Figueira de Castelo Rodrigo inaugura importantes infraestruturas em dia de Feriado Municipal

Figueira de Castelo Rodrigo comemorou ontem, 7 de julho, o seu Feriado Municipal e o 352º aniversário da Batalha da Salgadela, onde uma vez mais se fez merecida homenagem à valentia das tropas portuguesas, que sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O dia começou bem cedo com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, já com a presença de sua Exa. o Senhor Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel. Seguidamente, e já no Salão Nobre da Câmara Municipal decorreu a sessão comemorativa deste dia festivo, onde se lembraram os valores heroicos destes homens que lutaram naquela Batalha. De salientar o momento importante que foi a assinatura do protocolo com a Santa da Casa da Misericórdia do Porto, do projeto “Chave de Afetos”. É uma resposta social que tem por objetivo prestar assistência, tendencialmente gratuita à população sénior, que se encontra em situação de maior fragilidade e risco, provocado pelo isolamento e/ou ausência de suporte e apoio familiar, considerando ainda, o seu grau de dependência, solidão, idade e rendimentos. O programa atua através de uma rede integrada com entidades locais que sinalizam e acompanham os beneficiários.

Antes de um agradável almoço volante servido no Largo Mateus de Castro houve ainda oportunidade de prestar Homenagem os Combatentes da Batalha da Salgadela no Padrão Pedro Jacques de Magalhães, localizado em Mata de Lobos.

Rumou-se depois à zona Industrial de Figueira de Castelo Rodrigo, onde a importância dos três momentos vividos falam por si só. O Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Langrouva, anunciou em primeira mão a reabertura da antiga fábrica dos Laticínios da Marofa, através de empresários que decidiram investir no Concelho. Com este investimento esperam-se se criados a médio prazo quarenta novos postos de trabalho, uma excelente notícia para a nossa terra e suas gentes. Foi depois inaugurado o novo Centro de Inspeções de Figueira de Castelo Rodrigo. Um avultado investimento que vem trazer a criação de novos postos de trabalho e que injetará um novo fôlego na economia local, poupando aos Figueirenses esforços, tempo e dinheiro para efetuar a inspeção obrigatória dos seus veículos. Por fim foi inaugurada a nova Incubadora de Empresas na Zona Industrial, onde já se encontram instaladas duas novas empresas.

O dia ainda estava a meio quando foi feita, na Sala do Capítulo do Nobre e Majestoso Convento Santa Maria de Aguiar, a apresentação oficial do evento de Época, Recriação Histórica ” Salgadela a Batalha” a realizar nos dias 20 e 21 de agosto na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, um evento que promete agitar o Verão Figueirense. Fique atento às novidades.

A noite não poderia ter finalizado de melhor forma, Cláudia Madeira e Liliana Moura brindaram a vasta plateia com uma esplêndida noite de fados acompanhada de uma de uma projeção em vídeo mapping nas paredes do mítico Palácio Cristóvão de Moura.

Bem-haja a todos que de um modo ou de outro trabalharam para que este dia fosse possível e a todos que se quiseram juntar a esta festa.