas, com a realização de uma Caminhada, Cicloturismo, o 7ºRaid TT das Amendoeiras em Flor, a 4ª Concentração Motard, os Jogos Tradicionais, bem como a habitual Montaria aos Javalis.

A Feira do Almendro é outro momento alto nestes dias primaveris na aldeia ribeirinha de Barca d’Alva. Milhares de visitantes oriundos dos mais variados pontos do país, mas principalmente das povoações espanholas vizinhas, tornaram este lugar magnífico do Concelho, um dos destinos mais procurados. É um dia em que a língua castelhana se mistura nas histórias e nas tradições partilhadas.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo quer  ainda aproveitar a oportunidade para  agradecer a todos os produtores locais, comércio e demais instituições pela adesão e participação na Festa da Amendoeira em Flor, o que ajudou a engrandecer esta festa Rainha.

Obrigada a todos que por estes dias nos visitaram, formulamos votos para que voltem e se sintam sempre em casa.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *