Anfiteatro ao ar livre e Largo da Igreja inaugurado em dia de Feriado Municipal

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo comemorou no passado dia 6 e 7 de Julho o seu feriado municipal, dia em que se assinalou mais um aniversário da Batalha de Salgadela. Para o efeito, a Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades que reuniram em torno desta comemoração a população figueirense, que acedeu ao convite e compareceu em grande número nos eventos comemorativos.

O programa teve início no final do dia 6 de Julho, pelas 21h:00m, com a inauguração do Largo da Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo e da sua iluminação cénica. De seguida foi dada a bênção a algumas viaturas dos Bombeiros Voluntários Figueirenses pelo Reverendo Padre Victor Lourenço.

No acto da inauguração, o Presidente da Câmara Municipal, lembrou o quanto é relevante o núcleo antigo da vila “pelo seu valor histórico e patrimonial”, sendo estas obras imprescindíveis para a afirmação turística da Vila e do Concelho. No entender de António Edmundo, este conjunto de intervenções “permitiu dignificar o centro histórico da Vila, tornando-o mais aprazível e acolhedor, sobretudo à noite pela magnífica requalificação de toda a iluminação, contando a partir de agora com iluminação cénica da Igreja Matriz e de toda a zona envolvente”.

Pelas 21h:30m, foi a vez do largo da Igreja, receber a actuação do grupo de fados e baladas de Coimbra “Magina Pedro”.

No dia 7 de Julho, pelas 18h:30m, as comemorações oficiais tiveram lugar no recém construído Anfiteatro ao ar livre, momento em que se procedeu à sua inauguração. António Edmundo, lembrou no seu discurso, o que era aquele local no passado e no que hoje se tornou; “um local aprazível e de cultura e que com certeza vai receber grandes eventos, tendo uma vista privilegiada para a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo”. O autarca falou ainda nas obras que surgiram um pouco por todo o Concelho, que vieram dar uma melhor qualidade de vida à população e que criaram condições para que os Figueirenses se fixassem na sua terra.

No mesmo local ocorreu ainda uma peça de teatro de rua com os “Saltimbancos” pelo grupo Urze Teatro, seguido de um espectáculo de malabaristas de fogo.

Durante este dia, paralelamente a estas actividades decorreu o tradicional passeio de bicicletas dos “Carunchos” e foi apresentado formalmente o Clube Motard Castelo Rodrigo, que durante este dia também realizou um passeio pelo Concelho.