Os produtores de azeite da região na Expoliva 2015, em Jaén

A Expoliva, Feria Internacional de Aceite de Oliva e Afines, ocorreu este ano entre os dias 6 e 9 de Maio em Jaén, no sul de Espanha.
Sendo Jaén a capital mundial do Azeite, a Expoliva adquiriu o estatuto de grande montra mundial do azeite, o ponto de encontro entre os produtores de maquinaria do sector (as últimas tecnologias destinadas à modernização da produção de azeite), os produtores de azeite e toda uma vasta gama de serviços especializados de apoio à produção, comercialização e marketing (uma vasta panóplia de garrafas para guardar o azeite, com uma grande diversidade de formas, tamanhos e materiais, design gráfico de rótulos e contra-rótulos de garrafas etc. e serviços de apoio à concepção da imagem gráfica dos produtos junto dos consumidores).
Na Expoliva pode, ainda, ser encontrada uma vasta gama de actividades e serviços e equipamentos de apoio técnico à produção (maquinaria para o tratamento do olival e para a apanha da azeitona, equipamentos industriais para a modernizar a produção de azeite nos lagares), apoio técnico à reparação e manutenção dos equipamentos, etc.
É ainda possível encontrar na Expoliva os serviços altamente especializados de apoio à produção, nomeadamente, a análise das características organolépticas, sensoriais e físico-químicas e nutricionais das azeitonas e do azeite .
Por conseguinte, ir à Expoliva é ir ao “centro do mundo” do azeite, onde “tudo se passa”, e onde se processa a transferência de informação, tecnologia e conhecimento científico (nomeadamente nas sessões temáticas no domínio da olivicultura realizadas no âmbito do simpósio científico, gerido pela Universidade de Jaén, que se realizou em simultâneo com a feira Expoliva.
No cumprimento das suas obrigações de apoio aos produtores e à produção locais de azeite, tendo em vista o incentivo ao investimento na melhoria e modernização do nosso sector olivícola, a câmara municipal de Figueira de Castelo Rodrigo levou os produtores de azeite da região à Feira Expoliva 2015 de Jaén para lhes mostrar o que de melhor se faz no mundo neste sector.