Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo recebe Festa da Transumância

Um evento que pretende valorizar e homenagear a transumância, bem como o sector da agricultura e da pecuária, das mais importantes da comunidade rural da região, assim como, assinalar também a importância da criação de gado na economia local, com especial destaque para a existência de produtos de grande qualidade, como são o borrego regional, o queijo e o fumeiro.
Este evento está inserido no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva do PROVERE das Aldeias Históricas de Portugal.
Com as atividades previstas durante a Festa de Transumância, pretende-se relembrar tradições ancestrais neste Concelho marcado pela luta das suas gentes que sempre trabalharam na agricultura e na criação de gado, que servia de sustento das suas famílias.
O dia começa bem cedo, pelas 9:00h, na Freixeda do Torrão, com o início da rota da transumância, com passagem por Figueira de Castelo Rodrigo, finalizando depois bem no alto da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Esta rota inclui um passeio equestre, pastores com rebanhos e um grupo de gaiteiros. Pelas 12:00h terá lugar a abertura da feira de produtos regionais “Compre o que é nosso!”, no Largo São João, em Castelo Rodrigo, seguida de uma merenda convívio, pelas 13:00h. No decorrer deste evento haverá ainda um passeio de animais pelas ruas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e uma atuação da banda “Roncos do Diabo.