Presidente da República visitou Figueira de Castelo Rodrigo

Cavaco Silva dedicou o dia 14 de Setembro à visita à segunda maior área protegida do nosso país, o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), que se estende por mais de 120 quilómetros, abrangendo quatro Concelhos (Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo).

Em Figueira de Castelo Rodrigo, Sua Excelência o Senhor Presidente da República visitou a Barragem de Santa Maria de Aguiar, onde contou com uma recepção calorosa de centenas de pessoas. Da comitiva que o acompanhava faziam parte o Sr. Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia; o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa e os Autarcas dos quatro Municípios abrangidos pelo Parque Natural do Douro Internacional.

Cavaco Silva e o edil Figueirense, António Edmundo, trocaram impressões sobre a Região e as potencialidades turísticas que esta possui, nomeadamente sobre aquelas que a Natureza proporciona. Segundo palavras de António Edmundo «o ambiente pode ser propulsor de uma nova dinâmica na sustentabilidade do território… pode ser uma boa bandeira de desenvolvimento para fixar pessoas, actividades e recursos»A reabilitação da linha-férrea entre o Pocinho e Barca d’Alva também não foi esquecida pelo autarca Figueirense, que alertou Cavaco Silva para a sua importância, já que estando a mesma em funcionamento, poderia ser aberta outra porta sobre o Parque Natural e trazer uma mão cheia de novas oportunidades.

Aos jovens de Figueira o Sr. Presidente da República, dedicou alguma atenção, já que sendo eles residentes nesta terra, têm de lutar pelas suas próprias oportunidades, estando muitos deles hoje virados para a agricultura. A propósito do cultivo dos olivais, da vinha e das amendoeiras, Cavaco Silva, em jeito de brincadeira disse, «ofereço as minhas amendoeiras para apanhar as amêndoas e ninguém as quer». Ressalvou ainda que nesta região se aposta na cultura desta árvore de fruto, ao mesmo tempo que salientou a iniciativa da Autarquia Figueirense em incentivar a plantação de Amendoeiras.

Após uma prova de alguns produtos típicos do Concelho, finalizou-se a visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, que esperamos traga maior visibilidade ao Concelho e possa potenciar novos investimentos.