6º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2018 realiza-se em Figueira de Castelo Rodrigo

O 6º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2018, que se realizará em Figueira de Castelo Rodrigo, dará ainda  especial atenção à sustentabilidade e à divulgação de projetos e produtos locais.

Entre 10 e 12 de Outubro, Figueira de Castelo Rodrigo tornar-se-á a capital nacional da comunicação de ciência, com a realização do 6º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2018, este ano organizado em parceria pela Rede SciComPT e pela Plataforma de Ciência Aberta. A inauguração do congresso, que irá reunir profissionais de Portugal e Espanha, conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Doutora Fernanda Rollo.

Este ano os temas foco do Congresso são a participação e inclusão, com algumas das sessões focadas em “Ciência e Cidadania”, “Educação Inclusiva” ou “Relação com outros públicos.”

Os palestrantes convidados são Ana Godinho1, atual coordenadora do Grupo de Comunicação, Educação e Divulgação do CERN, que irá apresentar “A comunicação de ciência num laboratório internacional”; Luisa Massarani3, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia do Brasil, que irá mostrar qual é “O estado da arte da divulgação científica na América Latina” e ainda Antonio Calvo Roy2, jornalista de ciência e presidente da Associação Espanhola de Comunicação Científica, que irá falar sobre “Periodismo Científico, una especialidad para el siglo 21”.

No dia anterior ao começo do congresso haverá uma vertente social, com os congressistas a desenvolverem iniciativas junto da comunidade local em escolas, lares, bibliotecas, cafés, entre outros. São 14 as atividades que, entre as 10 da manhã e as 11 da noite irão preencher as ruas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com passeios químicos, observação de aves, música eletrónica, uma viagem teatralizada à biodiversidade das abelhas e muito mais.

Estas atividades terminam à noite com um Pint of Science – um espaço onde os Investigadores apresentam os seus projetos em bares, de forma simples e descontraída, para promover uma troca de conhecimento e a discussão científica informal entre curiosos e investigadores.

Durante o congresso, a sustentabilidade e a promoção dos produtos locais estarão sempre presente. Não serão atribuídos sacos aos conferencistas, que poderão adquirir taleigas (um tipo de saco de pão), produzidos pelos Lares e Academia Sénior da região, a partir de desperdício de tecido. Não haverá copos de plástico, sendo atribuída uma caneca de alumínio a cada participante, que poderá comprá-la ou devolvê-la no final do congresso. Não haverá os normais blocos de notas, sendo substituídos por folhas de rascunho. E a sessão de posters será partilhada com uma mostra de produtos e projetos locais.

Um dos ex libris desta conferência será o lançamento de uma edição especial de cerveja artesanal SciComPT, uma colaboração entre o Cantinho Café, em Castelo Rodrigo, e a Cervejeira Dois Corvos. Esta cerveja vai fazer parte da iniciativa #cervejacomcausas, com 0,10 € da venda de cada cerveja a contribuir para um projeto de desenvolvimento local.

O dia seguinte ao fim do congresso será ainda dedicado a vários workshops de desenvolvimento, como Introdução ao Design Visual para Comunicadores de Ciência, Falar em Público, Arte e Ciência ou Redes Sociais e Comunicação de Ciência.

Imagens em alta resolução disponíveis em: https://tinyurl.com/SciComPT2018

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/242035599991120/

NOTAS:

  1. Ana Godinho é coordenadora do Education, Communications & Outreach Group no CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas. Tem um doutoramento em Neurologia pelo King’s College London, e mestrado (MSc) em Science Communication pela Open University.
  2. Foi Coordenadora do Gabinete de Comunicação na Fundação para a Ciência e Tecnologia , Coordenadora do Gabinete de Science Communication and Outreach no Instituto Gulbenkian de Ciência, Scientific Communication Officer no Institute for Stem Cell Research na Universidade de Edimburgo e Scientific Communication Officer no Instituto Gulbenkian de Ciência.
  3. Além das responsabilidades de comunicação institucional, desenvolveu e criou vários projectos de comunicação e outreach e participou também em vários projectos de educação não formal, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. É co-autora de diversos artigos e de um livro sobre ciência para crianças.
  4. Antonio Calvo Roy é jornalista de ciência, presidente da Asociación Espanola de Comunicación Científica e diretor de Comunicação da Universidade Nebrija.
  5. Entre 1982 e 1992, colaborou em diferentes revistas e jornais, escrevendo sempre sobre política científica, ciência, meio ambiente e saúde. Trabalhou nos gabinetes de imprensa do Ministério da Agricultura, da Secretaria Geral de Energia e do Conselho de Segurança Nuclear. No ano 2000 criou a empresa de comunicação científica Divulga. Foi ainda director de comunicação da Red Elétrica de Espanha.
  6. É autor dos livros ‘Antártida, la catedral del hielo’ (McGraw-Hill, Madrid, 2000), ‘Cajal, a triunfar a toda costa’ (Alianza Editorial, 1999), ‘Lucas Mallada, biografia de un geólogo regeneracionista’ (CAM, Madrid, 2000), e ‘Odón de Buen: toda una vida’ (Ediciones 94, Zaragoza, 2013). Em colaboração com Ignacio Fernandez Bayo publicou ‘Una historia de 20 anos. CSN 1980-2000)’ (Consejo de Seguridad Nuclear, Madrid, 2000), ‘Enchúfate a la energía’ (Editorial SM, Madrid, 2001′ e ‘Misión verde: ¡salva tu planeta!’ (Editorial SM, Madrid 2002).
  7. Luisa Massarani é jornalista de ciência e investigadora na área de divulgação científica, actualmente trabalha na Fundação Oswaldo Cruz, no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (@museudavidafiocruz). É Honorary Research do Departement of Science and Techonology Studies da University College London (@ucl) .

É Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e líder do grupo de investigação “Comunicação e Sociedade” no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Pesquisas (CNPq), orgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. É membro do Comité da rede PCST (Public Communication of Science and Techonology), coordenadora do SciDev.Net (www.scidev.net) para a América Latina e Caribe e directora Executiva da Rede Pop-UNESCO, a rede de divulgação de ciência e da tecnologia para a América Latina e Caribe.

Em 2016 recebeu o Prémio José Reis de Divulgação Científica em reconhecimento da sua contribuição para a divulgação da ciência, tecnologia e inovação. Em 2015, recebeu o Prémio Mercosul de Ciência e Tecnologia, devido ao seu papel na criação de uma rede de comunicadores de comunicação científica na América Latina.

Contactos:

Plataforma de Ciência Aberta

Paulo Jorge Lourenço

paulo@plataforma.edu.pt

963 257 710