Autarquia de F. C. Rodrigo aposta na microgeração para diminuir custos com energia

Num investimento que já ultrapassa os 120 mil euros, foram já instalados equipamentos no edifício central da Câmara Municipal, nos Serviços Técnicos, na Casa da Cultura, no Ninho de Empresas do Conhecimento, no edifício de apoio ao Cais de Barca d´Alva e num imóvel da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Para além destes, o recente Mercado Municipal e o novo Pavilhão Multiusos estão já dotados com aquecimento de águas sanitárias através de painéis solares.

António Edmundo, presidente da Câmara Municipal, afirma que a autarquia está a realizar este investimento de instalação de vários sistemas para microgeração de energia e aproveitamento da energia solar térmica para aquecimento de águas sanitárias “para lucrar mais tarde em termos de receita e de despesa corrente com o funcionamento dos serviços que têm maiores consumos energéticos”.

A aposta é para continuar e estão já previstos sistemas de microgeração nos restantes equipamentos municipais que tenham um gasto energético elevado. Além disso, foi já apresentada uma candidatura para financiamento de um projecto de minigeração de energia para o complexo das piscinas municipais. A acrescentar a estas medidas, a Câmara Municipal apoia instituições particulares de solidariedade social na instalação de sistemas de produção de energia, tendo já sido executados projetos nos lares de idosos de Escalhão e de Algodres.