Figueira celebra festivamente o 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa e o 25 de Abril

Foi de forma festiva que, no passado sábado, dia 23 de abril, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo celebrou os quarenta anos da Constituição da República Portuguesa. A presidir a este momento alto esteve o Sr. Vice-Presidente da Assembleia da República, Dr. Jorge Lacão, acompanhado pelo Dr. Santinho Pacheco, Deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral do Distrito da Guarda, pelos Autarcas Figueirenses, Dr. Paulo Langrouva e Eng.º Nelson Bolota, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Feliciano Martins, e demais ilustres convidados que dignificaram este dia.

O Dr. Jorge Lacão brindou a vasta audiência com uma resenha histórica dos acontecimentos que os portugueses tiveram de passar para que hoje tivéssemos a Constituição da República Portuguesa como ela é e lembrou os valores de Abril de 1974, aquilo que levou o povo português à almejada liberdade. Foi um momento marcante da história do nosso país que veio implementar valores fundamentais como a liberdade e a democracia, “é sem duvida um tesouro que conseguimos conquistar”, salientou. Foi um momento marcante na história do nosso país, mas acima de tudo na vida de todos nós, tornou-nos cidadãos responsáveis com direitos e deveres, podemos hoje viver em paz, em concórdia, com respeito pela dignidade de toda e qualquer pessoa. O Vice-presidente da Assembleia da República sublinhou ainda a importância do Cartão de Saúde Municipal, uma iniciativa única na Europa. Este Cartão resulta de um grande esforço da Autarquia Figueirense, mas que, respeitando e invocando esses mesmo valores de Abril, quis complementar o Sistema Nacional de Saúde com esta mais-valia para os cidadãos, uma vez que o nosso Concelho tinha largas centenas de pessoas sem médico de família, vendo-se assim impossibilitadas de ter uma simples consulta de rotina. Isto é Abril, isto é respeitar e valorizar a pessoa Humana.

Mas as comemorações não ficaram por aqui, dia 25 de Abril, pelas 10h na Câmara Municipal, pelas mãos ternas das crianças, hasteou-se a bandeira ao som do Hino Nacional interpretado pelos membros do Coro Etnográfico de Figueira de Castelo Rodrigo. De seguida realizou-se uma participativa caminhada por algumas das artérias da Vila, onde se distribuíram cravos vermelhos, a mítica flor que uma criança colocou na arma de um soldado naquele dia de Abril.

Este fim-de-semana foram ainda entregues os Apoios à Natalidade concedidos pela Autarquia a todas as crianças nascidas no Concelho. É uma importante ajuda num momento em que as famílias atravessam graves carências de ordem económica. Ficou ainda marcado pela apresentação de três obras literárias, e por três grandes momentos musicais, com o conjunto de música tradicional portuguesa, as “7 SAIAS”, pelo grupo “3 loucos e um 1 são que não veio” e as eternas canções de Abril nas vozes de Nando Costa, Manuel Ferreira e Tó Martins.