2 Ano

Balanço – 2 anos de mandato

A transparência e a comunicação de proximidade com os munícipes continuam a ser prioridades do atual executivo. Como tal, no balanço dos dois primeiros anos de mandato, desde a tomada de posse, que ocorreu em 17 de outubro de 2021, publicamos aqui algumas das atividades mais relevantes que foram desenvolvidas neste período.

2021

outubro

Trabalhos de manutenção e limpeza urbana, nas artérias da vila e dos espaços públicos, reforçados.

Executivo reuniu com a direção do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, falando com professores, funcionários e alunos, aferindo as necessidades do Agrupamento.

Foram, também, entregues livros de inglês às turmas do quarto ano, que estavam em falta devido a problemas de escoamento dos manuais por parte das editoras.

Reunião com os presidentes de Junta, onde o executivo apresentou linhas estratégicas para o atual mandato e reforçou a importância do trabalho conjunto com os Presidentes de Junta, que conseguem ter uma relação de proximidade nas suas freguesias, sendo vital o trabalho em sinergia com o Município.

Reunião geral de trabalhadores

Reunião com os trabalhadores do município, na qual o Presidente da Câmara partilhou algumas medidas que pretende implementar, pedindo a todos os trabalhadores colaboração e dedicação na prestação dos serviços a toda a população, por forma a ter uma Câmara Municipal mais eficaz e mais eficiente na resposta dos serviços que presta à população.

Serviu esta reunião para demonstrar total disponibilidade na introdução de melhorias nos diferentes serviços, havendo total abertura para receber sugestões que beneficiem os trabalhadores, o trabalho prestado, a Câmara Municipal e a nossa terra.

 Visita técnica às piscinas municipais, acompanhada por alguns técnicos do Município, com o intuito de avaliar o atual estado do edifício e ponderar acerca do prazo de abertura do mesmo.

Nesta primeira avaliação, ficou evidente a necessidade da realização de alguns trabalhos de reparação suplementares, que não foram acautelados e executados nas obras até agora concretizadas, visto que o edifício sofre com problemas de infiltrações na cobertura, danos nas paredes exteriores e falta de acessibilidades a pessoas portadoras de deficiência, que colocam em causa as próprias obras até agora efetuadas.

 

novembro

Assinatura das atas de reconhecimento de fronteira

No Salão Nobre dos Paços do Concelho foi levada a cabo a assinatura das Atas de Reconhecimento de Fronteira entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e os “Ayuntamientos” de La Bouza, Sobradillo, Fregeneda e Ahigal de los Aceiteiros, referentes ao ano de 2021, e de acordo com o disposto nos artigos 25º do Tratado de Limites de 1864 e 14º do Convénio de Limites de 1926.

Aprovação do protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”

Foi aprovado em Reunião de Câmara o protocolo na especialidade de oftalmologia entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, permitindo a realização de operações gratuitas às cataratas à população figueirense.

Os doentes do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, são selecionados através de consulta médica para serem operados gratuitamente, sempre em articulação e colaboração com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

Realizou-se uma visita técnica ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, a fim de se saber do ponto de situação em que se encontra este equipamento. Nesta fase, estão-se a implementar os conteúdos gráficos e digitais.

Desta visita técnica, constatou-se também que o edifício se encontra com algumas patologias a nível da construção, nomeadamente infiltrações

Reunião com o Diretor Regional da Agricultura do Centro

Com a presença do Chefe de Divisão DOPAU, houve uma reunião de trabalho com o Diretor Regional de Agricultura do Centro, Fernando Martins, na qual, entre outros assuntos de interesse para o Concelho ao nível do planeamento agrícola, se falou sobre a legalidade das Barragens de Santa Maria de Aguiar e da Vermiosa e onde foram definidas as prioridades, no que concerne à implementação de um regadio no Concelho.

Reunião de trabalho entre a CCDR e CIMBSE

Reunião para análise dos apoios sobre fundos comunitários, nomeadamente o Programa Portugal 2030 e o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, entre a Autoridade de Gestão do CENTRO 2020 e os Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Reunião com fornecedores da Fundação D. Ana Paula devido às dívidas

Nesta reunião comunicou-se aos presentes que, depois da aprovação do apoio extraordinário a esta instituição, as dívidas às empresas em causa serão saldadas no mais curto espaço de tempo.

Pagamentos em atraso a fornecedores

O Município tem vindo a pagar as dívidas em atraso a todos os fornecedores, regularizando, assim, os pagamentos e dinamizando a economia local.

Visita técnica ao canil

O Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi visitado pelo Executivo Municipal a fim de se conseguir aferir as necessidades deste importante equipamento para o Concelho.

Garantir o bem-estar dos animais e ouvir os funcionários é primordial para que o processo de abrigo e adoção corram sempre nas melhores condições.

Lançamento do BUPi – Balcão Único do Prédio

Entrou em funcionamento o Balcão BUPi de Figueira de Castelo Rodrigo, no Centro Municipal de Operações de Emergência e Proteção Civil.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) é uma plataforma destinada aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite identificar, mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita. Este serviço de cadastro simplificado poderá ser efetuado no balcão de atendimento BUPi, com o apoio do técnico habilitado ou online no site, permitindo desenhar um polígono que represente o seu terreno e anexar a documentação de titularidade.

Reuniu-se a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para a emissão do parecer prévio sobre o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A comissão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Infraestruturas de Portugal (IP), E-Redes, APFCFCR, ATN e Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este plano mereceu o parecer favorável por parte das entidades presentes para um horizonte temporal de 10 anos.

Deu-se, assim, um passo importante para a aprovação final deste instrumento de gestão e defesa da nossa floresta contra incêndios, e também para que, no mais curto espaço de tempo, se recuperem as verbas retidas pelo Governo devido ao atraso que este plano sofreu até agora.

Inauguração da Rota Turística EN 221

O Presidente da Câmara esteve presente no lançamento da Rota Turística da estrada nacional EN221 e na inauguração do Totem junto ao quilómetro zero.

Esta rota abrange os municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda, no distrito da Guarda, contando com uma extensão de 184 quilómetros.

A iniciativa, que envolve os seis municípios e o Clube Escape Livre, pretende captar novos fluxos turísticos para a região, divulgando o seu património paisagístico, gastronómico e cultural.

A estrada EN221 continua a ser promovida e divulgada como uma rota turística que capta cada vez mais visitantes. Em declarações à RTP, o Presidente da Câmara destacou o que faz desta rota um destino de excelência e o potencial que tem para os territórios que atravessa.

A estrada EN221 passa por Figueira de Castelo Rodrigo e mais cinco Concelhos, tendo 184km de extensão.

Torneio Scandibérico

Realização dos últimos dois jogos do Torneio Scandibérico Sub-18 Femininas, com uma excelente moldura humana, no Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo.

As seleções da Noruega e Suécia abriram a jornada final, que terminou com o confronto entre Portugal e Espanha.

Ofertas de Pinheiros de Natal

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração da Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, disponibilizou pinheiros naturais destinados à decoração natalícia. Estas árvores foram provenientes das operações de limpeza e de ordenamento da regeneração natural dos povoamentos de pinheiro bravo na Serra da Marofa.

As operações de desbaste resultaram no corte seletivo de pinheiros bravos que menos se desenvolveram para que haja uma redistribuição do potencial produtivo do povoamento. As árvores que não forem cortadas terão espaço para se desenvolver melhor, com menos competição por solo e ar.

 

dezembro

Atribuição do prémio “Best Toruism Villages” a Castelo Rodrigo

A Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO) anunciou oficialmente a aldeia histórica de Castelo Rodrigo como uma das melhores aldeias turísticas a nível mundial, entregando-lhe o prémio “Best Tourism Villages”. Foi a primeira edição desta iniciativa, levada a cabo em Madrid, durante a realização da Assembleia Geral da OMT/UNWTO, com o objetivo de galardoar os destinos com os melhores valores e ações no desenvolvimento do turismo rural.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo foi escolhida devido à sua riqueza cultural e natural e ao empenho que tem tido na sua sustentabilidade e manutenção.

O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo esteve presente no evento, representando o Município e as Aldeias Históricas de Portugal, tendo recebido o prémio em mãos pelo Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO).

Concerto “Iberian Ensemble”

O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu os “Iberian Ensemble”, no I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património.

Tiveram lugar dois concertos: na Igreja Matriz de Mata de Lobos e na Igreja de Nª. Sra. do Rocamador em Castelo Rodrigo.

Realização da “Figueira Terra Natal”

Ligaram-se as iluminações natalícias da vila e, logo a seguir, foi oficialmente inaugurada a “Figueira Terra Natal”.

Esta iniciativa visou dinamizar o comércio local e devolver o espírito natalício aos munícipes, aumentar a sua motivação e dar às crianças um período de natal com atividades e a oportunidade de terem no Concelho um local onde puderam disfrutar do Natal.

Campanha “Estrelas de Natal – Um Gesto Solidário”

Foi lançada a Campanha “Estrelas de Natal – um Gesto Solidário”, promovida pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e o Figueira Geração +. “Estrelas de Natal – um Gesto Solidário” é uma campanha solidária de cariz social que tem como principal objetivo ajudar quem mais precisa, e ainda incentivar a partilha e o espírito de união entre a comunidade local.

Fogueira de Natal

A tradicional Fogueira de Natal foi acesa em frente à Casa da Cultura, de forma simbólica. Assim, fica registado o último evento da “Figueira Terra Natal”, num programa que trouxe novamente o espírito natalício ao concelho.

Município aprova fiscalidade amiga dos cidadãos

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com vista a melhorar as condições de vida da população residente no concelho e atrair novos residentes, aprovou propostas de fiscalidade amigas dos cidadãos.

Bolsas de Estudo 2021/2022

O Município abriu inscrições para a atribuição das bolsas de estudo referentes ao ano letivo 2021/2022. Este apoio visa incentivar os jovens do concelho a continuar a sua vida académica e prosseguir os seus estudos.

Higiene pública e limpeza urbana

Com o objetivo da eliminação definitiva do depósito de resíduos a céu aberto junto ao Cemitério Municipal, os funcionários do Município efetuaram as limpezas necessárias. Um local, junto de uma área residencial, que se encontrava em estado lamentável, tornava-se num sítio perigoso, nomeadamente para as crianças.

Pagamento de apoios da iniciativa “Proteger Empresas” relativa à Covid-19

A Câmara Municipal regularizou os pagamentos em atraso relativos aos apoios referentes à iniciativa “Proteger Empresas”, criada devido à pandemia provocada pela Covid-19.

Iniciativa “Comércio Tradicional é na Terra Natal”

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo em conjunto com o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda promoveu a iniciativa “Comércio Tradicional é na Terra Natal”.

Aprovação do orçamento e do mapa de pessoal para o ano de 2022

Apesar de a lei vigente permitir que, em caso de eleições autárquicas, a proposta de orçamento possa ser apresentada no prazo de três meses após a tomada de posse, o Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo decidiu respeitar o calendário orçamental e apresentar atempadamente a proposta do orçamento e do mapa de pessoal para o ano seguinte.

Neste documento previsional, estão plasmadas grandes obras e outros projetos ou ações que assumem uma relevância no domínio da gestão corrente e das necessidades dos cidadãos Figueirenses. Ficou, também, aprovado o mapa de pessoal, refletindo as necessidades em termos de recursos humanos.

Entrega de testes Covid-19 às IPSS do Concelho

O Município disponibilizou gratuitamente testes Covid-19 às IPSS do Concelho que os requisitaram de forma a detetar precocemente casos ativos e conseguir gerir da melhor forma os contágios, evitando que se alastrem.

Vacinação às crianças do Concelho

A vacinação às crianças do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo teve lugar no CVC – Centro de Vacinação Covid-19, instalado no edifício das Piscinas Municipais, face à grande proximidade com o Centro de Saúde.

O processo de vacinação decorreu de modo sereno e tranquilo, sem qualquer contratempo, em estreita colaboração do Município com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

Louvamos o empenho e a disponibilidade de todos os intervenientes no processo, nomeadamente os profissionais de saúde, os elementos da Proteção Civil Municipal, os motoristas do Município, os Bombeiros Voluntários e os militares da GNR.

 

2022

janeiro

Câmara testou funcionários à Covid-19

Devido ao aumento de casos Covid-19 no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e à necessidade de adoção das medidas de prevenção que contribuem para o bem-estar dos colaboradores, reduzindo, também, o risco de contágio, a Câmara Municipal testou os funcionários municipais que se encontram a desempenhar serviços presencialmente. Dos 73 testes realizados, os resultados foram todos negativos.

Vacinação Covid-19

O Executivo Municipal visitou o centro de vacinação contra a Covid-19, a funcionar nas Piscinas Municipais, a fim de verificar as condições em que o mesmo funciona bem como todo o processo de vacinação.

Em três dias, foram vacinadas as crianças entre os 5 e os 11 anos de idade, os professores e os auxiliares do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Pagamento do subsídio de insalubridade e penosidade aos funcionários

A Câmara Municipal realizou o pagamento do subsídio de insalubridade e penosidade aos trabalhadores do Município, que, assim, receberam este suplemento a que tinham direito, com retroativos desde janeiro de 2021, no âmbito que o quadro legal permite.

Município pediu intervenção na EN 332 devido à degradação das condições de segurança

Devido à degradação das condições de segurança da estrada EN 332, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo intercedeu junto das Infraestruturas de Portugal a fim de se proceder, com caráter de urgência, às diligências necessárias para a reposição das condições de circulação em segurança neste troço que liga Figueira de Castelo Rodrigo a Almeida e Vilar Formoso.

Limpeza e poda das árvores

Devido à importância da limpeza e poda das árvores, os funcionários do Município realizaram essa operação pelas diversas artérias da vila.

Câmara isentou taxas de esplanadas e espaços no recinto da feira

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo aprovou a isenção de taxas pela ocupação da via pública com esplanadas até ao fim do ano e a isenção de rendas devidas pela ocupação dos espaços municipais no recinto da feira e mercado municipal até 31 de março de 2022, sujeita a nova avaliação findo este prazo.

Aproveitamento hidroagrícola da barragem de Santa Maria de Aguiar em estudo de viabilidade económica e ambiental aprovado

Foi comunicado à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro o teor por parecer técnico sobre o referido estudo, elaborado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

No documento é reconhecido o grande potencial de um futuro aproveitamento hidroagrícola, cujo investimento se estima em cerca de 15 milhões de euros.

É ainda reconhecida a viabilidade e oportunidade de se avançar para todos os estudos, projetos e obras necessárias à sua execução, bem como para a intervenção urgente na barragem garantindo a sua segurança.

Município adquiriu espalhador de sal-gema

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, devido às temperaturas baixas que se fazem sentir no inverno, continua a espalhar sal-gema nos locais em que a acumulação de gelo é frequente e onde pode permanecer ao longo de vários dias.

Esta medida torna-se, assim, mais fácil de aplicar quando necessário devido à recente aquisição de um espalhador de sal-gema, uma solução mecânica que permite uma resposta mais rápida e eficaz para a proteção das populações, procurando evitar acidentes rodoviários ou quedas de transeuntes nestas zonas de acumulação de gelo.

Festa da Rainha da Amendoeira em Flor 2022

Depois de um ano de interregno deste evento, onde a natureza é rainha, a festa da Rainha da Amendoeira em Flor voltou e resultou num investimento bastante positivo para o Concelho e para a região, quer em termos turísticos quer em termos económicos. Foram dois fins de semana repletos de atividades desportivas, culturais e muitos momentos musicais e de animação.

Assim, desta forma, largas centenas de pessoas não perderam a oportunidade de visitar o Concelho nesta época do ano em que demos as boas vindas à primavera, onde puderam desfrutar desta natureza em festa, dos nossos produtos regionais, do nosso património, história e cultura.

Reunião com o STAL

O Presidente da Câmara Municipal recebeu a Direção Regional da Guarda do STAL Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins.

Esta reunião serviu para dialogar com os dirigentes e delegados sindicais, no que diz respeito a aspetos laborais dos funcionários e do interesse geral comum.

 

fevereiro

Obras de pavimentação do arruamento e zona envolvente à Igreja de São Miguel, no Colmeal

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo concluiu a obra de pavimentação do arruamento e zona envolvente à Igreja Matriz de São Miguel, no Colmeal.

Esta obra contou com a execução dos trabalhos de betonagem dos muros de suporte, do passadiço de acesso à Igreja e de um banco de repouso.

Delegação de competências na área da educação

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da implementação e desenvolvimento do quadro de competências no domínio da educação do Governo para a Câmara Municipal, presidida pelo Presidente da Câmara. Esta reunião contou com a presença da Delegada Regional de Educação da Região Centro, Dra. Cristina Oliveira.

Autarquia lançou procedimentos para a empreitada de reabilitação do edifício das Piscinas Municipais cobertas, por forma a devolver este equipamento tão importante à população e resolver de uma vez por todas os problemas existentes

Entrega de prémios do concurso “Comércio tradicional é na Terra Natal”

Foram entregues os prémios da iniciativa “Comércio Tradicional é na Terra Natal” promovida pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em conjunto com o NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda).

Foram também entregues os prémios do Concurso de Montras levado a cabo nos estabelecimentos aderentes.

Rotunda de Almofala e Vermiosa

A autarquia terminou esta obra, parada há algum tempo, tendo sido colocada a sinalização vertical e horizontal.

Estrada Nave Redonda / Mata de Lobos

Foram terminados os trabalhos com novas marcações rodoviárias, verticais e horizontais.

Promoção do Território

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, esteve na sede da RTP a promover o Concelho e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que há pouco tempo recebeu o galardão de uma das melhores aldeias turísticas do mundo, distinguida pela Organização Mundial de Turismo (OMT). A promoção do território é fundamental para a captação de novos fluxos turísticos.

Apoios à natalidade

A Câmara Municipal atribuiu o apoio social e incentivo à fixação de pessoas e famílias (apoio à natalidade) a diversos casais do Concelho.

Foram também pagos os apoios que estavam em atraso relativos ao programa “Figueira + Verde e Empreende + Figueira” e os pagamentos das medidas extraordinárias de apoio às empresas devido à COVID 19.

Concelho fora da área de prospeção e pesquisa de lítio

Por ter sido veiculada informação errada em alguns órgãos de comunicação social, relativamente à prospeção e pesquisa de lítio no nosso Concelho, a Câmara Municipal esclareceu todos os cidadãos que, decorrida a consulta pública onde foram dados alguns contributos e terminada a fase de avaliação ambiental estratégica, elaborada pela Direção-Geral de Energia e Geologia, toda a área do Massueime, respeitante ao Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foi retirada do concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio, tendo nessa mesma área do Massueime ficado apenas os Concelhos de Pinhel, Mêda, Trancoso e Almeida.

Rota Turística Literária – “Viagem do Elefante”

Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal uma reunião relativa à nova rota turístico-literária “Viagem do Elefante”, inspirada na obra de José Saramago, que tem coimo última paragem o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este trabalho está a ser levado a cabo pela Associação Territórios do Côa, ADR em parceria com os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal, Belmonte, Fundão, Almeida, Guarda e Lisboa.

Estas iniciativas visam estruturar uma oferta ao nível do turismo literário, que tem vindo a crescer, encontrando novos fluxos e dinâmicas turísticas, valorizando os territórios da Beira Interior.

Visita do empresário e benemérito João Pina

João Pina, emigrante em França, empresário e benemérito, foi recebido pelo Executivo Municipal e pelas colaboradoras dos serviços de ação social do Município. Neste encontro, Carlos Condesso, enalteceu o espírito solidário de João Pina ao serviço dos que mais necessitam, nomeadamente o apoio que tem prestado aos residentes no nosso Concelho.

O Município Figueirense quis ainda distinguir a inesgotável generosidade de João Pina, com uma menção honrosa.

Iniciativa “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo” disponibilizou consultas gratuitas e reuniu mais de trinta médicos de várias especialidades

A Fundação Álvaro Carvalho, em colaboração com a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, levou a cabo no dia 19 de fevereiro a iniciativa “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo”, uma jornada assistencial na qual participaram 35 médicos de 23 especialidades, que deram consultas gratuitas à população.

Esta iniciativa social contemplou mais de 200 utentes identificados pelo Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo que foram acompanhados por médicos especialistas da zona de Lisboa, Porto e também do distrito da Guarda.

Execução de obras no Restaurante do Parque de Lazer de Castelo Rodrigo

O executivo retomou esta obra, parada há mais de dois anos.

Assim sendo, espera-se que esta importante intervenção seja terminada no mais curto espaço de tempo, podendo reabrir esta infraestrutura com todas as condições e segurança.

Ação de sensibilização

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar da CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela), o Município de Figueira de Castelo Rodrigo realizou ações de sensibilização para os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas, bem como com os pais e encarregados de educação sobre os efeitos do alcoolismo.

Um encontro com o Desporto

O Município, através do Gabinete de Desporto, deu início ao projeto “Um Encontro com o Desporto”. Este projeto destina-se a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta iniciativa, que vai decorrer até ao mês de junho, pretende proporcionar momentos de convívio entre a população escolar, dinamizar atividades físicas e promover modalidades como o futebol, andebol, basquetebol e atletismo, lançando, assim, as bases para um Concelho mais eclético a nível desportivo.

Boletim Municipal

Foi lançado e enviado para os Munícipes a edição n.º 1 do Boletim Municipal, referente ao período entre outubro de 2021 e janeiro de 2022.

 

março

Em reunião de Câmara, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo manifestou total solidariedade com o povo Ucraniano e expressou a sua profunda condenação pela ofensiva militar por parte da Rússia.

Participação do Executivo Municipal na comemoração do “Dia del Almendro” em La Fregeneda

Reunião com representantes da comunidade ucraniana residente no Concelho

O Executivo Municipal recebeu alguns representantes da comunidade ucraniana a residir no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com o objetivo de auscultar as necessidades dos seus familiares que ainda se encontram na Ucrânia devido à guerra.

Dia da mulher

O Executivo Municipal celebrou o Dia Internacional da Mulher juntando no Salão Nobre as funcionárias e colaboradoras que servem a causa pública nos diversos serviços do Município, brindando à igualdade de direitos.

A efeméride foi, também, assinalada simbolicamente com as funcionárias do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo e da Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia.

Executivo recebe primeiros refugiados ucranianos

O Executivo Municipal recebeu na Câmara Municipal os primeiros refugiados vindos da Ucrânia. Esta família ficou alojada em casa de uma cidadã Ucraniana que reside no Concelho há alguns anos, a fim de ajudar a facilitar a sua integração na comunidade Figueirense.

A Câmara Municipal foi buscar esta família ao aeroporto de Lisboa, tendo-lhes entregue alguns bens de primeira necessidade por forma a suprimir as primeiras carências.

Chegaram até agora ao Concelho cinco pessoas: três mulheres e duas crianças.

Município participou na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo esteve presente, com stand próprio, na BTL Bolsa de Turismo de Lisboa.

O turismo, os nossos produtos endógenos e as potencialidades do Concelho estiveram em exposição, para profissionais e público em geral, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, tendo recebido centenas de visitantes que puderam conhecer o nosso território e degustar alguns dos produtos caraterísticos do Concelho.

Podas de segurança para salvar as tílias do Largo Mateus de Castro

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo desenvolveu um conjunto de intervenções no parque arbóreo do Largo Mateus de Castro, recorrendo a uma empresa especializada em arboricultura para a realização de podas de segurança. Estas intervenções já eram há muito necessárias, pois as Tílias encontravam-se num profundo estado de degradação sanitária e estrutural.

As podas de formação e manutenção realizadas vão abranger outros locais, e tiveram por objetivo a redução do peso das copas com a supressão das pernadas secas e defeituosas e a eliminação de rebentação excessiva, de modo a reconstruir uma copa de forma natural.

Município celebrou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas

Assinalou-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, que têm como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida da população.

Neste sentido, o Município, envolvendo a comunidade escolar nesta iniciativa, procedeu à plantação de 145 árvores autóctones angariadas pelo projeto “Floresta Comum”.

Francisco Moita Flores visitou o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo para a realização de dois encontros literários e para o lançamento oficial do seu último romance “A despedida de Ulisses”.

Instalação de sinalética urbana em Castelo Rodrigo

Foram instalados novos painéis informativos nas entradas/saídas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Esta instalação de nova sinalética urbana, há muito necessária, foi levada a cabo devido ao desgaste causado pelas intempéries, tendo perdido legibilidade e qualidade.

Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

Decorreu na Casa da Cultura a primeira reunião do plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Para além dos membros efetivos deste conselho, e dada a importância que este assunto tem na nossa comunidade, a cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara, acompanhado pela Vereadora.

Baile de Finalistas na tenda da Amendoeira em Flor

O habitual Baile de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo realizou-se na tenda da Festa da Amendoeira em Flor. O Município cedeu o espaço para que os estudantes que terminam o ensino secundário e as suas famílias pudessem ter as melhores condições para a realização desta festividade.

O Município realizou os pagamentos das rendas que estavam em atrasado à Santa Casa da Misericórdia, relativas ao antigo Hospital, num valor superior a 11 mil euros, tendo ficado tudo regularizado.
Assinatura dos autos de transferência de competências para as Juntas de Freguesia

Foram assinados os autos de transferência de competências celebrados entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do Concelho. Com esta alteração, as Juntas de Freguesia assumem competências que estavam, até agora, sob a alçada da Câmara Municipal e recebem o respetivo apoio financeiro. Este processo fica, assim, finalizado, depois de ter sido aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal, bem como pelas respetivas Assembleias de Freguesia.

Está concluído e publicado em Diário da República o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Figueira de Castelo Rodrigo para o período de vigência de 2021-2030. A aprovação deste plano permite operacionalizar, a nível local e municipal, as normas contidas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

Reunião com funcionários do Agrupamento de Escolas

O Executivo Municipal recebeu no Salão Nobre os funcionários do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, passando-lhes toda a informação relativa à transferência de competências no domínio da Educação.

A Câmara Municipal acolheu, desde 1 de abril, nos seus quadros todos os funcionários não docentes e assumiu todos os edifícios escolares, bem como a aquisição de bens para o funcionamento das escolas. Esta obrigação está prevista no Decreto-lei nº 21/2019 de 30 de janeiro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais na área da educação.

 

abril

Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

Desde o início do século XXI, o mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância em muitos países.

Para este efeito, e como forma de lembrar o cuidado que toda a sociedade deve ter em prol da proteção das nossas crianças, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo iluminou alguma das janelas do edifício da Câmara Municipal com a cor azul, bem como a colocação de um laço azul na varanda do Salão Nobre.

Academia Figueira Sénior

Com o alívio das restrições relacionadas com a pandemia, as aulas começaram na Academia Figueira Sénior.

A Casa da Cultura é o local das atividades da Academia Figueira Sénior, tendo sido escolhida por forma a dar vida àquele edifício que nos últimos anos tinha perdido atividade e vivacidade.

Com a Academia Figueira Sénior é possível promover o envelhecimento ativo, oferecendo um leque variado de disciplinas aos seus alunos. É, também, uma resposta socioeducativa, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, para os maiores de 50 anos.

Entrevista ao Porto Canal sobre a importância do investimento da Linha de comboio entre o Pocinho e Barca D’Alva

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, realizada em Barca D’Alva, o Presidente da Câmara defendeu o investimento na Linha do Douro, uma promessa feita pelo atual governo, devido à urgência e obrigatoriedade de se investir nesta linha a bem do turismo e de novas dinâmicas económicas para o Concelho e para toda a Região.

Câmara assinou protocolo com Moto Clube Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração com o Moto Clube Castelo Rodrigo.

Este protocolo, assinado pelas duas entidades, serve para apoiar a organização da VII Concentração Motard Castelo Rodrigo, um evento que é um agente direto na promoção do Concelho e na dinamização da economia local, a ter lugar nos dias 10, 11 e 12 de junho.

Encontro “Todos Diferentes Todos Pessoas”

No âmbito da semana da Interculturalidade, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com a EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda, o Alto Comissariado para as Migrações e o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo celebraram o Dia da Interculturalidade.

Este encontro realizou-se na Escola do 1º Ciclo da Vermiosa, contando também com os alunos do Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foram realizadas algumas dinâmicas de grupo com as crianças para perceberem que, apesar de poderem ser de género, etnia ou nacionalidade diferente, são todas pessoas iguais.

Obras de consolidação da Fonte do Jardim da Câmara e manutenção dos jardins públicos

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo continua a realizar a manutenção e reforço de algumas das infraestruturas que marcaram e continuam a marcar a história dos Figueirenses, como é o caso da Fonte do Largo Dr. Vilhena em frente aos Paços do Concelho. Os técnicos continuam, também, a realizar a manutenção dos jardins públicos, colocando novas plantas onde é necessário, substituindo as que se degradam.

O património é a nossa herança do passado, com a qual convivemos hoje, e que passamos às gerações futuras. E é através da preservação desse património, que se exerce a cidadania.

Reunião com o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, e com os respetivos técnicos a fim de tratar de diversos assuntos de interesse para o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

O Município promoveu, de 11 a 14 de abril, as Férias da Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Esta iniciativa teve como principal objetivo incentivar o convívio através de atividades lúdicas e desportivas, concebidas para a ocupação saudável dos tempos livres.

Semana do Livro e das Artes

De 20 a 25 de Abril, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu, na Casa da Cultura, a “Semana do Livro e das Artes”.

A “Semana do Livro e das Artes” apresentou-se como um evento multicultural e artístico de referência, tendo como objetivo o desenvolvimento de hábitos de leitura nas famílias e na população em geral, bem como a aproximação das pessoas às diversas formas de artes inseridas no cartaz, criando oportunidades, fomentando um contacto direto dos cidadãos com os diversos tipos de arte.

A semana contemplou a Feira do Livro, que funcionou diariamente na Casa da Cultura, e contou ainda com atividades bastante diversificadas, entre as quais a realização de encontros com escritores, apresentações de livros, peças de teatro de diversas temáticas, fado, arte urbana, atelieres de pintura e ainda um concurso de poesia.

Modelo de Cogestão | Parque Natural do Douro Internacional

Decorreu na Casa da Cultura uma reunião da comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) seguida de uma Sessão Pública de apresentação do Modelo de Cogestão.

Esta iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro e Presidente da Comissão da Cogestão do PNDI, a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o Vereador da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e a Diretora Regional do ICNF Norte. Estiveram ainda representadas a Associação de Municípios do Douro Superior, o Instituto Politécnico de Bragança, a Associação Palombar e a DRAP Norte.

Dia Internacional dos Monumentos

Em 1982, o International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) estabeleceu 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seguido pela adoção da UNESCO durante sua 22ª Conferência Geral.

Considerando a temática do presente ano “Património e Clima”, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo um conjunto de iniciativas na envolvente da Torre de Almofala, nomeadamente, uma visita guiada ao monumento e uma ação de campo.

Figueira vai receber o Encontro Nacional de Iniciados Masculinos de Andebol

Entre os dias 9 e 12 de junho, os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Mêda e Pinhel vão receber o Encontro Nacional de Iniciados Masculinos de Andebol – Fase Final.

A assinatura dos protocolos, referentes a este Encontro, decorreu em Almeida, onde esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal. Além dos representantes dos Municípios, estiveram também presentes neste ato representantes da Associação de Andebol da Guarda e da Federação Portuguesa de Andebol.

Celebração do 48.º aniversário do 25 de Abril em Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo celebrou os 48 anos do 25 de Abril, evocando a importância desta data histórica para Portugal e para o Concelho.

As comemorações iniciaram com o Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, nos Paços do Concelho, tendo continuado no Salão Nobre da Câmara Municipal com a sessão solene, marcada pela presença da Dra. Dulce Helena Pires Borges, museóloga e investigadora de Património e História Local.

Terminada a sessão, os convidados e participantes da celebração deslocaram-se à Casa da Cultura, local escolhido para eternizar a memória dos 48 anos do 25 de Abril, com a pintura mural do artista Desy Ysed, denominada “LIBERDADE”.

O dia terminou com a arte do improviso, onde o artista da terra Telmo Ramalho, juntamente com Pedro Luzindro e Pedro Miguel Silva apresentaram o espetáculo de comédia “Primeira Vez”, uma apresentação que incluiu comédia de improviso.

5.ª Feira de Produtos Regionais de Escalhão

O Executivo Municipal esteve na inauguração da 5.ª Feira de Produtos Regionais de Escalhão.

A iniciativa contemplou produtores locais e animação musical ao longo de três dias, trazendo dinâmica e diversidade a Escalhão e ao Concelho.

Dia aberto das Profissões – Visit Jobs

O Executivo Municipal esteve presente no Pavilhão dos Desportos onde visitou o “Dia Aberto das Profissões – Visit Jobs”.

A iniciativa juntou várias instituições de ensino e empresas que conseguiram passar informação aos mais jovens relativa a um vasto leque de profissões, pelas quais poderão enveredar no futuro.

O “Dia Aberto das Profissões – Visit Jobs” foi organizado pela CLDS Figueira Geração+ em parceria com o Município, os Serviços de Psicologia do Agrupamento de Escolas e a Tarefa Mágica, Unipessoal Lda.

A Cegonha Móbil – Alterações

O serviço de transporte da Cegonha Mobil para a Guarda, além da paragem habitual na Estação de Caminhos de Ferro, contempla, agora, uma paragem na Central de Camionagem daquela cidade. Isto acontece depois de serem ouvidas as necessidades de diversos cidadãos e estudantes.

“Flores de Sentimentos” decoram Laço Azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

As crianças do pré-escolar ao 9º ano do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo ornamentaram com “Flores de Sentimentos” um Laço Azul, colocado no jardim da Câmara Municipal, simbolizando a Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

A iniciativa, promovida pelo Município e pela CLDS Figueira Geração+, teve como objetivo alertar a sociedade para a importância de proteger as crianças e jovens e prevenir situações de maus tratos.

 

maio

Município participou na “XIX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”

Entre 30 de abril e 1 de maio, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo esteve representado, através de um stand promocional, e por forma a reforçar a cooperação transfronteiriça, na “XIX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”, promovendo os produtos endógenos do Concelho.

Figueira de Castelo Rodrigo acolhe mais refugiados

A Câmara Municipal recebeu um casal refugiado da guerra da Ucrânia que ficará a residir em Figueira de Castelo Rodrigo.

O Município continua, assim, a acompanhar de perto a comunidade Ucraniana no Concelho, auferindo as suas necessidades e encontrando a melhor forma de ajudar e inserir os refugiados que se desloquem para o nosso território.

Reabilitação do edifício das Piscinas Municipais cobertas

Em conjunto com o Vice-Presidente e o Chefe de Divisão, visitei, as obras de reabilitação do edifício das Piscinas Municipais cobertas.

Esta empreitada é crucial por forma a permitir a correção das anomalias construtivas detetadas anteriormente, resolvendo, de uma vez por todas, os problemas de infiltração nas telas de cobertura e a remoção e restauro do reboco das paredes.

Com isto, pretendemos colocar à disposição da população, no mais curto espaço de tempo possível, este equipamento importantíssimo para o bem-estar dos munícipes e que se encontra encerrado há mais de três anos.

Obras no edifício do Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

Começaram as obras de reparação das infiltrações ao nível das coberturas e das fachadas no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, numa ótica de conservação e melhoramento do edifício.

Prestação de melhores cuidados de saúde à população

Foi promovida uma reunião com os representantes do prestador de serviços do Cartão de Saúde Municipal e a responsável do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como objetivo garantir uma estreita articulação entre todos os profissionais que prestam serviço neste Concelho, cujo fim último é unir esforços para melhor servir a população em termos de cuidados de saúde.

XI Encontro da CPCJ de Figueira de Castelo Rodrigo

Decorreu o décimo primeiro encontro da CPCJ Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo no Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo sido debatido o tema “Maus tratos na infância e juventude”.

Em conjunto com a Vereadora, que é também presidente da CPCJ, e um painel de especialistas, foram abordadas diversas temáticas, inclusive casos reais de maus tratos a crianças, para que seja mais fácil detetar na nossa proximidade esses casos e denunciá-los às entidades oficiais.

Todos temos a responsabilidade de garantir às crianças uma de garantir às crianças uma infância feliz, permitindo que se tornem jovens e adultos responsáveis e preocupados com o que os rodeia.

Figueira recebeu a reunião da Assembleia Intermunicipal da CIMBSE

O Auditório do Pavilhão dos Desportos foi o lugar escolhido para receber a reunião da Assembleia Intermunicipal da CIMBSE.

Os deputados foram recebidos por mim, tendo participado nesta sessão de abertura, destacando as diversas valências que o Concelho possui e tendo abordado outros assuntos relevantes para a região.

Luta biológica no combate à vespa das galhas do castanheiro

O Município, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, realizou largadas biológicas do inseto parasita “Torymus sinensis”, em Penha de Águia, de forma a garantir o combate eficaz e evitar a propagação da praga que representa uma ameaça para os soutos e castinçais da região e proteger o trabalho dos nossos agricultores.

O parasitoide largado é originário de Itália e foi propositadamente encomendado pelo Município para fazer face a esta ameaça. Este inseto alimenta-se de larvas de vespa alojadas nos castanheiros, destruindo-as por completo, o que previne o alastramento da praga a zonas não infetadas, para além de que este tipo de intervenções não tem qualquer tipo de impacto em termos ambientais na biodiversidade local, uma vez que este parasita apenas ataca as larvas de vespa do castanheiro, preservando a vida das abelhas e outros insetos.

Sessão de esclarecimentos da Raia Histórica

Decorreu no auditório da Casa da Cultura uma sessão de esclarecimento por parte da Raia Histórica relativa aos apoios disponíveis no âmbito do PDR2020, na medida 10.2.1.2 Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização dos Produtos Agrícola.

 

 

maio

Final da Taça Distrital de Futsal Masculina

O Pavilhão dos Desportos esteve completamente lotado para receber a final da Taça Distrital de Futsal Masculina da Associação de Futebol da Guarda. Esta festa do desporto foi disputada entre a equipa do Sporting Clube do Sabugal e o pelo Grupo Desportivo do Sameiro, com estes últimos a saírem vencedores.

Com esta final, o Município, em parceria com a Associação de Futebol da Guarda, consegue descentralizar os grandes eventos do nosso distrito, promovendo o entusiasmo pelas diversas modalidades e promovendo o território no panorama desportivo.

Promoção da Estrada Nacional 221

A revista Mais Magazine, suplemento do Jornal Expresso, destaca na sua última edição a Estrada Nacional 221, fazendo uma viagem pelos Municípios que este itinerário místico atravessa, divulgando alguns dos seus pontos de interesse.

Tendo sido entrevistado pela revista, foi uma boa oportunidade para promover o Concelho e o território, que através da Estrada Nacional 221 começa a captar novos fluxos turísticos.

Ação de gestão de combustível na Zona Industrial de Castelo Rodrigo

Com o intuito de promover a defesa de pessoas e bens, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com o apoio da Equipa de Sapadores Florestais, procedeu à execução da faixa de gestão de combustível em redor da Zona Industrial de Castelo Rodrigo.

Esta ação visou proteger toda a zona, criando uma barreira na propagação do fogo, diminuindo a sua intensidade e, ainda, a criação de zonas de oportunidade ao combate.

Caminhada – “Maio, mês do Coração”

Os alunos da Academia Figueira Sénior realizaram uma caminhada pela vila, com o intuito de assinalar o “Mês do Coração”.

É no mês de maio que se comemora o “Mês do Coração”, no qual são realizadas várias atividades para alertar a população da problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento, através de hábitos e uma alimentação saudável, sempre alinhados com atividade física regular.

Apresentação “Off Road Caminho de Salomão”

Decorreu, no Palácio de Cristóvão de Moura, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa “Off Road Caminho de Salomão”, que vai recriar, para os amantes das quatro rodas, a “Viagem do Elefante” de José Saramago.

Este projeto de divulgação do território é promovido pelo Clube Escape Livre e terá o Município de Figueira de Castelo Rodrigo como parceiro, envolvendo ainda a iniciativa “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária” por parte da Territórios do Côa, ADR.

Reunião com o Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda

O Executivo Municipal reuniu com o Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Coronel Cunha Rasteiro, com o objetivo de serem tratados assuntos relacionados com o reforço da segurança dos cidadãos do Concelho.

Da reunião, ficou garantido o aumento de militares da GNR para o destacamento de Figueira de Castelo Rodrigo, ficando o nosso posto, a partir de 3 de setembro, a ser o segundo do distrito da Guarda com mais efetivos.

Para o executivo, as obras de melhoramento devem avançar com a maior brevidade possível em alguns espaços do posto da GNR que se encontram em avançado estado de degradação, nomeadamente nos balneários e nos WCs.

Visita e jogo das Velhas Glórias do Futebol Clube do Porto

O executivo municipal recebeu a comitiva das Velhas Glórias do Futebol Clube do Porto.

Os ex-jogadores e dirigentes Portistas foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal, tendo visitado também a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, a Casa do Futebol Clube do Porto de Figueira de Castelo Rodrigo e a Adega Cooperativa, passeando, ainda, pelas principais artérias da vila.

À tarde, o pontapé de saída foi dado por mim, por um responsável do Futebol Clube do Porto e da Casa do Porto de Figueira, dando o mote para o jogo das Velhas Glórias, entre o Ginásio Clube Figueirense e o Futebol Clube do Porto Vintage.

As bancadas do Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo encheram-se de adeptos para a festa do futebol, onde tiveram oportunidade de rever glórias do passado e testemunhar que as qualidades dos jogadores que se destacaram ao mais alto nível se mantêm.

Durante o evento, o Município homenageou a primeira Direção e jogadores da Equipa de Futebol do Ginásio Clube Figueirense, que participou no Campeonato Distrital da Associação de Futebol da Guarda, na época 1976/77.

Figueira de Castelo Rodrigo vai celebrar o Dia Mundial da Criança

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, vai promover no próximo dia 1 de junho, um vasto programa de atividades de entretenimento, que irão proporcionar grandes momentos de divertimento e euforia para a pequenada e seus professores que os acompanham neste dia de festa.

Prestação de melhores cuidados de saúde à população

Foi levada a cabo uma reunião com os prestadores de serviços do Cartão de Saúde Municipal e, também, com os médicos do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta reunião teve como objetivo principal unir esforços na agilização de procedimentos, articulando as três entidades reunidas, querendo, assim, melhorar os processos de marcação de consultas e de realização de exames.

Com isto, será possível servir muito melhor a população em termos de cuidados de saúde.

Mais de 60 pessoas já foram operadas às cataratas

O protocolo levado a cabo em novembro de 2021 entre a Câmara Municipal e a Fundação Álvaro Carvalho, e em articulação direta com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, permitiu que 63 munícipes fossem já operados e conseguissem ver bastante melhor, aumentando a sua qualidade de vida, tendo menos problemas no seu quotidiano.

Todos os grupos foram acompanhado por técnicas do Município e recebido por mim e pela Vereadora, endereçando-lhes palavras de conforto e tranquilidade relativamente ao processo da operação e pós-operatório.

 Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”

Com o objetivo de implementar medidas que contribuam para a prevenção e mitigação dos efeitos associados aos incêndios rurais e, também, promover o envolvimento dos cidadãos e estimular as populações a terem uma consciência coletiva neste assunto, foi levada a cabo uma ação de sensibilização, ao abrigo do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”, na Casa da Cultura, direcionada aos Presidentes e membros das Juntas de Freguesia, tendo, ainda, sido entregue diverso material de prevenção às Freguesias que ainda não o tinham em sua posse.

Um Encontro com o Desporto

No seguimento do projeto “Um Encontro com o Desporto”, os alunos do ensino pré-escolar do concelho puderam experienciar exercícios de atletismo, no Estádio Municipal.

Com esta iniciativa, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo proporcionou às crianças a oportunidade de aprenderem e experienciarem diversas modalidades dentro do atletismo, nomeadamente a corrida, marcha, lançamentos e saltos.

Dia Internacional da Família na EB 1 de Escalhão

No seguimento da comemoração do Dia Internacional da Família, a EB 1 de Escalhão convidou a Vereadora da Câmara, com os pais e encarregados de educação dos alunos a estarem presentes junto das crianças, participando em conjunto num peddy paper na aldeia, organizado pelo corpo docente.

Encontro com Presidente da República

O Presidente da Câmara esteve em Belém, num encontro promovido pelo Presidente da República com autarcas.

Neste encontro, foram abordados temas importantes para as autarquias, nomeadamente a descentralização de competências para os municípios.

 

junho

Celebração do Dia Mundial da Criança

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu no dia 1 de junho um vasto programa de atividades de entretenimento, que proporcionaram momentos de divertimento para as crianças e os seus professores que os acompanharam neste dia de festa.

Reunião com o Presidente da APDL

O Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, esteve em Figueira de Castelo Rodrigo e em Barca D’Alva, tendo sido convidado pelo Presidente da Câmara, com o objetivo de serem abordados e resolvidos diversos assuntos de relevância para Barca D’Alva e para o concelho.

Nesta reunião e visita, onde também estiveram presentes membros da Junta de Freguesia de Escalhão, foram abordados investimentos futuros para Barca d’Alva, a necessidade da implementação de uma taxa turística, a melhoria da recolha de resíduos e ainda a limpeza e manutenção da zona envolvente aos Cais que é da jurisdição da APDL.

Dia em Família

O Município celebrou o dia em Família com muitas atividades e diversões num sábado diferente. O objetivo da celebração deste dia foi a promoção da alegria das famílias, com inúmeras atividades e animações, dando vida aos Largos Serpa Pinto e Mateus de Castro.

Figueira recebeu o Classic Car Tour

A caravana do Classic Cars Tour foi recebida no Largo Serpa Pinto.

Cerca de 40 automóveis clássicos, alguns deles verdadeiras raridades, percorreram, neste fim semana, o território dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Pinhel.

O passeio, organizado pelo Clube Escape Livre, permitiu aos participantes conhecerem melhor as paisagens, história e gastronomia da região.

Estádio Municipal tem novos equipamentos de preparação e armazenamento de água quente

Atenta à necessidade de garantir boas condições aos atletas e utilizadores do Estádio Municipal, a autarquia procedeu à substituição dos equipamentos de preparação e armazenamento de água quente para banhos.

Depois de detetadas anomalias existentes nos anteriores equipamentos, devido à falta de manutenção nos últimos anos, foi, agora, implementada uma solução que garante uma maior disponibilidade de água quente.

Para tal, foi instalada uma solução solar térmica, contribuindo para uma maior qualidade do serviço a quem frequenta este edifício municipal, conseguindo, também, diminuir a sua pegada ecológica e aliviar as despesas, havendo uma redução do consumo de combustíveis fósseis que alimentava os anteriores equipamentos.

Diagnóstico Municipal para a Igualdade

Decorreu na Casa da Cultura a reunião entre o CLAS Conselho Local de Ação Social, a Equipa para a Igualdade na Vida Local e a Equipa da Casa da Igualdade de Figueira de Castelo Rodrigo, contando com a presença da Vereadora.

Na agenda da reunião foram apresentados os resultados do Diagnóstico Municipal para a Igualdade, que visa melhorar as condições de vida da população e promover a inclusão social combatendo as desigualdades.

Dia de reutilização e reparação dos espaços da Escola Básica da Vermiosa

A Vereadora esteve presente no dia de reutilização e reparação dos espaços interiores e exteriores do Jardim de Infância e Escola Básica da Vermiosa, no âmbito do evento “Reutiliza e Repara: vamos criar jogos no recreio”, do projeto Figueira Circular em Rede.

Esta iniciativa envolveu o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em conjunto com a Plataforma de Ciência Aberta, a Associação Cultural Social e Melhoramento da Vermiosa e os professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Reunião preparatória para a época de incêndios

O Presidente esteve presente na reunião preparatória para a época de incêndios que se avizinha, que teve lugar no Salão Nobre.

Esta reunião contou com a presença de representantes da Guarda Nacional Republicana, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), Bombeiros Voluntários Figueirenses, Sapadores Florestais de Figueira Castelo Rodrigo e Proteção Civil do Município, tendo como finalidade agilizar a comunicação e coordenação entre as diversas entidades responsáveis pela vigilância, combate e rescaldo dos incêndios, por forma a evitar e minimizar todos os danos que possam ser causados por eventuais incêndios no nosso Concelho.

Encontro Nacional de Andebol Sub-16 Masculinos

Entre 9 e 12 de junho Figueira de Castelo Rodrigo recebeu diversos jogos do Encontro Nacional de Andebol Sub-16 Masculinos.

O Pavilhão dos Desportos foi o local escolhido para receber a comitiva que participou neste evento, tendo contado com 16 equipas e mais de 300 atletas.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a Cerimónia de Abertura deste encontro, que visou descentralizar e promover o desporto no interior, juntando-se aos concelhos vizinhos de Almeida, Mêda e Pinhel.

A comitiva passeou por algumas das artérias da vila antes de chegar ao Pavilhão dos Desportos, tendo ainda havido um momento musical e de dança com o Grupo de Dança do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo antes da entrega das lembranças a todas as equipas.

VII Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo

A sétima edição da Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo, que contou com o apoio da Câmara Municipal, teve lugar de 10 a 12 de junho em Figueira de Castelo Rodrigo.

O evento, que teve o maior número de inscrições de participantes de moto clubes, juntou centenas de pessoas no centro da vila, promovendo o convívio e a animação entre os apaixonados por duas rodas que vieram de todo o país e do estrangeiro, a população local e os curiosos.

Inauguração do Mural do Visitante da Rota da EN221

O quilómetro 131, mesmo no centro da Vila, foi o lugar escolhido para fixar o novo Mural do Visitante da mítica EN221 em Figueira de Castelo Rodrigo.

Com a promoção desta rota turística e o aumento dos visitantes e amantes das duas rodas, este marco visa tornar-se um ponto de paragem obrigatória para os diversos motards que atravessam o concelho, dando-lhes a possibilidade de parar, visitar e desfrutar do nosso território e de todas as nossas potencialidades.

Município homenageou último grupo que fez a inspeção militar no edifício da Câmara Municipal, há 50 anos

O Executivo Municipal recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho alguns dos idades de 1952, que foi o último grupo que fez a inspeção militar na Câmara Municipal, celebrando hoje, precisamente, 50 anos.

Foi um momento de partilha de histórias que ditaram a vida de muitos, que deixavam a sua terra e partiam para o exercício militar e, alguns, para a guerra, depois de virem “tirar a sorte” ao edifício da Câmara, onde sabiam se estavam aptos ou não para a tropa.

Os manjericos faziam parte desta tradição, que durante a noite eram roubados e colocados na varanda da Câmara Municipal e alguns na Torre da Igreja, como hoje foi recordado.

Exposição de Pintura de Maria da Graça Romano na Casa da Cultura

A Casa da Cultura recebeu a exposição de pintura de Maria da Graça Romano. A autora é natural da Vermiosa e expôs nesta mostra 22 quadros em pintura a óleo.

Corpo de Deus em Figueira de Castelo Rodrigo

Assinalou-se em Figueira de Castelo Rodrigo o Corpo de Deus, um feriado nacional religioso que se celebra 60 dias a seguir ao domingo de Páscoa.

Esta data, repleta de simbolismo para a população, tem como finalidade o mistério da Eucaristia, com os fiéis a receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A vila de Figueira de Castelo Rodrigo manteve a tradição, celebrando a missa solene e embelezando a preceito as ruas com as habituais passadeiras de flores, um trabalho meritório levado a cabo pelos moradores e moradoras das diversas ruas, por onde passou a procissão.

Caminhada Solidária “Todos por Todos”

Decorreu em Figueira de Castelo Rodrigo a iniciativa de voluntariado comunitário “Todos Por Todos”, através de uma caminhada solidária bastante participada. A ação visou a promoção de estilos de vida saudáveis, bem como o estímulo da ação individual e coletiva na luta contra o cancro.

Jornadas Europeias da Arqueologia

No âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia decorreu, no dia 18 de junho, em Figueira de Castelo Rodrigo, um encontro predominantemente centrado na análise e respetiva importância histórica do Castelo de Monforte, Bizarril.

“Off Road Caminho de Salomão” terminou em Castelo Rodrigo

A última etapa do “Off Road Caminho de Salomão” levou a caravana de jipes até Castelo Rodrigo.

Esta iniciativa, levada a cabo pelo Clube Escape Livre e tendo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo como parceiro, permitiu a dezenas de amantes de quatro rodas recriar as páginas do livro “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, percorrendo os caminhos desde Belém até Castelo Rodrigo.

Esta organização está também ligada à “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”, um projeto da Territórios do Côa, ADR, que tem como objetivo fomentar novos fluxos turísticos literários.

Prémio “Best Tourism Villages” entregue à população de Castelo Rodrigo com a presença da Secretária de Estado do Turismo

Numa cerimónia levada a cabo no Palácio de Cristóvão de Moura, a população de Castelo Rodrigo juntou-se para receber o prémio “Best Tourism Villages”, galardão da Organização Mundial de Turismo, que distinguiu, no fim do ano passado, Castelo Rodrigo como uma das melhores aldeias turísticas do Mundo. Este prémio foi entregue por mim e pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que foi premiada devido à sua riqueza cultural e natural e ao empenho que tem tido na sua sustentabilidade e manutenção, fica assim com o prémio em sua posse, depois de se destacar num universo de 170 candidaturas de 75 países.

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços agradeceu a vinda da população a esta cerimónia, dando os parabéns a todos por conservarem e investirem em Castelo Rodrigo, referindo que o prémio acarreta também responsabilidades, para irem ainda mais longe, serem um exemplo para outras aldeias e de mostrarem o porquê de terem sido eles a receber esta distinção.

Nesta cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o Vice-Presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, o Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, e o Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.

Secretária de Estado do Turismo visitou Barca D’Alva

No dia em que foi entregue o Prémio “Best Tourism Villages” à população de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara convidou a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, a visitar Barca D’Alva a fim de tomar conhecimento do estado de degradação da estação e da linha férrea, bem como debater possíveis formas de apoio para a reabilitação dos imóveis existentes.

A visita serviu também para mostrar as diversas potencialidades do rio Douro e da localidade de Barca D’Alva, que tem um enorme potencial turístico.

Nesta visita, estiveram ainda presentes o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; o Vice-Presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro; o Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu; e o Presidente da Junta de Escalhão, Mário Pinto.

Teatro “Dr. White e o maior Arco-Íris”

Com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, decorreu no Pavilhão dos Desportos o espetáculo de encenação intitulado “Dr. White e o Maior Arco Íris do Mundo” do grupo artístico “Homens da Lua, lda”, um espetáculo direcionado para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo.

Tik Tok Dancee Zumba Kids animaram o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo

Numa tarde repleta de convívio, música e dança, dezenas de famílias encheram o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo para verem dançar os mais novos as diversas músicas do Tik Tok Dance e do Zumba Kids, numa iniciativa levada a cabo pelo Município.

Execução das faixas de gestão de combustível junto à rede viária municipal

O Município executou a gestão de combustível na rede secundária de defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente junto da rede viária municipal. A execução das faixas de gestão de combustível junto à rede viária tem como principal função a compartimentação do território para atenuar a passagem de incêndios constituindo zonas de descontinuidade horizontal e vertical da vegetação, bem como dotar estas vias de maior segurança e mobilidade para automobilistas e peões.

Figueira de Castelo Rodrigo em destaque no programa Sociedade Civil

Com a temática “Verão no Interior”, o programa Sociedade Civil, da RTP, escolheu Figueira de Castelo Rodrigo como um dos concelhos em destaque para ser visitado no verão.

Louvor e condecoração do Comando Territorial da Guarda, da Guarda Nacional Republicana

Ao ter conhecimento da atribuição do louvor e condecoração do Comando Territorial da Guarda, da Guarda Nacional Republicana, com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro, segundo o despacho n.º 7895/2022, do Ministro da Administração Interna, o Presidente da Câmara, em seu nome pessoal e em nome do executivo municipal, o Comando Territorial da Guarda, na pessoa do seu Comandante, Coronel Cunha Rasteiro, pelo seu meritório e frutuoso trabalho, disponibilidade e eficácia, sendo um garante da segurança, tranquilidade e bem-estar da população deste distrito, que tão assertivamente servem.

Considera-se, assim, de inteira justiça realçar esta condecoração pelos serviços prestados pelo Comando Territorial da Guarda, reconhecendo-os publicamente como meritórios, evidenciando e agraciando o trabalho realizado bem como o desempenho extraordinário de todos os militares da GNR ao serviço no distrito da Guarda e, especialmente, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Primeira Reunião do Conselho Municipal de Educação

Realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Município, a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação. Este Conselho é um órgão consultivo e tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa em questões de âmbito da política educativa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

 

julho

 Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Raia”

O Cais Fluvial de Barca d’Alva recebeu o espetáculo “Raia”. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

Final do Torneio de Futebol de 7

Tiveram lugar, no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, os jogos de apuramento para o 3° e 4° lugar e a final do Torneio de Futebol de 7, organizado pelo Ginásio Clube Figueirense “Oficial”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alfeu Nascimento, esteve presente nesta iniciativa, entregando os troféus e prémios às equipas participantes, numa tarde desportiva repleta de competitividade e Fair Play, juntando bastantes adeptos nas bancadas do Estádio Municipal.

Verão Desportivo em Figueira de Castelo Rodrigo

Mais de uma centena e meia de crianças e jovens participaram nas atividades no Verão Desportivo, uma iniciativa levada a cabo pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este é um dos momentos alto do Verão para muitas crianças do nosso Concelho, que tem como objetivo principal promover o convívio entre os mais novos, levando-os a viver experiências enriquecedoras e impulsionar o trabalho em equipa, o espírito de liberdade, diversão, partilha e respeito pela natureza.

Câmara Municipal atribui apoio financeiro extraordinário às Juntas de Freguesia do concelho, por forma a promoverem e organizarem festividades culturais e religiosas

Considerando a importância das tradições religiosas e culturais associadas às festividades nas freguesias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Câmara Municipal Figueirense atribuiu um apoio financeiro extraordinário, de cerca de 40 mil euros, a todas as Juntas e Uniões de Freguesias para as festividades que se irão realizar até ao fim do ano.

A Câmara decidiu atribuir às Juntas e Uniões de Freguesias um pacote financeiro baseado no número de aldeias e número de população residente, que lhes permite, assim, apoiar as festividades que estão programadas, mantendo vivos os costumes de cada terra, salvaguardando a tradição e a possibilidade das famílias se continuarem a reunir e a socializar neste tipo de eventos, dando continuidade à história e costumes, preservando, também, todo o património material e imaterial que é passado entre gerações.

Projeto “Ouvir Hoje” do Festival Cultural da Raia Histórica

O Largo Mateus de Castro recebeu o espetáculo comunitário “Ouvir Hoje”, coordenado pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Pinhel. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

Feriado Municipal

Figueira de Castelo Rodrigo celebrou o seu Feriado Municipal. A cerimónia começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, contando com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O 358.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo continuou com a celebração do Feriado Municipal, no Salão Nobre da Câmara Municipal, repleto de convidados e Figueirenses, a fim de participarem na Sessão Solene Comemorativa.

Depois disso, foi inaugurado o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo. Uma obra que consegue, finalmente, evocar e imortalizar uma das batalhas mais importantes da Guerra da Restauração da Independência, travada a 7 de julho de 1664.

Foi também assinado um protocolo de cooperação entre o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e a Fundação Batalha de Aljubarrota, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração desta instituição, que permitirá criar sinergias entre os Centros, criando novas valências e oportunidades de trabalho em conjunto.

As cerimónias contaram, ainda, com o descerramento de uma placa de homenagem à memória de Armando José Gomes Baltazar, cuja família doou algum do seu património à Câmara Municipal há vários anos, sendo agora reconhecido esse ato de generosidade e altruísmo.

Ao fim da tarde, juntamente com os elementos da Junta de Freguesia de Mata de Lobos, foi homenageado Pedro Jacques de Magalhães, com a deposição de uma coroa de flores na cruz que perpetua a memória de um dos maiores heróis da Batalha de Castelo Rodrigo.

Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo

No dia 7 de julho, o coração da aldeia de Mata de Lobos foi o lugar escolhido para a primeira contenda da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo. O Largo Dr. Ricardo Machado vestiu-se a rigor e voltou a 1664, recebendo a recriação da Batalha Final, que opôs as tropas portuguesas às tropas espanholas nos campos da Salgadela, num espetáculo que contou com uma plateia repleta de pessoas que puderam reviver a História dos nossos antepassados.

No dia 8 de julho, as ruas de Castelo Rodrigo recuaram no tempo e encheram-se de vida para receberem o cortejo que abriu oficialmente as festividades em Castelo Rodrigo. Militares, nobreza, clero e povo desfilaram pelo Burgo, terminando, depois, com um repasto seiscentista no Palácio de Cristóvão de Moura enquanto o sol se punha. A noite terminou com música e dança e um espetáculo de fogo.

No dia 9 de julho, apesar das temperaturas muito elevadas, o Ultimato Espanhol e a Recriação da Batalha de Castelo Rodrigo foram dois grandes atrativos para os visitantes que estiveram em Castelo Rodrigo. À noite, a aldeia histórica encheu-se de gente para apreciar o Milagre de Nossa Senhora de Aguiar e o espetáculo de fogo e saltimbancos.

No último dia da Recriação Histórica, 10 de julho, o exército vitorioso calcorreou as ruas da Aldeia Histórica, num cortejo vitorioso depois da batalha final, terminando com o julgamento dos prisioneiros. Por fim, o Palácio de Cristóvão de Moura acolheu o grande espetáculo de encerramento, depois de quatro dias que permitiram a todos os visitantes voltar a 1664.

13.º aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo

O Presidente esteve presente no Largo Mateus de Castro na celebração do 13.º aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo num pequeno-almoço motard levado a cabo por esta associação.

Parabenizei esta associação por mais um ano de vida, agradecendo aos seus associados e a todos os que fizeram e fazem parte da direção da associação pela dinâmica que têm vindo a criar no Concelho em todas as atividades que realizam, tornando-se embaixadores de Figueira de Castelo Rodrigo onde quer que estejam.

Fico também prometido que em 2023 Figueira de Castelo Rodrigo receberá, novamente, a concentração motard.

Lavagem e desinfeção de contentores de lixo do Concelho

A Câmara Municipal está a levar a cabo, em colaboração com a Associação de Municípios da Cova da Beira, uma operação de lavagem e desinfeção aos contentores de lixo de todo o Concelho.

Esta iniciativa ganha ainda mais importância ao contribuir para a proteção da saúde pública do Concelho, num período de temperaturas altas e com o regresso de muitos emigrantes. Esta ação está prevista terminar dia 21 de julho.

Reunião sobre as ocorrências no Concelho relacionadas com os incêndios

Depois de dias com temperaturas elevadas, e com ocorrências registadas no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, entretanto finalizadas, reuni com a Proteção Civil Municipal, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, os Bombeiros Voluntários Figueirenses e os Sapadores Florestais por forma a receber o feedback de todas estas entidades relativamente aos eventos ocorridos e ao estado atual das ocorrências do Concelho.

Assinatura do contrato de financiamento para os Bombeiros Voluntários Figueirenses

O Presidente da Câmara Municipal recebeu o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, onde se realizou a cerimónia da assinatura do contrato de financiamento das obras de renovação da cobertura do Pavilhão Multiusos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Figueirenses.

O contrato foi assinado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, pela representante da CCDRC Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pela Diretora Geral da DGAL Direção-Geral das Autarquias Locais, e pelo Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Figueirenses.

Este financiamento permite uma intervenção na cobertura de amianto daquele edifício, estando provado que causa problemas de saúde. Agradeci ainda aos Bombeiros Voluntários por todo o trabalho e dedicação neste período crítico de incêndios.

Reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro em Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu uma reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro, que juntou mais de 20 entidades ligadas ao rio Douro, entre Municípios, associações e empresas.

Foi a primeira vez, desde que existe o Conselho de Navegabilidade do Douro, que se realizou este tipo de reuniões em Figueira de Castelo Rodrigo, onde se discutiram diversas temáticas, procurando fixar estratégias conjuntas para a promoção do Douro, num trabalho em rede e de proximidade entre todos os agentes.

Operado às cataratas mais um grupo de cidadãos

Mais um grupo de cidadãos foi operado às cataratas devido ao protocolo entre o Município, a Fundação Álvaro Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation.

Com isto, já foram operadas 76 pessoas, que conseguem, assim, ter mais qualidade de vida, saúde e recuperar alguma independência.

Aumentado o caudal ecológico da Ribeira de Santa Maria de Aguiar a pensar nos nossos agricultores

O Município, em estreita articulação com a EPAL e as Águas do Vale do Tejo, após análise técnica da situação de seca que o país e o Concelho atravessam, aferiu a capacidade de armazenamento existente na barragem de Santa Maria de Aguiar.

Sendo esta barragem uma excelente reserva de água potável, e os níveis terem sido considerados positivos, foi determinado aumentar o caudal ecológico na ribeira de Santa Maria de Aguiar, de modo a assegurar a conservação e a manutenção dos ecossistemas aquáticos naturais daquela linha de água, bastante importante para o nosso território.

Deste modo, é possível assegurar a continuidade de todas as culturas agrícolas e a manutenção da atividade pecuária dos aglomerados populacionais por onde passa a ribeira de Santa Maria de Aguiar, sendo atividades de enorme importância para a economia local.

Atribuição de bolsas de estudo

A Câmara Municipal atribuiu bolsas de estudo aos estudantes do Concelho que estão a frequentar cursos superiores. Esta medida está integrada numa estratégia de apoio aos agregados familiares do Concelho, garantindo melhores condições de estudo e qualidade de vida a estes estudantes.

A entrega das bolsas de estudo decorreu no Salão Nobre, com o Executivo Municipal a receber e a entregar este importante apoio.

XXIII Slalom Castelo Rodrigo e 3ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo foram um sucesso

Depois de um passeio pela vila, os 40 pilotos presentes no Slalom Castelo Rodrigo, o maior número de inscritos até agora numa prova da competição nacional, deram espetáculo no Estádio Municipal para as bancadas repletas de espetadores, na noite de sábado.

No domingo, o asfalto da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro recebeu a terceira edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. A rua encheu-se de público para apreciar a técnica e os barulhos dos motores dos diversos carros participantes.

O fim de semana foi repleto de emoção, com muitos visitantes a visitarem o Concelho, levando a que este evento, em parceria com o Clube Escape Livre, fosse um sucesso. Os pilotos de Figueira de Castelo Rodrigo receberam, ainda, uma recordação da Câmara Municipal pela sua prestação.

Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial em fase de acabamentos finais

As intervenções no Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial de Figueira de Castelo Rodrigo já se encontram na fase final de execução, nomeadamente no que diz respeito à instalação elétrica dos pavilhões e à construção de rampas de acesso.

Esta infraestrutura, que não se encontrava em condições de funcionamento, vai permitir incentivar a fixação de empresas, oferecendo excelentes condições físicas e logísticas para acolher empreendedores e empresas, estimulando a atividade empresarial no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Celebração do Dia Mundial dos Avós

Mais de 400 avós reuniram-se no Largo Mateus de Castro a fim de celebrarem o dia que lhes é dedicado: o Dia Mundial dos Avós. Depois do almoço convívio, todos os participantes puderam assistir ao teatro musical “Os Dias da Rádio”, relembrando os tempos de infância, fazendo depois o gosto ao pé com a atuação do Rancho Folclórico “Flor do Campo”, de Souropires.

O executivo municipal esteve com os grupos que participaram neste dia especial, tendo que se referir a importância das gerações com mais experiência para a comunidade, reforçando que Figueira de Castelo Rodrigo é um Concelho inclusivo, dando as melhores condições de vida a todos os que nele residem. Tenho de agradecer, também, a todos os funcionários e diretores das IPSS pelo trabalho meritório que realizam no nosso território, tomando conta dos nossos.

Aquisição de terrenos na Zona Industrial pela empresa CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira

Juntamente com o Engenheiro Celso Madeira, da empresa CARM Casa Agrícola Reboredo Madeira, que exporta vinhos e azeite para mais de 40 países, foram efetuadas as escrituras relativas à venda de três lotes de terreno, na Zona Industrial, com uma área total de cerca de 10 000 m2.

A aquisição destes terrenos permitirá a esta empresa realizar um investimento no concelho que ronda, numa primeira fase, os 600 mil euros, alargando, assim, a atividade da sua empresa para Figueira de Castelo Rodrigo, criando, com isso, uma nova dinâmica na economia concelhia a curto e médio prazo.

 

agosto

Constituição do Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal

O Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi oficialmente constituído, tendo sido realizada nos Paços do Concelho a primeira reunião deste organismo com funções consultivas.

Este órgão tem como objetivo contribuir para gestão e exploração dos recursos cinegéticos, por forma a propiciar que o fomento cinegético e o exercício da caça, bem como a conservação da fauna, contribuam para o desenvolvimento local, nomeadamente para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

Castelo Rodrigo já tem serviço de ATM a funcionar

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo já tem instalado o serviço de ATM, disponível no edifício do Posto de Turismo. A partir de agora já é possível levantar dinheiro numa das melhores Aldeias Turísticas do Mundo, um serviço que não existia e que irá contribuir para o desenvolvimento e promoção do turismo.

Figueira de Castelo Rodrigo reconhecido como “Município Amigo do Desporto”

Figueira de Castelo Rodrigo foi reconhecido como “Município Amigo do Desporto”. Esta distinção, enquadrada no Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF), destaca o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal relativamente às ações de divulgação e promoção da atividade física, com diversos parâmetros a serem avaliados, nomeadamente a organização desportiva, eventos, programas, equipamentos e desporto solidário.

O Programa “Município Amigo do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, criando um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo.

Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Das Cavernas”

O Anfiteatro, junto ao Pavilhão dos Desportos, acolheu o espetáculo comunitário “Das Cavernas”, coordenado pelo Grupo de Amigos do Manigoto.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel.

O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

“Festas da Vila” trouxeram milhares de pessoas a Figueira de Castelo Rodrigo

O Largo Serpa Pinto foi pequeno para a enchente de visitantes durante as “Festas da Vila”. Durante quatro dias, a vila e o concelho beneficiaram da dinâmica criada por estas festividades.

Para além dos concertos, houve mostra de atividades económicas e de produtos endógenos, tasquinhas e artesanato. O feedback dos expositores foi muito positivo.

Para além dos concertos de artistas como o Maninho, Fernando Daniel e a banda The Gift, um dos maiores sucessos destas festividades foi o Dia dos Idades. A “Idades Parade Color Party” encheu as artérias da vila de grupos de Idades com música, animação, cor e convívio, algo único no país.

Estamos já a trabalhar para a versão das festividades em 2023, melhorando ainda mais e inovando para que a economia local e os Figueirenses beneficiem ainda mais destas festas, desfrutando delas com as suas famílias e amigos.

Feira de ano e Baile do Emigrante

O executivo municipal esteve presente no dia da Feira de ano, ouvindo os feirantes e todas as pessoas que se deslocaram ao recinto da feira, essencialmente os nossos emigrantes, sendo que a maioria regressou ao país onde estão a trabalhar nesse fim de semana.

A pensar neles, houve à noite um espetáculo da Banda Renovação 3, no “Baile do Emigrante”, levado a cabo pela Câmara Municipal no Largo Serpa Pinto.

Com isto, foi possível terem uma noite diferente, despedindo-se da sua terra da melhor maneira, com muita animação e música.

Reunião de acompanhamento do Cartão de Saúde Municipal

Foi promovida uma reunião que teve como finalidade fazer o acompanhamento dos serviços prestados pelo Cartão de Saúde Municipal. Nesta reunião, reuni com os responsáveis da Casa de Saúde de São Mateus, a responsável do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo e técnicos do Município.

Concluiu-se que o serviço está a funcionar com toda a normalidade. Constatou-se, também, que as alterações que este executivo realizou na prestação dos serviços trouxeram melhorias consideráveis nos cuidados de saúde aos munícipes.

 Contratos-programa com o Ginásio Clube Figueirense e a Associação Cultural e Desportiva Reigadense

A Câmara Municipal levou a cabo a assinatura de dois contratos-programa com duas associações do Concelho.

Primeiro com o Ginásio Clube Figueirense, para a época 2022/2023, considerando que a prática do desporto reúne vários interesses da vida quotidiana da população, tornando-se uma área de atuação fulcral através da conduta valorativa ao nível social, educacional e cultural.

Este contrato-programa tem por objeto a execução de um programa de desenvolvimento desportivo, consubstanciado o âmbito específico do apoio destinado à promoção e prática de desporto da secção desportiva do Ginásio Clube Figueirense, instituição centenário, para fomento da prática do futebol, andebol e atletismo no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, especificamente junto dos alunos das escolas, incentivando-os para a prática desportiva.

Depois, com a ARCDR Associação Recreativa Cultural e Desportiva Reigadense, devido à promoção e apoio ao associativismo na prossecução dos interesses das populações e na importância que se reveste este apoio ao movimento associativo para o desenvolvimento cultural do Concelho.

O presente contrato-programa pretende apoiar e promover o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse das nossas populações e manter vivo o associativismo que tanta falta faz ao progresso das nossas Freguesias.

 

setembro

Ações de limpeza de terrenos da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem levado a cabo diversas ações de limpeza dos terrenos dos quais é proprietária. Estas iniciativas, para além da gestão e limpeza destes espaços, são fundamentais para manter estes locais limpos e melhorar a qualidade do meio ambiente, preservando a salubridade da vila.

Figueira de Castelo Rodrigo vai requalificar e criar novos espaços verdes

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao projeto “Rearborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, com um valor de cerca de 75 mil euros, que irá permitir requalificar e criar novos espaços verdes na sede do concelho.

Com esta aprovação, vai ser possível requalificar todos os espaços verdes presentes no Largo Serpa Pinto e no Largo Mateus de Castro, uma alteração que irá garantir uma maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços públicos face aos riscos a que a população está sujeita devido às alterações climáticas.

Nesta candidatura está também prevista a criação de uma nova zona verde, no Loteamento da Somague, englobando a plantação de quase 150 espécies arbóreas e mais de 2500 herbáceas, tendo como finalidade o melhoramento deste espaço urbano, proporcionando mais qualidade de vida a todos os que vivem e passeiam naquela zona da vila.

Pintura da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Antes de começar o ano letivo, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo procedeu à renovação da pintura das fachadas e de diversos equipamentos urbanos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Esta iniciativa permite às nossas crianças desfrutarem do novo ano escolar na sua escola com um ambiente renovado, alegre, apelativo e com melhores condições.

Entrega de material do programa “Young Engineers”

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, a Câmara Municipal entregou à Direção do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo os novos materiais relativos ao programa “Young Engineers”.

O Presidente entregou oficialmente estas novas ferramentas que permitirão atualizar e adaptar o desenvolvimento dos conteúdos às matérias e a forma de ensinar aos objetivos programáticos escolares, bem como ao projeto pedagógico de cada turma.

Na referida sessão participaram todos os professores do 1.º CEB, professores de matemática, ciências, físico-química e biologia, bem como educadores de infância, tendo havido ainda uma sessão demonstrativa do material.

Início das obras de reconstrução do restaurante do Parque de Lazer de Castelo Rodrigo

O Executivo Municipal visitou as obras de reconstrução do restaurante do Parque de Lazer de Castelo Rodrigo. Esta é uma obra importante, cujo equipamento se situa às portas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que se encontra deteriorado há cerca de três anos.

A Câmara Municipal está a fazer todos os esforços, para que no mais curto espaço de tempo, este equipamento esteja ao serviço da população, possibilitando a sua utilização.

Câmara inaugurou sala para estimulação sensorial no Agrupamento de Escolas

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou uma sala sensorial, num espaço com equipamento de Snoezelen, no Agrupamento de Escolas deste concelho. Trata-se de uma área multissensorial equipada com materiais específicos, tendo como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento.

Este espaço terapêutico e inovador poderá ser usado por alunos de todas as idades, contendo luzes, sons, cores e objetos que estimulam os sentidos primários dos estudantes que necessitem, dando a sensação de alegria, prazer e bem-estar, tendo em conta as necessidades e o ritmo de cada um. Esta sala permite, também, promover o relaxamento, lazer e diversão, bem como explorar, descobrir e controlar o ambiente, incentivando ainda o movimento e a motivação para a aprendizagem.

Receção de boas-vindas aos professores do Agrupamento de Escolas

Teve lugar a cerimónia de receção de boas-vindas a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Juntamente com a Vereadora Lígia Lopes, o Presidente desejou um ótimo ano letivo a todos os docentes a lecionar no nosso Concelho, reiterando que o Município continua a empenhar-se diariamente em prol do ensino e da educação, oferecendo as melhores condições aos alunos, professores e pessoal não docente.

Do programa, constou também a visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR) e à Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Entrega de diplomas do quadro de valor e de excelência

No dia em que o novo ano letivo 2022/2023 principiou, foram atribuídos, na Escola Secundária, os diplomas do quadro de valor e de excelência do Agrupamento, destacando e valorizando o desempenho escolar.

Esta iniciativa contou com a presença do Executivo Municipal, juntamente com os membros da Direção do Agrupamento de Escolas e das técnicas de Educação do Município.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo desejou a todos os alunos um ótimo ano letivo.

Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Lendas, Rezas e Bezenduras”

A sede do Ginásio Clube Figueirense recebeu o espetáculo comunitário “Lendas, Rezas e Benzeduras”, coordenado pela Associação “Conheça a sua aldeia – O Freixo”.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que realiza 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

Câmara ofereceu os livros de fichas de atividades a todos os alunos do 1.º e 2.º CEB

A Câmara Municipal ofereceu os livros de fichas de atividades a todos os alunos da rede pública do concelho Figueirense do 1.º CEB, nomeadamente do primeiro ao quarto ano, e também aos alunos do 2.º CEB, do quinto e sexto ano.

Esta iniciativa inclui todos os alunos, quer sejam abrangidos pela ação social escolar ou não, que receberam, assim, gratuitamente estes livros distribuídos pela autarquia.

Este apoio da Câmara Municipal torna-se ainda mais importante devido à conjuntura atual, nomeadamente a inflação que tem vindo a crescer a nível nacional, e com os preços dos materiais a ficarem mais caros.

Sessão de esclarecimentos

A Raia Histórica, em parceria com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, organizou uma sessão de divulgação, no auditório da Casa da Cultura, com o objetivo de apresentar os apoios disponíveis no âmbito do PDR2020, na medida 10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola.

Ciência Viva no Verão | “Por Terras de Riba Côa”

Inserida no âmbito do projeto “Ciência Viva no Verão”, decorreu a ação “Por Terras de Riba Côa”. Numa parceria entre a Fundação Côa Parque e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas guiadas a alguns dos lugares mais emblemáticos do concelho, nomeadamente, Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, aldeia histórica de Castelo Rodrigo e Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo. A “Ciência Viva no Verão” é um projeto de impacto nacional, contando no presente ano com mais de 300 atividades realizadas.

Contrato-Programa com a Associação “O Janeirinho”

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, na senda dos apoios que tem vindo a conceder ao associativismo no nosso Concelho, assinou com a Associação “O Janeirinho”, da Freguesia de Escalhão, um Contrato-Programa, na sua sede, na Escola EB1 de Escalhão.

Este contrato visa apoiar e promover o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse das nossas populações e manter vivo o associativismo, que tem uma importância crucial de atuação junto da nossa comunidade.

Passeio Ribacôa Clássicos

Decorreu a passagem do passeio Ribacôa Clássicos pelo nosso concelho, com paragem obrigatória na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. A receção dos participantes, vindos de todo o país e com maior incidência de Lisboa, foi feita dentro das muralhas do castelo. Esta foi uma iniciativa promovida pelo nosso conterrâneo Telmo Ramalho, através da sua plataforma Carburador.PT, com o apoio da Territórios do Côa, ADR.

Município comemorou o Dia Mundial de Turismo

Comemorou-se no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo, com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo a assinalar esta efeméride com algumas iniciativas, nomeadamente a isenção de pagamento em alguns monumentos e visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno. A Vereadora da Cultura acompanhou os grupos de utentes do Lar de Vale de Afonsinho e do Lar da Santa Casa da Misericórdia, numa visita guiada aos Centros Interpretativos da Batalha de Castelo Rodrigo e Ephraim Bueno.

Esta foi uma atividade que deu a conhecer o legado histórico e cultural do nosso Concelho, na promoção do turismo, que assume atualmente, uma relevância incontestável na economia e no desenvolvimento sustentável dos nossos territórios.

Espetáculo “Os Medos da Matemática”

Os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, assistiram ao espetáculo de teatro “Os Medos da Matemática”, no Auditório da Casa da Cultura.

O espetáculo esteve inserido no festival contraDANÇA – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, organizado pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

 

outubro

III Encontro Transfronteiriço

Decorreu o III Encontro Transfronteiriço de Património, dois dias de atividades que decorrem entre Mata de Lobos e Sobradillo, na vizinha Espanha. O objetivo deste terceiro Encontro Transfronteiriço foi congregar pessoas e coletivos associativos do território de Figueira de Castelo Rodrigo, do Vale do Côa e do Vale do Águeda, das comunidades raianas da vizinha Comarca de Ciudad Rodrigo, da província de Salamanca e da comunidade autónoma de Castela e Leão, em Mata de Lobos e Sobradillo juntando durante dois dias pessoas e associações que têm trabalhado sobre o tema da cultura raiana.

Esta iniciativa foi uma organização da RIBACVDANA Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário e pela Casa del Parque de Arribes del Duero, “El Torreón de Sobradillo” e contou com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Sessão de Abertura do ano letivo 2022/2023 da Academia Figueira Sénior

O Executivo Municipal deu as boas-vindas aos alunos da Academia Figueira Sénior no novo ano letivo. Este projeto do Município que tem uma grande missão pela sua resposta social e de inclusão destinada a todos os cidadãos do Concelho com mais de 50 anos.

A Academia Figueira Sénior visa a criação e dinamização de atividades de ensino, culturais, recreativas e de convívio, com o objetivo de promoção do envelhecimento ativo e de combate ao isolamento e tem como finalidade a valorização pessoal e social do público sénior através da aquisição de conhecimentos e novas aprendizagens, concedendo-lhes a oportunidade de trocar experiências, vivenciar e partilhar a vida.

Concerto de Música Clássica na Igreja Matriz de Escalhão

No âmbito do projeto “Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior”, a Associação de Municípios do Douro Superior e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, realizam no próximo dia 8 de outubro pelas 21h, na Igreja Matriz de Escalhão, um concerto de música clássica com o Quarteto Abalone.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de uma candidatura realizada pela Associação de Municípios do Douro Superior, cujo objetivo passa pela implementação de um Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior.

Para além da componente musical, encontra-se igualmente previsto o desenvolvimento de várias outras ações de cariz histórico-cultural, que se espera poderem contribuir para a melhoria da atratividade turística da região.

Celebração do “Dia Mundial do Professor”

Com o intuito de assinalar o “Dia Mundial do Professor”, recebi no Salão Nobre, juntamente com a Vereadora com o pelouro da Educação, os professores e educadores que integram o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, a Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia e da Casa da Freguesia de Escalhão, entregando-lhes uma lembrança evocativa deste dia.

Esta iniciativa teve como objetivo agradecer a todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu quotidiano a ensinar crianças, jovens e adultos, contribuindo para uma educação de qualidade e na melhoria da sociedade.

Houve, também, tempo para um concerto com o músico Ricardo Reis Soares, no Auditório da Casa da Cultura.

Valor das bolsas de estudo aumentado e candidaturas abertas

A Câmara Municipal já abriu as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Este valor foi atualizado e o apoio sofreu um aumento de 55,68 euros, (cerca de 8%), fixando-se agora nos 746,11 euros, valor que não era alterado desde 2011.

Este ano, as candidaturas às bolsas de estudo foram antecipadas para o início do ano letivo e não a meio ou no fim, como em anos anteriores, permitindo aos alunos e famílias receberem este suporte financeiro mais cedo, pois sabemos o quão difícil é fazer frente às primeiras despesas inerentes à deslocação para outras localidades.

Este apoio visa incentivar os jovens do concelho a continuar a sua vida académica e prosseguir os seus estudos.

Limpeza de inertes devido às chuvas

Devido à acumulação de inertes provenientes de terrenos agrícolas nas vias de circulação automóvel, a Câmara Municipal realizou as devidas limpezas nos seguintes troços:

Milheiro e Quintã de Pêro Martins; Quintã de Pêro Martins e Vale de Afonsinho; Vale de Afonsinho e Algodres; Cruzamento entre Quintã de Pêro Martins/Vale de Afonsinho e Ponte do Côa.

Operados 90 munícipes às cataratas em menos de um ano

A menos de um ano da assinatura do protocolo de oftalmologia “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, levado a cabo pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a Fundação Álvaro Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation, já foi possível operar gratuitamente às cataratas 90 cidadãos do concelho Figueirense.

Figueira recebeu o espetáculo-filme “Trilhos”

O Pavilhão dos Desportos foi o palco da exibição do Espetáculo-Filme “Trilhos”. Este filme é um projeto integrado na Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, que visa estabelecer momentos de partilha e conhecimento quebrando fronteiras em prol de um objetivo comum assim como divulgar e promover o potencial de cada localidade numa performance artística, enquadrada numa linguagem musical. É uma reflexão entre o passado e o presente que convoca o futuro, e que reuniu na plateia, entre outros, os utentes das nossas IPSS.

De salientar, também, a participação no filme dos alunos da Escolinha de Música Figueira de Castelo Rodrigo.

Reunião do Conselho Municipal de Educação

Realizou-se a Reunião do Conselho Municipal de Educação presidido pela Vereadora Lígia Lopes. Estiveram ainda presentes os representantes do Agrupamentos de Escolas do Concelho, da GNR, das Associações de Pais, da Assembleia Municipal, das Autarquias de Freguesia, das instituições de solidariedade social, representante da Associação de Estudantes e dos Serviços de Saúde.

A ordem de trabalhos contemplou o balanço do início do ano letivo 2022/2023, onde foi analisada a situação escolar e o funcionamento do Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar e do Ensino básico.

Foi também levado a discussão as medidas implementadas no âmbito da Ação Social Escolar e ainda Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022 / 2023, que prevê 3 circuitos em autocarros para transportar diariamente 124 alunos.

Câmara celebrou Contrato-Programa com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses

Tendo em conta a importância da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, agentes da proteção civil e parceiros indispensáveis do Município na proteção e socorro de pessoas e bens em perigo do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Câmara Municipal celebrou um Contrato-Programa com esta instituição. Esta ajuda financeira pretende comparticipar as obras de Renovação da Cobertura do Pavilhão Multiusos desta Associação Humanitária.

Este apoio vem, assim, permitir aos Bombeiros Voluntários Figueirenses, honrar o seu compromisso e não perder a oportunidade de proceder a esta intervenção urgente na referida infraestrutura.

Reabertura das Piscinas Municipais Cobertas

As Piscinas Municipais Cobertas de Figueira de Castelo Rodrigo reabriram, dia 15 de outubro, depois de terem estado encerradas durante quatro anos.

Com uma excelente moldura humana, foi descerrada a placa indicativa das obras de eficiência energética e de reabilitação do edifício, pelo executivo municipal e a Presidente da Assembleia Municipal. Dirigi-me, ainda, aos presentes, num discurso que antecedeu o espetáculo de Natação Artística na piscina principal.

Já é possível, à população usufruir por completo deste equipamento municipal, seja em regime livre ou nas diversas aulas que a Câmara Municipal preparou.

 

2º ano

Figueira de Castelo Rodrigou assinalou “Outubro Rosa”

Figueira Castelo Rodrigo assinalou o mês da prevenção do cancro da mama com uma Aula de Zumba que decorreu no Pavilhão dos Desportos. A iniciativa, organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Figueira de Castelo Rodrigo da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contou com o apoio do Município, que decidiu associar-se a esta causa com o objetivo de consciencializar as munícipes para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Esta iniciativa integrou movimento “Outubro Rosa”, que centrou a sua mensagem na prevenção de alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e importância do rastreio.

Inauguração da Exposição de Pintura: “Paisagens e Outras Paragens”

Decorreu a inauguração da Exposição de Pintura: “Paisagens e Outras Paragens”. Esta foi uma mostra de pinturas da artista Ana Maria Costa Pereira e esteve patente ao público na sala de exposições da Casa da Cultura de 17 a 28 de outubro.

“Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”: protocolo que permite operar gratuitamente às cataratas os munícipes em destaque na RTP1

O Presidente da Câmara esteve, juntamente com o Presidente da Fundação Álvaro Carvalho, em direto na RTP1, depois do protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” ter permitido operar gratuitamente às cataratas 90 cidadãos do nosso concelho em menos de 1 ano.

Intervenção profunda no relvado do Estádio Municipal

A Câmara Municipal levou a cabo uma intervenção profunda no relvado do Estádio Municipal. Foi realizada uma retificação no relvado, nomeadamente a escarificação da relva, arejamento das raízes, tendo sido feita também uma nova sementeira e uma compactação da relva. Este tipo de intervenção não era realizado há mais de três anos, permitindo, agora, prolongar a vida útil do relvado, tornando-o mais uniforme e aumentando a segurança dos atletas que, semanalmente, o usam.

Conseguiu-se, assim, dar melhores condições aos utilizadores do Estádio Municipal e conservar um importante equipamento desportivo.

Sessão participativa da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional

Teve lugar em Barca D’Alva uma sessão participativa da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional com a temática “Como educar para a conservação da natureza, conhecer e valorizar o património natural”.

Nesta reunião de trabalho foi discutida a importância dos modelos de Cogestão, a proximidade junto dos habitantes, a vontade de desburocratizar os processos e criar um modelo Cogestão em sinergia com a educação, tendo sido recolhidas ideias e contributos que devem ser pensados para o futuro.

Para além do executivo municipal, estiveram presentes o Vice-Presidente de Miranda do Douro, as Vereadoras dos Municípios de Mogadouro e de Freixo de Espada à Cinta, representantes da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, técnicos da Comissão de Cogestão, técnicos do ICNF, da Associação Transumância e Natureza e da Associação Palombar, bem como outros convidados.

Trabalhos referentes à Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Figueira de Castelo Rodrigo

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a reunião referente à apresentação dos trabalhos relativos à Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Figueira de Castelo Rodrigo.

Com esta reunião, foi possível juntar autarcas, empresários, investidores e a sociedade civil a fim de receber os seus contributos e discuti-los nesta temática.

Nova viatura de Transporte de Doentes em Escalhão

O Executivo Municipal e a Presidente da Assembleia Municipal estiveram presente na bênção da nova viatura de Transporte de Doentes da Freguesia de Escalhão.

Esta viatura, adquirida com o apoio da Câmara Municipal, dá uma resposta mais célere e com mais qualidade às necessidades da população que necessite deste serviço.

A saúde e o bem-estar da população continuam a ser dois dos pilares muito importantes na governação do concelho.

Apresentação das equipas do Ginásio Clube Figueirense

No dia em que a equipa de seniores do Ginásio Clube Figueirense fez o seu primeiro jogo da época no Estádio Municipal, depois da intervenção profunda no relvado, foram também apresentadas, ao intervalo, todas as equipas dos escalões de formação do clube.

O Executivo Municipal e a Presidente da Assembleia Municipal fizeram questão de assistir ao jogo e de cumprimentar todos os atletas e staff técnico que irão defender as cores do Ginásio Clube Figueirense, desejando-lhes sorte e sucesso na época desportiva.

Painéis de azulejos renovados

A Câmara Municipal procedeu à substituição dos painéis de azulejos, localizados junto ao Posto de Turismo de Figueira de Castelo Rodrigo, que se encontravam deteriorados.

Nestes painéis foram colocadas as imagens do nosso brasão e um mapa do Concelho com vários pontos de interesse.

Continuamos assim a preservar o nosso património que se encontrava abandonado, tornando o concelho mais aprazível para quem cá reside e para todos os turistas que nos visitam.

Crianças da Fundação D. Ana Paula visitaram a Câmara Municipal no dia em que celebraram o Halloween

No dia em que a Fundação D. Ana Paula celebrou o seu Halloween, as crianças desta instituição vestiram-se a rigor e visitaram a Câmara Municipal, tendo sido recebidas pelo Executivo Municipal

Mascaradas com visuais assustadores e originais, as crianças foram presenteadas com algumas guloseimas

Município comemorou o Dia Mundial da Terceira Idade

O Município assinalou o Dia Mundial da Terceira Idade. Foi um dia dedicado aos mais idosos, com visitas às IPSS do Concelho, passando algum tempo com os seus utentes, partilhando histórias e sorrisos.

O Presidente, acompanhado pelas técnicas de Ação Social do Município, ofereceu a todos os nossos Idosos uma lembrança alusiva à data.

Com esta iniciativa, foi possível olhar atentamente para a nossa população sénior, continuando a trabalhar para que tenham o máximo conforto e bem-estar.

Jazz e história juntaram-se no Centro Interpretativo numa noite diferente

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR) recebeu um concerto de jazz que ligou a música à história e património cultural. Uma união que permitiu ouvir algumas das melhores melodias de jazz enquanto foi possível desfrutar de uma visita noturna ao Centro Interpretativo.

O evento denominado “Jazz e História” foi abrilhantado pela banda Vasco Machado Group, numa noite ligada ao Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior, uma iniciativa organizada pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em conjunto com a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS).

Os visitantes puderam também usufruir de uma degustação de vinhos e produtos endógenos do concelho.

 

novembro

7.ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores, apresentada em Figueira, contou com todos os produtores do Concelho

A Sala de Provas da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a conferência de imprensa e apresentação da 7.ª edição do Beira Interior Vinhos & Sabores, que irá ter lugar em Pinhel.

Nesta edição, todos os produtores de vinho do Concelho estiveram representados com os seus produtos.

O executivo municipal esteve presente na apresentação, reforçando os laços de cooperação entre os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

Encontro das IPSS do Concelho

Almofala recebeu o Encontro das IPSS do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este encontro, que teve como objetivo fomentar a proximidade das IPSS concelhias, contou com a presença do Executivo Municipal, numa tarde de muito convívio, partilhas e alegria.

Quarteto Abalone levou música clássica à Igreja Matriz da Freixeda do Torrão

A Igreja Matriz da Freixeda do Torrão recebeu o concerto de música clássica com o Quarteto Abalone, numa tarde completamente diferente na aldeia.

Este evento, realizado pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo e pela Associação de Municípios do Douro Superior, no âmbito do projeto “Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior”, teve como objetivo aliar a cultura ao património e assim contribuir para uma maior atratividade turística da região.

Intervenções nos passeios da entrada da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

No âmbito da obra do Ecoparque de Castelo Rodrigo, decorreram intervenções nos passeios de uma das entradas da Aldeia Histórica.

Com isto, foi possível garantir melhores acessibilidades à aldeia, com mais segurança e melhores condições.

FlorestGal vai investir 1ME na rearborização da serra da Marofa

A Câmara Municipal assinou um protocolo que visa dar uma colaboração técnica à FlorestGal, empresa pública de gestão e desenvolvimento florestal, no âmbito da execução do Projeto REACT MORE.

Este projeto traz consigo um investimento de cerca de um milhão de euros na Quinta da Moreirola, situada na encosta sul da Serra da Marofa, tendo como principal objetivo a rearborização e promoção do aumento da fixação de carbono e nutrientes no solo.

O terreno onde será realizado o projeto contempla 270 hectares, onde a FlorestGal quer aproveitar a regeneração natural de sobreiros e azinheiras, bem como a reconversão de áreas de eucaliptal para povoamentos de espécies autóctones, como o sobreiro, azinheira, medronheiro, freixo e lódão-bastardo. Aliado a isto, vão ser recuperadas linhas de água, num projeto de alteração da natureza do território.

Este investimento, que vai permitir a plantação de cerca de duzentas mil plantas, irá permitir dinamizar a economia do concelho, ao mesmo tempo que vem revigorar o tecido empresarial e criar postos de trabalho, sendo necessária mão de obra para desenvolver este projeto.

 Concluídos os últimos 400 metros que faltavam asfaltar da estrada que liga Castelo Rodrigo ao Convento

A Câmara Municipal já pavimentou os restantes metros da estrada, que estavam por alcatroar desde 2021, na ligação entre o Convento de Santa Maria de Aguiar à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Esta estrada, que tinha cerca de 400 metros de alcatrão em falta, está agora terminada, tendo também sido feita a marcação horizontal da mesma, permitindo que todas as pessoas possam utilizar esta via com total segurança.

Nova paragem de autocarros em Mata de Lobos

Foi instalada uma nova paragem de autocarros com abrigo de passageiros em Mata de Lobos, a fim de, com mais conforto, melhorar as condições de segurança e acesso aos utilizadores dos transportes públicos naquela freguesia.

Substituição das luminárias nos largos do centro da vila para tecnologia LED de baixo consumo

Já se encontram a funcionar as novas luminárias no Largo Mateus de Castro e Largo Serpa Pinto.

A área de iluminação aumentou consideravelmente, juntando a isso a poupança que as lâmpadas com tecnologia LED permitem, tendo substituindo as lâmpadas de vapor de mercúrio, que eram prejudiciais ao ambiente. Assim, já é possível desfrutar de um dos locais centrais da vila à noite com melhores condições e que se encontrava abandonado.

Corta-Mato Escolar

O Executivo Municipal deslocou-se à EB2 de Figueira de Castelo Rodrigo para assistir à prova do corta-mato escolar, entregando os prémios aos participantes desta atividade realizada no âmbito do Desporto Escolar e aberta à comunidade estudantil em diversos escalões.

Este evento teve como objetivos a sensibilização dos alunos para os benefícios de uma prática regular de exercício físico, a promoção da corrida e do desporto como componentes lúdicas e a promoção de estilos de vida mais saudáveis entre a população em idade escolar.

Assinatura do Contrato de Cedência da Escola Primária de Mata de Lobos

No dia em que a Junta de Freguesia da Mata de Lobos organizou um convívio com a população, a propósito da festa de São Martinho, O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Mata de Lobos, assinaram um contrato de cedência da Escola Primária, que, a partir de agora, fica na posse da Junta de Freguesia.

Estrada que liga Vilar Torpim ao reservatório da água / cruzamento de Nave Redonda marcada e sinalizada

Depois de ter sido pavimentada, a via que une Vilar Torpim ao reservatório da água, a caminho do cruzamento de Nave Redonda, já se encontra devidamente marcada e sinalizada, finalizando assim a intervenção nesta estrada, garantindo a segurança e comodidade de quem a utiliza.

Assinatura das Atas de Reconhecimento de Fronteira do ano de 2022

O Ayuntamiento de La Fregeneda recebeu o ato formal da assinatura das Atas de Reconhecimento de Fronteira. A Câmara Municipal e os Ayuntamientos de La Bouza, Sobradillo, La Fregeneda e Ahigal de los Aceiteros cumpriram este ato, de acordo com o disposto nos artigos 25º do Tratado de Limites de 1864 e 14º do Convénio de Limites de 1926.

Foi reforçada a necessidade de se apostar na cooperação transfronteiriça, nestes territórios raianos, por forma a criar sinergias conjuntas para desenvolver atividades que beneficiem os dois lados da fronteira, visto que este é um território que nos une e necessita de uma estratégia consertada para esta região da Raia Beirã.

Câmara Municipal distinguida com galardão “Autarquia Solidária”

A Câmara Municipal recebeu pela primeira vez o galardão e bandeira “Autarquia Solidária”. Este prémio foi entregue no seguimento do trabalho desenvolvido pela autarquia na área social do Concelho.

Na cerimónia esteve presente a Vereadora, Lígia Teixeira Lopes, com o pelouro da intervenção social, recebendo o galardão no evento realizado pela plataforma Cidade Social, que disponibiliza informação e reconhecimento público de boas práticas implementadas pelos Municípios portugueses nas áreas Social, Desportiva, Juventude e Educação.

Esta distinção é o reconhecimento do trabalho realizado pela autarquia em prol da comunidade, permitindo aos munícipes ter bem-estar e qualidade de vida. Este reconhecimento vai permitir aos municípios aceder a um conjunto de recursos partilhados, que visam melhorar a qualidade da intervenção nestas áreas bem como promover a formação e a capacitação dos nossos técnicos.

Investimento da Quinta da Biaia e Lowe no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

O Executivo Municipal visitou mais um novo investimento no concelho.

Trata-se das futuras instalações da Biaia Quinta Biológica, nos antigos pavilhões Alsim, onde está a ser instalada a nova adega com linha de engarrafamento e armazenamento de vinhos, e também a empresa Lowe, que vai começar a laborar com uma unidade de transformação e comercialização de amêndoa.

Este investimento de mais de 1 milhão de euros vai ficar alojado num espaço de cerca de 2300 m2.

Com isto, vai ser possível enriquecer o nosso tecido empresarial local, tendo como objetivo a criação de postos de trabalho.

Município associou-se à campanha nacional “Estendal dos Direitos”

A Câmara Municipal, em colaboração com a CPCJ de Figueira de Castelo Rodrigo e com o Agrupamento de Escolas, associou-se à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”.

Esta iniciativa foi promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, estando inserida na Comemoração do aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) por parte das Nações Unidas, celebrada a 20 de novembro.

Dia Nacional do Pijama celebrado no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal associou-se ao Dia Nacional do Pijama, uma data simbólica que tem como finalidade sensibilizar o país para o “direito de uma criança crescer numa família”, promovendo o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

Para celebrar, todas as crianças dos jardins-de-infância do Concelho passaram um dia educativo e solidário, com os mais pequenos a vestirem o pijama e a passarem o dia com atividades educativas, muita música e dança ao longo do dia.

Município associou-se à campanha nacional “Estendal dos Direitos”

A Câmara Municipal e a CPCJ de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, a Fundação Dona Ana Paula e a Creche/Jardim de Infância da Casa de Freguesia de Escalhão, associaram-se à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”.

Esta iniciativa foi promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, estando inserida no 33.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) por parte das Nações Unidas, celebrada a 20 de novembro.

Semana intensiva da Academia de Líderes Ubuntu do Agrupamento de Escolas

O Presidente foi convidado pelo Agrupamento de Escolas para participar na Semana Intensiva da Academia de Líderes Ubuntu.

Esta iniciativa teve como objetivo inspirar, capacitar e encorajar os alunos para a cidadania, para o cuidado de si, do outro e do planeta.

O Presidente partilhou com os alunos a sua história de vida e deu o seu testemunho pessoal e profissional, em jeito de partilha e de inspiração para os mais jovens.

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

No dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Neste sentido, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo associou-se ao Núcleo de Atendimento de Vítimas de Violência Doméstica (NAV) na divulgação desta data, que visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos, numa altura em que cada vez há mais casos identificados. Trata-se de um crime público, que tem de ser denunciado, pois só assim as vítimas poderão receber o atendimento e acompanhamento adequado.

Paulo Azevedo trouxe palestra motivacional a Figueira de Castelo Rodrigo

Paulo Azevedo, considerado por muitos como um modelo de superação e persistência, foi o orador da palestra que se realizou na Casa da Cultura, para uma plateia repleta.

Com o tema “Não há impossíveis”, esta iniciativa procurou demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.

Paulo Azevedo nasceu sem mãos e sem pernas, mas apesar da diferença em relação aos outros, nunca desistiu de ter uma vida normal e de concretizar os seus projetos de vida e tem o dom de mudar vidas ou, mesmo, mentalidades com o seu testemunho de vida.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu o galardão “Município Amigo do Desporto”

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu o galardão “Município Amigo do Desporto”, numa cerimónia realizada na Mealhada.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alfeu Nascimento, recebeu presencialmente esta distinção, num reconhecimento da aposta da autarquia em desenvolver no concelho hábitos de vida saudáveis e de prática da atividade física para toda a população.

Este galardão e a referida bandeira são promovidos pela Plataforma Cidade Social, construindo uma rede de municípios portugueses de partilha e planeamento ao nível de boas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo.

Figueira de Castelo Rodrigo foi também distinguida com o prémio de envelhecimento saudável.

Entrevista para a Televisão “La 8” de Salamanca

O Presidente foi entrevistado pela televisão “La 8” de Salamanca, divulgando o programa da “Terra Natal”, que se realiza de 1 a 25 de dezembro em Figueira de Castelo Rodrigo, bem como as diversas potencialidades do nosso território por forma a captar mais turistas desta região fronteiriça espanhola.

Câmara disponibiliza pinheiros naturais para o Natal

No sentido de proporcionar um futuro mais sustentável, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com a colaboração da Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, disponibilizou aos seus munícipes pinheiros naturais destinados à decoração natalícia, provenientes das operações de limpeza e de ordenamento da regeneração natural dos povoamentos de pinheiro bravo na Serra da Marofa.

Esta iniciativa teve como intuito desenvolver uma zona de boas práticas florestais, bem como a defesa e proteção contra incêndios da mancha florestal.

Um ano do BUPi em Figueira de Castelo Rodrigo

A entrada no BUPi do Município Figueira de Castelo Rodrigo celebrou um ano de serviço, permitindo aos proprietários de prédios rústicos e mistos registarem os seus terrenos de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade dos seus prédios e marcação dos seus limites, contribuído, simultaneamente, para um melhor planeamento e gestão sustentável do território.

No Município de Figueira de Castelo Rodrigo já se encontram georreferenciadas 17,72% das matrizes rústicas, o que corresponde a um total de 5641 matrizes.

 

dezembro

Abertura da “Figueira Terra Natal”

Foi com muita felicidade, sorrisos e a habitual magia desta quadra que a “Figueira Terra Natal” foi inaugurada e ligada a iluminação natalícia na vila.

Centenas de pessoas deslocaram-se ao Largo Mateus de Castro para o primeiro dia da “Figueira Terra Natal”, trazendo nostalgia aos mais velhos e alegria aos mais novos, que aproveitaram todos os segundos nas diversas animações.

A “Figueira Terra Natal” teve lugar de 1 a 25 de dezembro.

Seguro de Saúde Municipal para toda a população renovado com mais serviços e em articulação com o Centro de Saúde local

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo renovou e reforçou os serviços do “Seguro de Saúde Municipal – Cuidar de Todos”, conseguindo aumentar o número de serviços que este seguro vai proporcionar gratuitamente aos utentes, estando agora em estreita articulação com o Centro de Saúde local, otimizando processos e recursos a fim de não haver repetição de atos médicos e exames complementares de diagnóstico.

O seguro de saúde tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde em ambulatório de consultas médicas e o acesso a exames auxiliares de diagnóstico bem como serviços médicos de diversas especialidades, sendo que, agora, os exames prescritos pelo Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo poderão também ser realizados pelo Cartão de Saúde Municipal, caso não haja resposta do Serviço Nacional de Saúde, agilizando assim procedimentos e ao mesmo tempo reduzindo tempos de espera.

Todos os residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo podem usufruir deste serviço, tendo apenas que contactar ou deslocar-se aos serviços do Cartão de Saúde Municipal para o agendamento de consultas e exames, instalado no Ninho de Empresas.

As especialidades médicas que constam no Cartão de Saúde Municipal são a cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, gastrenterologia, geriatria, ginecologia, medicina física e reabilitação, medicina geral e familiar, neurofisiologia clínica, estomatologia e medicina dentária, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, podologia, psicologia, reumatologia, terapia da fala, traumatologia e urologia. Aliado a isto, será possível realizar mais de 50 tipos de análises clínicas, totalmente gratuitas para toda a população.

O investimento da autarquia com o Seguro de Saúde Municipal é de 548.880 euros para um período de vigência de dois anos.

Mosteiro de Santa Maria de Aguiar recebeu espetáculo de ópera

O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, recebeu a peça “Visitação à Ópera Sansão e Dalila de Camille Saint-Säen”, do projeto Ópera na Academia e na Cidade.

Esta foi uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Festival do Douro Superior, do qual o Município de Figueira de Castelo Rodrigo faz parte.

Exposição “Enfeites de Natal”

Foi inaugurada a exposição “Enfeites de Natal”, na Casa da Cultura, que refletiu a criatividade individual e de grupo das crianças do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e de vários utentes das IPSS do concelho através dos trabalhos elaborados, trazendo mais cor à quadra natalícia.

Os utentes das IPSS, que participaram na inauguração da exposição, aproveitaram para visitar a “Terra Natal” e usufruir das atividades que esta oferece.

Reuniões do Conselho Diretivo e da Assembleia Intermunicipal da Associação de Município do Douro Superior em Figueira de Castelo Rodrigo

Decorreram, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as Reuniões do Conselho Diretivo e da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), que é constituída pelos Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, e Vila Nova de Foz Côa.

Nestas reuniões, para além de se terem abordados diversos assuntos relevantes para a região, foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2023.

Festa de Natal da Fundação D. Ana Paula

O auditório da Casa da Cultura encheu-se de alegria e cor com a Festa de Natal da Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia.

As crianças foram as personagens principais deste dia repleto de música, teatro, muitos sorrisos e boa disposição.

O Executivo Municipal esteve nesta festa, seguindo depois para a Fundação onde, em conjunto com o Pai Natal, ofereceu presentes a todas as crianças, desejando-lhes um Feliz Natal.

Academia Figueira Sénior realizou Sarau de Natal

Perante um Pavilhão dos Desportos repleto de espetadores, decorreu o Sarau de Natal da Academia Figueira Sénior. As várias disciplinas lecionadas ao longo do ano letivo estiveram em destaque, nomeadamente a atuação do coro, grupo de cavaquinhos, Zumba Gold e órgãos.

O espetáculo proporcionou momentos de verdadeira magia e envolvência, através da música e da dança. Para além das turmas da Academia, houve ainda tempo para a presença das crianças do Coro Juvenil da Paróquia de Figueira de Castelo Rodrigo, que fizeram assim uma surpresa aos mais velhos, cantando juntos temas natalícios, encantando o público.

Esta iniciativa foi reveladora da motivação dos nossos seniores, que conseguem, com a sua participação nas atividades da Academia Figueira Sénior ao longo do ano combater o isolamento e fomentar o convívio, contribuindo assim para o bem-estar físico e psicológico.

Festa de Natal do Agrupamento de Escolas

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo reuniram-se na Casa da Cultura celebrando a sua Festa de Natal, tendo contado com a presença do Executivo Municipal, para além do corpo Docente e Não Docente do Agrupamento.

Nesta festa, as nossas crianças e jovens puderam assistir a um espetáculo de variedades com momentos de animação, música, teatro e dança.

Num ambiente de muita alegria e interação, a festa foi contagiante numa tarde de muito convívio e amizade.

Alunos dos Jardins-de-infância e das Escolas do 1.º CEB do concelho realizaram festa de Natal

A Câmara, à semelhança do ano anterior, organizou a Festa de Natal para os alunos de todas as Escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-infância do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A Festa de Natal deste ano decorreu no Pavilhão Desportos, onde as crianças assistiram à Peça de teatro intitulada “Pai Natal Verde”, que tinha como objetivo sensibilizar o público infantil para os excessos cometidos na época natalícia, com um forte impacto negativo na preservação e sustentabilidade do Ambiente.

Num ambiente de muita alegria e sorrisos, a festa foi contagiante e em cada rosto foi possível ver esboçado um sorrido de satisfação.

O Executivo Municipal participou neste evento, aproveitando para desejar a toda a comunidade educativa presente e respetivas famílias um feliz Natal, repleto de felicidade e saúde, bem como um ano de 2023 cheio de sucessos escolares e pessoais a cada um dos presentes.

Feira – Um Natal em segunda mão

A “Figueira Terra Natal” juntou a animação à solidariedade com a realização da “Feira – Um Natal em segunda mão”, uma atividade conjunta da Plataforma de Ciência Aberta e a Associação “O Janeirinho”, que contou ainda com a atuação do Coro Juvenil de Figueira de Castelo Rodrigo.

“Natal a dançar” juntou dezenas de pessoas no Largo Serpa Pinto

A música e a dança invadiram o Largo Serpa Pinto contagiando de alegria e cor toda a comunidade, em especial as crianças, com a iniciativa “Natal a dançar”, que contou com alunos do Zumba Kids, TikTok Dance e Zumba Gold.

Entrega de bolsas aos estudantes, apoios à natalidade, setor agrícola e empreendedorismo

A Câmara Municipal atribuiu 16 bolsas de estudo aos estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram em 2022 no Ensino Superior.

As bolsas atribuídas pela Autarquia tiveram um aumento de cerca de 8%, um valor que não era aumentado desde 2011.

Foram ainda entregues todos os apoios referentes à natalidade, setor agrícola e empreendedorismo.

Sarau de Natal do Coro Juvenil de Figueira de Castelo Rodrigo

O Auditório do Pavilhão dos Desportos acolheu o Sarau de Natal do Coro Juvenil de Figueira de Castelo Rodrigo.

O Executivo Municipal esteve presente no evento, que contou com uma plateia praticamente cheia para ver as crianças e jovens do concelho que fazem parte do Coro Juvenil cantarem e encantarem com diversas músicas desta quadra, demonstrando o seu talento musical.

Festa de Natal da Casa de Freguesia de Escalhão

A Casa da Freguesia de Escalhão presenteou os seus utentes com a tradicional Festa de Natal, onde marcou presença a Vereadora Lígia Teixeira Lopes. Uma celebração que trouxe a todos o espírito natalício, com muita música e poesia, lembrando os valores bem presentes nesta quadra.

Fogueira de Natal

O Largo Serpa Pinto foi o epicentro da memória e da tradição, onde a união dos Figueirenses reinou em torno da Fogueira Natalícia, que foi acesa como manda a tradição.

Num clima de muito convívio, com música a acompanhar, a fogueira tomou forma e permitiu que a tarde antes do jantar de Consoada tivesse um brilho especial.

O Executivo Municipal desejou boas festas a todas e a todos os Munícipes.

Câmara de Figueira em destaque na imprensa nacional pelas políticas de apoio às famílias

A edição de 26 de dezembro do jornal Correio da Manhã destacou a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo como um dos Municípios “mais amigos” das famílias a nível nacional, figurando pela primeira vez nesta lista, devido às suas políticas de ação social e proteção das famílias, segundo os dados da 14.ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, levado a cabo pela APNF Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano | ERSAR

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi distinguida com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano relativo ao ano de 2022, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

Esta iniciativa da ERSAR visa distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho nos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas.

Fogo de artifício de ano novo

O espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no centro da vila marcou a viragem do ano, abrindo as portas e dando as boas-vindas a 2023.

 

2023

janeiro

Assinatura de protocolo de colaboração com Associação Transumância e Natureza e contrato de comodato com a União de Freguesias de Colmeal e Vilar Torpim

A Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração técnica para o projeto de Recuperação Florestal na Faia Brava, com a Associação Transumância e Natureza, focado na preservação do território.

Foi também assinado um contrato de comodato com a União de Freguesias de Colmeal e Vilar Torpim para a entrega do edifício da Escola Primária de Vilar Torpim a esta Junta de Freguesia, tendo como finalidade a sua utilização para ações de promoção de lazer e qualidade de vida dos habitantes.

Reunião do Conselho Municipal de Educação

Realizou-se a reunião do Conselho Municipal de Educação. Estiveram presentes os representantes da DGEST, do Agrupamento de Escolas do Concelho, da GNR, das Associações de Pais, da Assembleia Municipal, das Autarquias de Freguesia, das instituições de solidariedade social e ainda representantes da Associação de Estudantes e dos Serviços de Saúde.

A ordem de trabalhos, para além da aprovação da ata da reunião anterior, contemplou ainda o agradecimento pela colaboração e recetividade do Agrupamento de Escolas de Figueira de castelo Rodrigo, nas atividades propostas e realizadas pelo Município. Foram ainda relembradas as atividades realizadas no ano que terminou, fazendo um balanço muito positivo do resultado destas iniciativas.

Município celebrou Dia de Reis com visitas às IPSS do concelho e ofertas de bolo rei

Como forma de assinalar o Dia de Reis, o Executivo Municipal visitou as Instituições de Solidariedade Social do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo oferecido a cada uma das Instituições bolos reis, endereçando votos de um ano próspero para todos os utentes, funcionários e respetivas direções.

Almoço de ano novo com a população da Vermiosa, organizado pela Junta de Freguesia

O Executivo Municipal esteve presente no habitual almoço de ano novo organizado pela Junta de Freguesia de Vermiosa com a população, num momento de socialização e de celebração da entrada do ano de 2023.

Limpeza de vias no concelho

No seguimento das inundações sofridas no dia 8 de janeiro em todo o concelho, a Câmara Municipal, juntamente com as equipas das Infraestruturas de Portugal, procedeu à limpeza das vias afetadas pela intempérie por forma a repor a normal circulação nestas vias.

Ações de sensibilização sobre o BUPi

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo realizou ações de sensibilização sobre o Balcão Único do Prédio (BUPi) em todas as Freguesias do Concelho.

O objetivo foi esclarecer os munícipes das freguesias sobre o procedimento para a identificação e registo de prédios rústicos.

Serviço de podologia gratuito em Figueira de Castelo Rodrigo já se encontra em funcionamento

A Câmara Municipal já tem a funcionar o serviço de podologia, gratuito para toda a população, estando instalado no edifício do Ninho de Empresas. Este serviço está integrado no Seguro de Saúde Municipal, recentemente renovado e melhorado.

Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora, em Escalhão, e Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo abrilhantados com Música de Câmara

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu dois espetáculos de Música de Câmara, que aliaram a música ao património histórico e edificado, onde se puderam ouvir interpretações únicas de obras de renome internacional, onde se destacaram temas de Mozart, Verdi e Puccini.

O Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora, em Escalhão, e o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo foram os anfitriões destes dois momentos culturais, que contaram com a presença de dezenas de espetadores, numa iniciativa que contou com o apoio da Associação de Municípios do Douro Superior.

Saúde Mental em debate no Parlamento dos Jovens

A temática nacional “Saúde Mental nos Jovens. Que Desafios? Que Respostas?” foi a escolhida para o projeto do Parlamento de Jovens, que se realizou entre os alunos do ensino secundário.

Foi dinamizada uma sessão na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, que contou com a mina presença, a presença do Deputado na Assembleia da República, João Prata, e da Vereadora Lígia Teixeira Lopes.

O impacto da Saúde Mental nos Jovens é um dos focos das propostas políticas das listas candidatas ao Parlamento de Jovens e esta sessão de esclarecimento visou, essencialmente, fomentar a sensibilização e conhecimento científico junto dos alunos, que se encontram em preparação dos projetos de propostas políticas.

Novo Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda esteve em Figueira de Castelo Rodrigo

O Executivo Municipal recebeu o novo Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Tenente-Coronel Pedro Gonçalves.

Nessa receção, que contou com o Comandante e demais oficiais da GNR, levámos a cabo uma reunião onde foram abordados assuntos de interesse comum, nomeadamente a segurança dos cidadãos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Aplicação de sal gema

Por forma a mitigar as baixas temperaturas que se fazem sentir, a Câmara Municipal, através dos serviços municipais de Proteção Civil, procedeu, durante diversos dias, à colocação de sal gema em diversas zonas assinaladas como críticas de formação de gelo. Com esta ação, foi possível precaver que as vias se tornem mais perigosas, alertando, ainda, os condutores que devem redobrar os cuidados nas vias rodoviárias do concelho.

Já iniciaram as obras de requalificação do Canil/Gatil de Figueira

Já começaram as obras de requalificação no Centro de Recolha Oficial de Animais de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo visitado o início das obras.

As instalações municipais do Canil/Gatil dedicadas ao acolhimento de animais abandonados apresentam um elevado estado de deterioração, não garantido as condições dignas a esses animais.

A Câmara Municipal pretende com esta intervenção dotar o Canil/Gatil de melhores condições, adaptando as instalações existentes às exigências sanitárias relativas ao conforto dos animais.

O projeto de requalificação do espaço vai permitir uma melhoria em termos de boxes, das infraestruturas do edifício e de apoio e de novas construções.

O projeto, para além das melhorias nos espaços já existentes, prevê a construção de uma sala de esterilização e uma de apoio à esterilização, um espaço de recobro, uma box de maternidade com lâmpada aquecida e uma sala de arcas e occisão.

Esta intervenção é um passo importante em termos de saúde pública e do controlo e bem-estar das populações animais de cães e gatos, garantindo condições dignas de alojamento e cuidado destes animais.

Slalom de Castelo Rodrigo distinguido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) na edição deste ano da Gala dos Campeões

O Presidente da Câmara recebeu pessoalmente, em nome da Câmara Municipal, a distinção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), pelo sucesso de mais de duas décadas de Slalom de Castelo Rodrigo.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho de uma vasta equipa, do importante envolvimento da comunidade Figueirense e de uma excelente e profícua parceria com o Clube Escape Livre, que têm apostado, ano após ano, em elevar a qualidade do evento.

Esta prova, para além de ser a melhor do país, tem contribuído muito para a promoção do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e para a captação de fluxos turísticos, face ao elevado público que consegue atrair e é precisamente esse mesmo público que acaba por ser embaixador das potencialidades turísticas do nosso concelho.

Festa de São Vicente, Padroeiro de Figueira de Castelo Rodrigo

Foi celebrada a solenidade de São Vicente, Padroeiro de Figueira de Castelo Rodrigo, num dia que começou com a celebração da Sagrada Eucaristia, na Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo, seguida da procissão por algumas das artérias da vila. O dia terminou com a atuação da Banda Filarmónica de Pinhel na Casa da Cultura.

O Executivo Municipal e a Presidente da Assembleia Municipal estiveram presentes, juntamente com o executivo da Junta de Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo, que apoiou a organização desta festividade.

Mosteiro de Santa Maria de Aguiar recebeu o evento “Viticultura: dos Monges de Cister à Agricultura 4.0”

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo organizou, através da Biblioteca Municipal, Plataforma de Ciência Aberta e Gabinete de Cultura e Turismo, no âmbito da iniciativa aBEIRAr, o evento “Viticultura: dos Monges de Cister à Agricultura 4.0”. Esta iniciativa, que decorreu no Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, foi acompanhada pela Sra. Vereadora Lígia Teixeira Lopes, tendo sido financiada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Este evento juntou historiadores, cientistas e produtores locais, e ainda música tradicional e degustação de vinhos da região.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu pela primeira vez a bandeira de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

Pela primeira vez, em 14 anos da iniciativa, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi reconhecida com a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

A distinção deve-se às boas práticas na área social e proteção da família que o Município tem vindo a implementar, nomeadamente a ‘fiscalidade amiga dos cidadãos’, implementada pela autarquia, com diversos benefícios fiscais para as famílias do concelho, como é o caso da devolução da totalidade dos 5% da participação variável do IRS, que a Câmara tem direito; a fixação da taxa mínima de 0,3% do IMI, bem como a dedução fixa atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar; os apoios à natalidade e à medicação; o reforço do Seguro Municipal de Saúde; as operações gratuitas às cataratas e os apoios às famílias pertencentes a estratos sociais desfavorecidos, foram algumas das políticas consideradas para a obtenção desta importante distinção.

A cerimónia de entrega das bandeiras decorreu em Coimbra, no Auditório da Fundação FEFAL, tendo sido recebida pela Sra. Vereadora com o pelouro da ação social, Lígia Teixeira Lopes.

Obras de conservação e restauro do icónico “Chafariz dos Pretos”

A Câmara Municipal está a proceder a obras de conservação e restauro do “Chafariz dos Pretos”.

Encontrando-se este ex-líbris de Figueira de Castelo Rodrigo num estado avançado de degradação, a autarquia contratou uma empresa especializada em conservação e restauro para realizar uma intervenção de limpeza e conservação, corrigindo más intervenções realizadas com materiais e técnicas incorretas e inapropriadas, que ao longo do tempo foram adulterando e reconstruindo inesteticamente o chafariz.

Será revista a componente hidráulica, assim como as tubagens e o sistema de drenagem e far-se-á, ainda, o isolamento do tanque, evitando fugas de água. Está também prevista uma melhoria na envolvente do chafariz.

Apelidado de “Chafariz dos Pretos”, este marco emblemático de Figueira de Castelo Rodrigo foi construído na segunda metade do Sec. XIX. Durante anos abasteceu a vila de água fresca, tendo sido cenário de alguns romances, onde os rapazes e raparigas usavam a desculpa de ir à água, aproveitando para namorar.

Sobre este chafariz recai a lenda antiga das raparigas que bebessem água do “Chafariz dos Pretos” casavam em Figueira de Castelo Rodrigo.

Com mais esta intervenção, a Câmara Municipal continua, assim, a preservar o nosso valioso património edificado e afetivo da nossa memória coletiva.

 

fevereiro

Reunião com o Diretor da ANACOM devido aos problemas de falta de cobertura de rede móvel e dados móveis no território

2 de fevereiro

O Presidente da Câmara reuniu com o Sr. Diretor Regional da ANACOM Autoridade Nacional de Comunicações tendo como objetivo resolver os problemas de falta de cobertura de rede móvel e dados móveis em algumas das zonas do concelho.

A ANACOM garantiu que, a partir do segundo semestre deste ano, a situação irá melhorar consideravelmente, havendo já um pedido de reforço de colocação de antenas no território, melhorando as comunicações no concelho. A partir de 1 de janeiro de 2024 as operadoras estão, também, obrigadas a fornecer uma cobertura de, pelo menos, 75%.

Alargamento da Rua José Gil

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo levaram a cabo obras de melhoramento na ligação da Rua José Gil ao Bairro das Arroteias, há muito solicitadas pelos moradores.

O estrangulamento desta via tornava-se perigoso para os utilizadores, sendo suscetível de causar acidentes.

Os trabalhos consistiram no alargamento da via e na reconstrução de um muro de suporte de terras, que permitiu alargar este troço, melhorando as condições de segurança e a circulação de veículos.

Pagamento de apoios à natalidade e “Figueira + Verde e Empreende + Figueira”

A Câmara Municipal atribuiu apoios sociais de incentivo à fixação de pessoas e famílias (apoio à natalidade) a casais do Concelho que foram pais há pouco tempo.

Foram ainda pagos apoios ao setor agrícola e empreendedorismo relativos ao programa “Figueira + Verde e Empreende + Figueira”.

Visita ao “Entrudo Lagarteiro”

O Executivo Municipal esteve em Vilar de Amargo, visitando o tradicional “Entrudo Lagarteiro”, que teve lugar nesta, organizado pela Associação Lagarto com apoio da Câmara Municipal.

Este evento permitiu reviver histórias, partilhar lendas e manter viva a tradição numa celebração que envolve a comunidade, em alegria e animação.

Figueira de Castelo Rodrigo correu o Entrudo Figueirense

Centenas de pessoas correram o “Entrudo Figueirense” por algumas das artérias da vila, num desfile que contou com um grande corso carnavalesco repleto de criatividade, cor, folia e muita diversão.

As entidades locais, IPSS, juntas de freguesia do concelho, Agrupamento de Escolas e a população em geral participaram apresentando os seus carros alegóricos e grupos de participantes, revivendo a tradição carnavalesca do nosso concelho de correr o entrudo, num desfile que contou com mais de 600 participantes.

A animação musical com bombos e gigantones aumentou ainda mais a folia, numa tarde de muita alegria e convívio.

Todos os participantes foram vencedores por devolverem ao concelho esta tradição.

Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas “MARQ”

Realizaram-se ações de queimada extensiva enquadradas no Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ), com o objetivo de renovar e criar pastagens.

O Presidente esteve presente com as diversas entidades envolvidas na logística das diligências, nomeadamente o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta, a Equipa de Sapadores Florestais da APATA, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais, ICNF, os Bombeiros Voluntários de Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo, a Força Especial de Proteção Civil, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil. Estiveram presentes ainda quatro investigadores da ADAI auxiliados por um drone para estudo de investigação.

É de grande importância a aposta num modelo que assente na prevenção de incêndios e minimização de riscos.

Festa da “Rainha da Amendoeira em Flor” em destaque na Praça da Alegria

A “Rainha da Amendoeira em Flor” foi promovida na Praça da Alegria, na RTP1, estando em destaque o cartaz do evento, alguns dos produtos endógenos do nosso território e as diversas potencialidades turísticas do concelho.

Reservatório de água de Escalhão, com fuga registada há vários anos, reparado e a funcionar normalmente

A fuga de água registada há vários anos no reservatório elevado de Escalhão, sendo uma grande preocupação dos moradores da aldeia, ficou finalmente reparada depois da execução de um bypass levado a cabo pela EPAL.

Com esta reparação, vão ser poupados milhares de litros de água e irão ser reduzidos custos, numa melhoria que tem também em atenção o ambiente e natureza na poupança de água.

Vão ser ainda realizadas obras na parte superior do reservatório, devido aos problemas causados na estrutura durante os anos em que havia fuga de água.

Restaurante do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo

Procedemos à colocação de telha cerâmica no edifício do restaurante do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, com as obras a avançar a bom ritmo.

Lacticínios vão voltar a laborar

Fechada há mais de 10 anos, a fábrica dos Lacticínios da Marofa, onde era produzido o famoso Queijo da Marofa, vai voltar a laborar depois de ter sido adquirida por um investidor com larga experiência na área dos lacticínios.

O Presidente convidou, juntamente com o novo proprietário da unidade fabril, a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para ver, in loco, as instalações e tomar conhecimento dos objetivos e dos projetos que o novo proprietário dos Lacticínios da Marofa tem em mente.

O investidor está a fazer um levantamento do equipamento que se encontra danificado e já iniciou os trabalhos para ter as infraestruturas funcionais, com o objetivo de poder começar os testes com a linha de produção ainda no decorrer do ano de 2023.

 

março

Figueira de Castelo Rodrigo mostrou-se na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo esteve em destaque no primeiro dia da BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, tendo realizado uma apresentação geral do concelho, promovendo a Festa da “Rainha da Amendoeira em Flor” e a edição de 2023 da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo e a divulgação do Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo.

Pelo expositor de Figueira de Castelo Rodrigo, para além do Presidente da República, fizeram questão de passar várias entidades e vários representantes de entidades nacionais e internacionais.

Feira do Almendro

No último domingo da “Rainha da Amendoeira em Flor” o Executivo Municipal esteve presente na Feira do Almendro em Barca d’Alva. Centenas de visitantes oriundos dos mais variados pontos do país, mas principalmente das povoações espanholas vizinhas, fizeram a habitual romaria a esta aldeia ribeirinha.

Para além de Barca D’Alva, estivemos também em La Fregeneda, onde se celebra também esta data, e onde procedemos à plantação de uma amendoeira com as entidades espanholas, cumprindo a tradição.

 Concelho, apostou novamente na realização destas festividades, sob o mote “Rainha da Amendoeira em Flor”.

O Concelho esteve em festa, de 24 a 26 de fevereiro e de 3 a 5 de março com muitas atividades que atraíram milhares de pessoas ao concelho, ultrapassando as melhores expetativas. O Município apostou em concertos de artistas de renome nacional, como o Toy, Némanus, Miguel Azevedo e Jorge Guerreiro que perante milhares de pessoas deram grandes espetáculos. Não podemos deixar de salientar a importante presença da “prata da casa”, Renovação 3, Organista Beto, Rilufe e os DJs Popey e Ruben F que com o seu entusiasmo deram mais vida às noites figueirenses.

Com tem sido habitual, não faltaram os momentos desportivos, que uma vez mais mobilizaram centenas de pessoas, com a realização de uma Caminhada, o BTT, o 12.º Raid TT das Amendoeiras em Flor e os Jogos Tradicionais, bem como uma tarde inteira de divulgação do concelho no programa “Aqui Portugal”, da RTP1, a animação de rua no dia do Almendro e o Grupo Etnográfico do Sabugal.

Câmara Municipal celebrou o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado hoje pela Câmara Municipal, que juntou as suas funcionárias no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR).

O convívio, que este ano contou com as funcionárias do Agrupamento de Escolas, serviu para assinalar esta efeméride, relembrando a importância que todas as mulheres que servem a causa pública têm no quotidiano da gestão pública, brindando às conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres e à luta que ainda se tem de travar para haver igualdade plena de direitos.

O Executivo Municipal fez também questão de oferecer às funcionárias de diversos serviços públicos do concelho uma lembrança.

Palestra Motivacional – Rebeca

A Casa da Cultura recebeu ontem a palestra motivacional da cantora Rebeca, num testemunho na primeira pessoa no processo de superação do cancro, que demonstrou a força e coragem perante esta doença.

Os presentes puderam ouvir a história da cantora, fazer perguntas e falar sobre um problema que afeta cada vez mais pessoas.

Sessão Pública de Esclarecimento – Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial

O auditório da Casa da Cultura acolheu ontem uma sessão pública de esclarecimento onde foram apresentadas as condições de arrendamento dos espaços do Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial de Figueira de Castelo Rodrigo, esclarecendo todas as dúvidas dos interessados.

Palestra Alexandra Duarte

A CLDS 4G Figueira de Castelo Rodrigo Figueira Geração + levou a cabo o evento “Empoderamento Feminino nos Negócios, no Amor e na Vida”, contando com a presença de Alexandra Duarte, uma iniciativa que teve o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu sessões teóricas e práticas de reabilitação destinadas a profissionais de lares de idosos e centros de dia

Cerca de meia centena de profissionais de lares de idosos e centros de dia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo tiveram a oportunidade de receber formação teórica e prática no âmbito da reabilitação ministradas por uma equipa de médicas fisiatras e fisioterapeutas que se deslocaram a Figueira de Castelo Rodrigo com o apoio da Fundação Álvaro Carvalho.

Com estas formações, as participantes nas sessões receberam feedback sobre a forma como utilizam o seu corpo para transportar ou carregar os utentes, evitando lesões, dores e problemas físicos.

Largo Serpa Pinto

A Câmara Municipal executou ações de limpeza visual no Largo Serpa Pinto, removendo elementos dissonantes que deterioravam o aspeto num dos locais mais emblemáticos da nossa vila.

Depois da mudança das luminárias e reabilitação do Chafariz dos Pretos, estas ações vão ao encontro da manutenção e melhoramento do nosso património.

Município assinalou Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinalou o Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, com a plantação simbólica de duas Camélias e de três Liquidâmbares num dos muitos espaços verdes da Vila, nomeadamente no anfiteatro ao ar livre.

Esta iniciativa, que contou com a participação do Executivo Municipal e dos alunos do pré-escolar de Figueira de Castelo Rodrigo, contribuiu ativamente para a requalificação e embelezamento dos nossos espaços verdes.

“Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” já permitiu que mais de uma centena de Figueirenses fossem operados às cataratas gratuitamente

Mais 12 munícipes saíram de Figueira de Castelo Rodrigo a fim de serem operados às cataratas, no âmbito do protocolo de oftalmologia “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, tendo alcançado, assim, a marca de mais de 100 cidadãos que puderam ser operados gratuitamente às cataratas desde a assinatura do protocolo.

Como tem sido habitual, o Executivo Municipal fez questão de receber o grupo de munícipes antes da viagem, tendo tido a oportunidade de explicar os procedimentos que iriam decorrer ao longo do dia até à cirurgia, garantindo todo o apoio e acompanhamento durante a operação e no pós-operatório.

Debate do programa “Portugal em Direto” em Barca D’Alva

O programa “Portugal em Direto”, da Antena1, foi transmitido em Barca D’Alva, com o rio Douro como pano de fundo, tendo sido abordadas as temáticas da reabertura do troço da linha do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva e das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha.

O debate contou com a presença do Presidente e com a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Côa Parque, Aida Carvalho.

Figueira de Castelo Rodrigo faz parte do acordo que quer tornar as Aldeias Históricas de Portugal um destino carbono neutro

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, representado pelo Vice-Presidente Alfeu Nascimento, esteve presente no evento “Aldeias Históricas de Portugal Rumo à Neutralidade Carbónica”, onde foi assinado um acordo entre as Aldeias Históricas de Portugal, a ADENE Agência para a Energia e a E-REDES e Greenvolt Comunidades. O objetivo deste acordo passa por promover a relação de cooperação entre as entidades para a promoção da sustentabilidade, transição energética e eficiência de recursos das Aldeias Históricas de Portugal, rumo à neutralidade carbónica e à classificação de Aldeias Históricas Sustentáveis.

Castelo Rodrigo faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal e irá beneficiar deste acordo de cooperação que quer compatibilizar as mudanças associadas à descarbonização com a manutenção da identidade patrimonial e as peculiaridades de cada aldeia.

Desmantelamento do antigo posto de combustível da Av. 25 de abril

Depois das operações de selagem e enchimento dos depósitos com material apropriado, foi desmantelado o antigo posto de combustível da Av. 25 de abril, que estava desativado há vários anos.

Foram também reestabelecidos os passeios e melhorada a zona envolvente do largo, por forma a tornar esta zona central da vila mais aprazível.

Município associou-se à Hora do Planeta

O Município associou-se à iniciativa da organização global de conservação de natureza ANP|WWF – Hora do Planeta, que se realizou no dia 25 de março, e cujo tema deste ano foi a Alimentação. Neste âmbito, o Município desligou, durante uma hora, a iluminação de vários espaços públicos, nomeadamente, as luzes do edifício dos Paços do Concelho, bem como a iluminação do Palácio Cristóvão de Moura em Castelo Rodrigo, dos jardins e a Iluminação cénica da Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo.

Hora do conto levou crianças numa caça aos ovos da Páscoa

Numa organização dos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, com o apoio da Câmara Municipal e dentro da iniciativa “A Hora do Conto”, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas assistiram a um filme educativo, sobre a magia dos ovinhos da Páscoa. Este filme teve a dobragem para Português com vozes os próprios Professores das AECs. Depois, já no Largo Mateus de Castro, houve uma caça aos ovos, abrindo as portas ao espírito de Páscoa.

Ação de Sensibilização “As Dietas da Mota e Alimentação Adequada na Adolescência”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em colaboração com o Agrupamento de Escolas organizou uma Ação de Sensibilização com a temática: “As Dietas da Moda e Alimentação Adequada na Adolescência”, dirigida aos alunos do Curso CEF e Profissional TAS. Esta atividade foi dinamizada pela Dr.ª Patrícia Gama, Nutricionista da ULS da Guarda.

 

abril

1º Torneio Figueira Badminton Open

Realizou-se o primeiro “Torneio Figueira Badminton Open” no Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo. Com mais de três dezenas de participantes, divididos em cinco categorias, cumpriu-se o objetivo de apresentar e promover a modalidade criando uma nova oferta desportiva para os jovens do nosso concelho, aproveitando as infraestruturas existentes.

Sessão sobre Renaturalização em Figueira de Castelo Rodrigo organizada pela Universidade de Manchester

O auditório do Pavilhão dos Desportos recebeu uma sessão sobre Renaturalização. Esta sessão foi organizada pela Universidade de Manchester com o apoio da Câmara Municipal, através da Plataforma de Ciência Aberta, e contou com a presença de 80 alunos (de 17 países diferentes) e 8 docentes (de 4 países diferentes), juntamente com a Associação Transumância e Natureza e a Rewilding Portugal.

A sessão de abertura foi feita pela vereadora Lígia Teixeira Lopes.

Férias da Páscoa em Figueira de Castelo Rodrigo

Tiveram lugar as Férias da Páscoa, promovidas pela Câmara Municipal, que permitiu às nossas crianças, de 3 a 6 de abril, praticar diversas atividades. Com mais de 60 crianças inscritas, o Executivo Municipal esteve presente no início das atividades, dando as boas-vindas e desejando boas férias a todos.

A iniciativa pretendeu que as crianças do concelho tivessem um período de férias diferente, mais ativo e divertido, fomentando o convívio e a socialização, numa semana preparada com diversas atividades de âmbito desportivo, recreativo e cultural.

Transferência de competências na Ação Social

A Câmara Municipal assumiu, desde o dia 3 de abril, as competências da Ação Social, no seguimento do processo de Transferências de Competências da Administração Central do Estado para as Autarquias.

Como tal, os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), bem como o acompanhamento do Rendimento Social de Inserção (RSI), outrora efetuados pela Segurança Social, passaram para os serviços de Ação Social da autarquia.

O atendimento será efetuado via telefone ou presencialmente no edifico do Ninho de Empresas e Conhecimento, às terças (SAAS) e quintas-feiras (RSI).

Cedência de espaço à DRAP Centro

Por forma a garantir os serviços de atendimento aos agricultores do Concelho, devido às péssimas condições físicas que apresentam as atuais instalações dos serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, colocando em causa a segurança dos funcionários e dos utentes, o Presidente da Câmara assinou um protocolo com esta Direção Regional, cuja finalidade é a cedência de um espaço para atendimento aos agricultores do concelho.

Este gabinete funciona no edifício do Ninho de Empresas do Conhecimento, para que esta entidade possa continuar a realizar as suas atividades no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e evitar o seu encerramento e fortes constrangimentos aos agricultores com deslocações para outros concelhos para tratarem de assuntos relacionados com os serviços agrícolas, agroindustriais e de pescas.

Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação

Foi apresentado, no Auditório da Casa da Cultura, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação.

A sessão, que contou com a presença da Vereadora, Lígia Teixeira Lopes, pretendeu sensibilizar para temas como o consumo responsável, a compostagem e a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar.

Este documento surge como um instrumento fundamental na estratégia municipal para a igualdade de género, identificando assimetrias, barreiras e desequilíbrios, contribuindo para a superação das desigualdades, para a construção de uma comunidade cada vez mais coesa e igualitária, para um território mais livre e desenvolvido.

Finalistas recebidos na Câmara Municipal

Representantes dos Finalistas 2022/2023 do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo foram recebidos pelo Executivo Municipal onde, para além do apoio financeiro entregue pelo Município, foram dados alguns conselhos e cuidados a terem na viagem que realizaram, tendo-lhes sido desejada boa viagem e boa sorte na nova etapa de estudos que se aproxima.

Comitiva da Associação Franco Portuguesa da Ville de Wissous visitou Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu uma comitiva de visitantes oriundo da cidade francesa de Wissous.

Wissous é geminada com Figueira de Castelo Rodrigo desde 1998 e desde então vários convívios têm sido levados a cabo pelas duas comunidades com o intuito de aproximar estas duas comunidades. De salientar que Wissous tem uma importante comunidade de emigrantes figueirenses que ali se instalaram e onde fazem as suas vidas.

A comitiva foi recebida pelo Presidente nos Paços do Concelho. Após este ato, foi no Estádio Municipal que se realizou um jogo de futebol amigável entre o Ginásio Clube Figueirense e a equipa da Associação Franco Portuguesa de Wissous.

Este intercâmbio foi mais uma oportunidade de fortalecer os laços da geminação que Figueira tem com a Ville de Wissous.

Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo recebeu concerto aliando a música ao património

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo recebeu antes da Páscoa mais um evento que uniu a música ao património.

Num ambiente intimista, Sérgio Lucas e Paulo Lima (no piano) apresentaram o projeto “Pés na Terra”.

Esta iniciativa contou, também, com uma degustação de produtos endógenos do concelho e uma prova de vinhos comentada pelo Presidente da Adega de Castelo Rodrigo ao longo do concerto.

Reunião preparatória para a época de incêndios

A fim de preparar a época de incêndios que se aproxima, a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais promoveu uma reunião com as entidades que fazem parte deste organismo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta reunião foi apresentado o Plano Operacional Municipal para 2023 e o relatório anual do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Na reunião, para além do Presidente da Câmara, estiveram presentes representantes da Guarda Nacional Republicana, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), Bombeiros Voluntários Figueirenses, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Associação Transumância e Natureza (ATN), Associação dos Produtores Florestais de Figueira Castelo Rodrigo, representantes das Juntas de Freguesia, Proteção Civil do Município e Gabinete Técnico Florestal (GTF), tendo como finalidade este grupo de entidades agilizar a comunicação e coordenação entre as diversas entidades responsáveis pela vigilância, combate e rescaldo dos incêndios, por forma a evitar e minimizar todos os danos que possam ser causados por eventuais incêndios no Concelho.

Inauguração da VI Feira de Produtos Regionais de Escalhão

O Executivo Municipal esteve presente na inauguração oficial da VI Feira de Produtos Regionais de Escalhão, organizada pela Junta de Freguesia de Escalhão, juntamente com a Sra. Presidente da Assembleia Municipal.

Durante o fim de semana, a freguesia de Escalhão permitiu que produtores e comerciantes expusessem alguns dos seus melhores produtos no Pavilhão Gimnodesportivo, num programa que contou com muita música e animação.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos

A Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos, realizou um evento em Figueira de Castelo Rodrigo que juntou confrades portugueses e espanhóis.

Esta iniciativa promoveu a gastronomia e o território, retratando as tradições gastronómicas, mas também o património e culturas locais, juntando mais de 100 pessoas no concelho.

As atividades tiveram início no Pavilhão dos Desportos com a receção dos confrades e convidados, seguindo depois para a Casa da Cultura, onde assistiram ao filme promocional de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando com um momento musical.

O Presidente deu as boas-vindas a todos os presentes na abertura da Cerimónia Capitular, onde foram entronizados novos confrades, tornando o Presidente confrade de honra da Confraria.

As atividades culminaram com um almoço convívio, destacando as iguarias do nosso Concelho.

Município associou-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo associou-se novamente às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que decorreu a 18 de abril, e este ano teve como tema: “Património e Mudança”, tendo sido promovidas visitas guiadas à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Pretendeu-se, com esta iniciativa, dar seguimento à preocupação manifestada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), continuando a promover o potencial do património para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

Manutenção das Pequenas Rotas do Concelho

Promoveram-se ações de limpeza nos percursos pedestres de pequena rota, nomeadamente a “PR2 – Trilho da Via Sacra” e a “PR3 – Trilho do Convento”, tornando-as mais atrativas.

Uma iniciativa de preservação e manutenção das pequenas rotas do Concelho que visam a valorização e promoção do território como destino turístico de natureza, garantindo as condições de segurança aos caminheiros.

Workshop de literacia financeira

A Casa da Cultura recebeu Pedro Andersson, jornalista da SIC do programa “Contas Poupança”, que realizou um workshop para a comunidade relacionado com o aumento das poupanças e a gestão do nosso orçamento. Foi possível perceber melhor que ferramentas temos ao nosso alcance, como utilizá-las e o que fazer em diversos cenários.

O Vice-Presidente esteve presente na iniciativa, que foi organizada pela CLDS 4G Figueira de Castelo Rodrigo, com o apoio da Câmara Municipal.

Rota Turística Literária – Viagem do Elefante | Off Road Bridgestone/First Stop Caminho do Salomão terminou em Castelo Rodrigo

Mais de uma centena de participantes, em viaturas todo-o-terreno, percorreram os caminhos descritos por José Saramago, na sua obra “A Viagem do Elefante”, terminando na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Durante quatro dias, os participantes foram à descoberta de magnificas paisagens, com história, cultura e adrenalina, em que o Clube Escape Livre, em parceria com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, conduziu os amantes de quatro rodas pelo percurso do elefante Salomão, entre Belém e Castelo Rodrigo.

Esta iniciativa está também associada ao projeto da Associação Territórios do Côa: “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”, que visa o incentivo de novos fluxos turísticos literários para os territórios do interior.

“Dia Aberto das Profissões – Visit Jobs”

O Executivo Municipal visitou a terceira edição do “Dia Aberto das Profissões – Visit Jobs”, que decorreu no Pavilhão dos Desportos.

Estiveram presentes várias instituições de ensino e empresas, onde os mais jovens puderam recolher informação sobre um vasto leque de profissões, pelas quais podem enveredar no futuro.

A iniciativa visou a orientação vocacional dos jovens do Concelho, que aqui tiveram a oportunidade de experienciarem várias atividades práticas, com profissionais de variadas áreas de formação.

O “Dia Aberto das Profissões – Visit Jobs” foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, através do Serviço de Psicologia, em parceria com CLDS Figueira Geração+, com a Tarefa Mágica, Unipessoal Lda e com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Entrega de fardamentos aos Bombeiros Voluntários Figueirenses

O Executivo Municipal entregou novo fardamento aos Bombeiros Voluntários Figueirenses.

A Câmara Municipal comparticipou na integra a compra de fardas de gala n.º 2 para o Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, podendo, assim, todos os elementos representarem esta instituição centenária com a dignidade que merecem nas diversas cerimónias em que venham a participar.

 Figueira de Castelo Rodrigo celebrou o 49.º aniversário do 25 de Abril com um vasto programa comemorativo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo celebrou o 49.º aniversário do 25 de Abril com um vasto conjunto de iniciativas que evocaram a democracia e os valores de Abril, num encontro entre diversas gerações e um espaço para diferentes vozes e visões.

O Hastear das Bandeiras, pelas 10h30, deu início ao programa festivo deste dia, seguido da Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde marcou presença o Prof. Doutor Mário Raposo, Reitor da Universidade da Beira Interior, falando sobre a evolução do ensino universitário desde o 25 de abril e da sua experiência. Ainda no período da manhã, de salientar a visita ao mural de Arte Urbana que foi criado no parque de estacionamento da Rua Santa Maria de Aguiar.

À tarde foi inaugurada a Feira do Livro, com um momento musical levado a cabo pelo Conservatório de Música da Guarda, classe de acordeão e ouviram-se ainda canções de Abril, pelo grupo Guitarra & Contrabanda. No fim do dia, houve o lançamento do Clube de Leitura Sénior com a Apresentação do Livro “O Estado de Campo”, de António Monteiro.

Laço Humano pela erradicação dos Maus-Tratos na infância

Crianças, jovens e adultos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo formaram um laço azul humano, junto à Casa da Cultura, como forma de encerramento da campanha para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que é assinalada durante o mês de abril, sob o mote: “Serei o que me deres… que seja amor”.

A iniciativa foi organizada pelo CLDS Figueira Geração+ em colaboração com o Município, CPCJ, Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Casa de Freguesia de Escalhão, Fundação D. Ana Paula, IPSS do Concelho, Academia Figueira Sénior, Associação Humanitária dos Bombeiros Figueirenses, GNR e Centro de Saúde.

Foi um gesto simbólico para alertar a sociedade para a importância de proteger as crianças e jovens e prevenir situações de maus tratos.

Câmara Municipal marcou presença na “XX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”

A Câmara Municipal promoveu, uma vez mais, os produtos endógenos, a natureza, o património e a gastronomia do Concelho, num stand próprio, na “XX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”.

O Executivo Municipal esteve presente na inauguração, reforçando a relação com o país vizinho incrementando a cooperação transfronteiriça.

O evento reuniu mais de cinquenta queijeiros-artesãos de Espanha, Portugal e outros países europeus. Em paralelo, desenvolvem-se numerosas atividades, como exposições, degustações e ateliers.

Município de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo mais uma Semana do Livro e das Artes

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo, de 24 a 30 de abril, mais uma Semana do Livro e das Artes, um marco importante na cultura dos figueirenses com ações que tiveram como objetivo elevar a nossa cultura e sensibilidade para o mundo artístico.

Foi uma semana que contou com um programa diversificado e abrangente, com o público a responder com grande entusiasmo e comparecido em grande número durante os sete dias que durou esta Semana do Livro e das Artes.

Desde o teatro à apresentação de diversos livros, passando pelos muitos momentos musicais, à pintura, foram muitas as propostas onde a cultura esteve em destaque.

A Feira do Livro foi também um momento alto desta semana, com a presença de novos autores, e uma oportunidade para os figueirenses adquirirem novos livros perante uma vasta oferta.

De destacar, ainda, a vinda de José Milhazes e o excelente concerto de Paulo de Carvalho, enchendo por completo o auditório do Pavilhão dos Desportos.

 

maio

TV MAX Brasil visitou o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

Um grupo de jornalistas Brasileiros do programa “Assim é Portugal”, da estação televisiva TV MAX Brasil, passou dois dias no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, num trabalho de promoção do interior de Portugal.

O Presidente foi entrevistado, destacando o potencial turístico do nosso território, com a equipa de jornalistas a passar, também, por Castelo Rodrigo, Serra da Marofa e pelo Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR), visitando ainda alguns produtores e degustando diversos produtos endógenos.

Esta visita foi programada pela Territórios do Côa, ADR com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, continuando o trabalho de divulgação e cooperação em prol do nosso concelho.

Assinatura do contrato de financiamento para a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas

O Presidente da Câmara Municipal assinou, em Esposende, o contrato de financiamento, no valor de 140.000€, relativo a uma candidatura aprovada para a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas.

Com este financiamento, vai ser possível realizar obras no atual edifício do Posto de Turismo de Barca D’Alva, dotando este equipamento municipal de melhores condições, passando a ser a porta de entrada do Parque Natural do Douro Internacional.

Será criado um acesso direto para pessoas com mobilidade reduzida a partir do exterior, bem como balneários com chuveiros para visitantes e caminheiros que percorram as Grandes Rotas e que passam por Barca D’Alva.

Vai ainda ser restaurado o acesso que liga a Ponte Ferroviária ao passeio ribeirinho, através da reabilitação da escadaria existente, que se encontra degradada, e será também implementado um painel informativo na fronteira com Espanha, com informações úteis para os visitantes e onde existirá a possibilidade de carregar telemóveis.

CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ofereceu livros às Instituição de Ensino

A CPCJ Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Figueira de Castelo Rodrigo ofereceu livros da coleção “Cuida Bem de Mim” e da Convenção sobre os Direitos da Criança, ao Agrupamento de Escolas, à Fundação Dona Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia, à Casa da Freguesia de Escalhão e à Biblioteca Municipal. Foram também distribuídos em cada instituição folhetos informativos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

 Grupo de alunos e docentes do ISCET do Porto visitaram o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

Alunos da licenciatura em Turismo e docentes do ISCET (Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo) visitaram o nosso concelho, no âmbito de uma visita de estudo.

Esta visita, que teve o apoio da Territórios do Côa, ADR, permitiu aos alunos e docentes desta instituição desfrutarem do património edificado do nosso território, tendo sido recebidos nos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, visitando, depois, o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR), o centro da vila e ainda a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Assinatura de protocolo com Moto Clube Castelo Rodrigo

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo assinou um protocolo de colaboração com o Moto Clube Castelo Rodrigo.

Este protocolo, assinado pelas duas entidades, serviu para apoiar a organização da VIII Concentração Motard Castelo Rodrigo, um evento que é um agente direto na promoção do Concelho e na dinamização da economia local.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu “Reunião de Aperfeiçoamento Profissional” da ATAM

O auditório do Pavilhão dos Desportos acolheu a “Reunião de Aperfeiçoamento Profissional”, organizada pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM).

A Reunião foi dirigida aos associados dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu, estando incluídos os trabalhadores da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta ação pretendeu informar, formar e valorizar os profissionais, dirigentes técnicos, coordenadores e assistentes da Administração Local.

Investimento de mais de 3 milhões de euros vai trazer uma nova vida à Quinta do Cardo

O Presidente da Câmara Municipal reuniu com os novos proprietários da Quinta do Cardo, onde teve oportunidade de conhecer os projetos que vão ser implementados a curto prazo, cujo montante total do investimento ultrapassa os 3 milhões de euros.

No final da reunião, houve uma visita com os investidores à secular Quinta do Cardo, onde já foi possível ver implementado algum do investimento previsto, nomeadamente com a plantação de mais 10 hectares de novas vinhas e com a recuperação de algum património edificado, bem como uma visita a Castelo Rodrigo e à Serra da Marofa.

Este é mais um investimento importante feito no nosso concelho, que vem dinamizar a economia local, criar riqueza e novos postos de trabalho, ao mesmo tempo que vem aumentar a produção de vinhos no nosso concelho.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a final da Taça de Honra

O Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a festa do futebol distrital, acolhendo a Final da Taça de Honra, uma organização levada a cabo pela Associação de Futebol da Guarda conjuntamente com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, num jogo que teve como finalistas o CD Gouveia e a AD Fornos de Algodres.

Centenas de pessoas assistiram a esta final, no Estádio Municipal, que acabou com a vitória do CD Gouveia.

Melhorias no Complexo Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo

Procedeu-se ao arranjo das Piscinas do Complexo Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, nomeadamente na instalação de um relvado novo e melhorias no sistema de rega do relvado para que tudo esteja preparado para receber com comodidade os utilizadores deste equipamento.

Foram, também, ser reabilitados os bungalows deste mesmo complexo, que se encontravam deteriorados.

Figueira de Castelo Rodrigo vence prémio “Autarquia do Ano” com a iniciativa “Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo conquistou o prémio “Autarquia do Ano” na categoria Saúde e Bem-Estar com a iniciativa “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, que permite operar gratuitamente às cataratas a população do nosso concelho, numa estreita e profícua parceria com a Fundação Álvaro Carvalho.

O galardão foi entregue ao Presidente da Câmara no dia 18 de maio, na cerimónia “Prémio Autarquia do Ano”, tendo sido atribuído pelo Lisbon Awards Group e jornal “Eco” no Grémio Literário, em Lisboa.

O objetivo deste reconhecimento é a referenciação e divulgação de projetos e iniciativas levadas a cabo por municípios que se destacam por práticas inovadoras e de gestão do interesse público.

A iniciativa “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” resulta de uma parceria entre a Fundação Álvaro Carvalho e a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que teve início em finais de 2021 e já permitiu operar gratuitamente às cataratas mais de 100 munícipes.

“Conversas da Raia” em Escalhão

A Arte Paleolítica, Ibérica e Europeia foi tema da iniciativa “Conversas da Raia”, que envolveu portugueses e espanhóis em Escalhão.

Do programa constou uma visita guiada, durante a manhã, à rocha gravada do redor do porco, Auroque Paleolítico descoberto em Escalhão. Já no período da tarde decorreram vários painéis, orientados por especialistas na temática.

O evento organizado pela Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário – Ribacvdana, e contou com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo a presença da Vereadora.

Workshop de Bachata e Kizomba

A dança, a animação e a música tomaram conta do Pavilhão dos Desportos com o workshop de danças Bachata e de Kizomba.

O workshop foi orientado pela professora Irina Sequeira, numa atividade em que os principais objetivos foram a dinamização deste tipo de danças, dando a possibilidade de várias pessoas experimentarem este tipo de ritmos.

Pavilhão dos Desportos recebeu stand up comedy e música com casa cheia

O Pavilhão dos Desportos teve casa cheia para receber o humorista Aldo Lima, numa noite de stand up comedy com muitas gargalhadas e boa disposição.

Antes desta atuação, o Coro Juvenil da Paróquia de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo um Sarau, sob o tema “Mãe, uma dádiva de Amor”. Ao som de canções e poemas lembraram o papel da Mãe nas nossas vidas e na sociedade.

Assinatura do contrato de Cooperação Interadministrativo para a Reabilitação do Posto Territorial da GNR de Figueira de Castelo Rodrigo

Foi assinado o contrato de cooperação interadministrativo que vai permitir reabilitar o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Figueira de Castelo Rodrigo.

O contrato foi assinado entre a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, tendo sido homologado pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Depois da cerimónia, foram visitadas as atuais instalações do Posto Territorial da GNR de Figueira de Castelo Rodrigo que será intervencionado.

Este contrato ganha ainda mais importância devido ao elevado estado de degradação em que se encontram estas instalações, conseguindo, assim, proporcionar mais conforto, condições e qualidade aos militares que aqui trabalham e aos cidadãos.

Reabilitação das Piscinas do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo

A Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo e a Câmara Municipal requalificaram e prepararam as Piscinas do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, para que este equipamento possa receber com toda a comodidade, conforto e segurança todos os que queiram utilizar este equipamento que terá, assim, uma vida nova na época balnear que se aproxima.

Figueira recebeu a 2.ª Etapa do V Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela

O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a 2ª etapa do V Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela, numa prova com um total de 126km, que ligou Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo.

Apesar do frio e da chuva, esta iniciativa trouxe ao concelho centenas de participantes, respetivas equipas e cobertura mediática.

Este Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela foi organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e ENERAREA, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e União Ciclista Internacional, CIMBSE e Turismo do Centro. O evento teve o apoio dos Municípios por onde passou.

Figueira recebeu a Assembleia Geral da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior

O Presidente da Câmara esteve no Pavilhão dos Desportos onde deu as boas vindas aos representantes de clubes e associações de caça e pesca da região, que se deslocaram ao nosso concelho para a realização da Assembleia Geral da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior.

O sector cinegético é uma atividade importante para a região, sendo um recurso natural renovável que de forma sustentável, estabelece uma importante ferramenta para a gestão da natureza e um excelente impulsionador para o desenvolvimento do meio rural.

Inauguração da reabilitação do Forno Comunitário de Vale de Afonsinho

O Executivo Municipal, juntamente com a Presidente da Assembleia Municipal, esteve presente na inauguração da reabilitação do Forno Comunitário de Vale de Afonsinho. Esta obra permite aos locais e visitantes usufruírem deste espaço tradicional que agora se encontra devidamente recuperado e com todas as condições.

Foi também inaugurado um abrigo de passageiros, respeitando as fachadas e utilizando materiais que se encaixam na sua envolvente, bem como o melhoramento do espaço público com novos ajardinamentos.

Celebrou-se ainda, em Vale de Afonsinho, a Festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima, com uma missa seguida da tradicional procissão por algumas das ruas da aldeia.

 

junho

Figueira de Castelo Rodrigo celebrou o Dia Mundial da Criança

Foi com muita cor, alegria e diversão que as crianças do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo celebraram o Dia Mundial da Criança.

Durante a manhã, as nossas crianças brincaram e divertiram-se num programa repleto de atividades, enchendo os nossos largos de rostos felizes. Já durante a tarde, na Casa da Cultura, puderam assistir à peça de teatro “O Espantalho Triste”.

O sorriso das crianças e a sua alegria são uma das nossas prioridades. Queremos crianças felizes sempre!

Cimeira i3social em Figueira de Castelo Rodrigo

Recebemos no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo os participantes na Cimeira i3Social, um encontro de líderes e decisores, representantes dos Municípios que compõem a CIMBSE, para consolidar a rede territorial promovida pela i3social, para capitalizar soluções e gerar estratégias coletivas em torno da inovação social no território.

O i3Social é um projeto de inovação social, desenvolvido pela Associação Aldeia dos Girassóis, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico da Guarda e a Make it Better, e visa promover a capacitação do território BSE reforçando recursos, competências e cultura colaborativa dos agentes locais como forma de promover o empreendedorismo social e assim dar resposta a desafios sociais complexos, em todo o território de intervenção: Beiras e Serra da Estrela (BSE).

Dia da Família celebrado com muita diversão

Os Largos Serpa Pinto e Mateus de Castro transformam-se num parque de diversões, com jogos, movimento, cor e alegria para toda a família. Foram muitas as atividades, preparadas pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo, que fizeram as delícias dos mais pequenos, mas também dos graúdos, num dia de partilha.

São cada vez mais importantes as atividades de lazer enquanto forma de fomentar a diversão e convívio em família.

24º convívio do Hospital Militar realizou-se no concelho

Dia Mundial do Ambiente

Como forma a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a autarquia desafiou as IPSS do Concelho e o Agrupamento de Escolas a construir um modelo de espantalho com recurso a materiais reutilizados. Estas criações criativas e amigas do ambiente encontram-se em exposição no Largo Mateus de Castro.

Scandibérico – Juniores Masculinos volta a Figueira de Castelo Rodrigo

Foram assinados, na Câmara Municipal de Almeida, os protocolos referentes ao torneio Scandibérico de Juniores Masculinos, que, de 2 a 4 de novembro, trará a Figueira de Castelo Rodrigo jogos com as Seleções de Portugal, Espanha, Suécia e Noruega.

Este encontro de andebol irá passar, também, por Almeida, Mêda e Pinhel.

O Vice-Presidente esteve presente na assinatura deste protocolo, que contou ainda com representantes dos outros Municípios envolvidos na organização, e ainda com a Associação de Andebol da Guarda e a Federação Portuguesa de Andebol.

Celebração da Solenidade do Corpo de Deus

Celebrou-se o Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Deus, data repleta de simbolismo para a população, que tem como finalidade o mistério da Eucaristia, com os fiéis a receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A vila manteve a tradição, celebrando a missa solene e embelezando a preceito algumas das suas ruas com as habituais passadeiras de flores.

Este ano, a data assinalou-se com a Missa Solene seguida da Procissão Eucarística do Santíssimo Corpo de Deus e Benção, contando ainda com arruada e concerto da Banda Filarmónica Moimentense.

Obras de melhoramentos e beneficiação da entrada principal da Zona Industrial onde foram retiradas as grelhas de retenção de águas pluviais que estavam danificadas e eram ineficientes.

VIII Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo

A oitava edição da Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo foi um sucesso, tendo juntado centenas de amantes de duas rodas no Concelho, contando com o apoio da Câmara Municipal.

A abertura foi realizada pelo executivo municipal juntamente com a direção do Moto Clube Castelo Rodrigo, tendo contado com o concerto da Banda 69 Graus.

O fim de semana trouxe adrenalina e muitos visitantes ao concelho. Houve ainda o concerto da “Band of Brothers” e a entrega de prémios e lembranças a diversos motoclubes e participantes.

No último dia, as motas passearam por Figueira de Castelo Rodrigo, fechando mais uma edição da Concentração Motard.

Assinatura de Protocolo de Colaboração com a Associação Viv’a Mata com o objetivo de colaborar no desenvolvimento de atividades culturais e desportivas, que contribuam para que a Mata de Lobos seja uma Freguesia viva.

Inauguração do Centro de Convívio da Quintã de Pêro Martins

No dia 11 de junho, o Executivo Municipal esteve na inauguração de uma importante valência para a população da Quintã de Pêro Martins, o novo Centro de Convívio.

Esta obra vem dar assim resposta às necessidades apresentadas pela comunidade local. Esta iniciativa contou ainda com todos os eleitos e representantes da União de Freguesias da Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia e uma numerosa população que não quis faltar a este importante ato.

Foi ainda durante esta tarde assinado o Contrato Comodato e Protocolo de Colaboração entre a Associação Sócio Cultural da Freixeda do Torrão e a referida União de Freguesias.

Mais 12 munícipes do concelho foram operados às cataratas ao abrigo do protocolo de oftalmologia “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, perfazendo no total mais de uma centena de cidadãos desde a assinatura do protocolo.

O grupo foi recebido pelo executivo municipal, onde o Presidente explicou os procedimentos pelos quais iriam passar ao longo do dia.

Alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel visitaram Figueira de Castelo Rodrigo

Os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Pinhel, como prémio pelos Desafios Científicos que realizaram, com sucesso, ao longo do ano, no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola “Preparar o futuro”, visitaram Figueira de Castelo Rodrigo.

O Município, através da Plataforma de Ciência Aberta, com a colaboração dos Técnicos do Desporto, proporcionou aos alunos diversas atividades ao longo do dia.

Ação de Sensibilização – Projeto React More vai permitir a reflorestação de mais 290 hectares na Serra da Marofa

Figueira recebeu no Largo Dr. Vilhena, junto da Câmara Municipal, os promotores da iniciativa React More, um Projeto de Ação de Reflorestação e Combate à Desertificação da Moreirola. Este momento contou ainda com a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo que participaram na ação com os trabalhos criativos alusivos ao tema que se encontram expostos no átrio da Casa da Cultura e também num outdoor instalado num ponto estratégico da Vila.

A iniciativa que decorreu visa sensibilizar a população para a desertificação e promover a reflexão em torno do papel que a floresta tem na reversão deste fenómeno e sensibilizar a população para a gravidade da desertificação com impactos negativos nomeadamente, ao nível da seca, da erosão dos solos e do despovoamento rural.

Município celebrou Contrato-Programa com a Secção Desportiva e Recreativa BFCR Associação, reconhecendo assim a importância que o movimento associativo tem para o desenvolvimento desportivo e cultural da região.

Este apoio vai contribuir para o desenvolvimento de atividades desportivas e culturais, mantendo vivo o associativismo, tão importante para a comunidade.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu 4.ª edição do Classic Cars Tour

A caravana do Classic Cars Tour foi recebida por mim no Largo Serpa Pinto. A comitiva teve ainda oportunidade para visitar o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Os carros clássicos, alguns umas verdadeiras raridades, percorrem num fim de semana o território dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e ainda Ciudad Rodrigo e Salamanca.

Aldora Velho apresentou o livro “Veredas da Vida” em Algodres, uma filha desta terra, contando com a presença do Executivo Municipal.

Obras de requalificação do Canil Municipal

No âmbito das obras de requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais, que acolhe cães e gatos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, está a ser terminada a pavimentação do piso em betão polido da zona de recreio dos animais, tendo também já sido colocada a rede de vedação do espaço.

O objetivo desta requalificação passa por dotar estas instalações com melhores condições, adaptando-as e melhorando-as, adequando este equipamento às exigências sanitárias e logísticas relativas ao conforto dos animais.

Acompanhamento do projeto do consórcio BioD’Agro | Demonstração de um sistema de monitorização para gestão das disponibilidades hídricas e agrobiodiversidade em Viticultura

Decorreu a demonstração de um sistema de monitorização para gestão das disponibilidades hídricas e agrobiodiversidade em Viticultura, que trouxe ao Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo dezenas de investigadores, profissionais e investidores.

Durante a manhã, o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo acolheu a discussão sobre agricultura, biodiversidade, tecnologia, monitorização remota e o impacto no território destas soluções, com a tarde a ser reservada para uma visita às ilhas de sensores instaladas na Quinta da Extrema, da empresa Colinas do Douro.

Este evento foi organizado pelo consórcio BioD’Agro, do qual a Plataforma de Ciência Aberta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo faz parte.

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinou um contrato-programa com a Figueira SOS que visa apoiar financeiramente esta instituição.

Abertura das Piscinas do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo

Após o investimento que permitiu requalificar as Piscinas do Parque Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, nomeadamente na instalação de um relvado novo, nas melhorias no sistema de rega do relvado e também nos diversos arranjos paisagísticos, já se encontram abertas estas Piscinas, que pretendem atrair residentes e visitantes com toda a comodidade.

O Conselho Municipal de Educação de Figueira de Castelo Rodrigo reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estando presentes representantes da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, das Autarquias de Freguesia, da Segurança Social, dos Serviços de Saúde e da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares da Região Centro.

Foi realizado um balanço do ano letivo 2022/2023, bem como uma análise da situação escolar e do funcionamento dos estabelecimentos de educação.

Festa de final de ano da Fundação D. Ana Paula

Realizou-se, no Complexo Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, a Festa de final de ano da Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia.

O Executivo Municipal marcou presença e felicitou os finalistas que deixam o pré-escolar e que no próximo ano letivo vão frequentar o 1.º ano.

Grandes nomes do teatro de revista passaram por Figueira de Castelo Rodrigo

A peça “Olha que Duas” trouxe à Casa da Cultura duas das maiores vedetas do teatro: Florbela Queiroz e António Calvário.

Este teatro de revista apresentou rábulas divertidas, onde a critica social e política esteve presente, como a Alentejana que espera o progresso, as Dissolvidas, que retrata as deputadas que perderam o mandato, ou o Jejum Inexistente de um senhor obeso que aderiu a uma dieta estranha, entre outros momentos de gargalhadas.

Convívio de Natação

A Escola de Natação do Município de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu um convívio entre pais e filhos, nas Piscinas Municipais.

O encontro serviu para levar os encarregados de educação a acompanharem de perto os seus educandos, em conjunto com os professores.

No final do convívio o Executivo Municipal entregou aos alunos um certificado de participação nas aulas de natação, no ano 2022/2023.

“Festas da Vila” apresentadas com a presença dos D.A.M.A

O Largo Mateus de Castro acolheu centenas de pessoas que se deslocaram à apresentação das “Festas da Vila”, que contou com a presença especial dos D.A.M.A, a banda cabeça de cartaz deste ano, que irá atuar no dia 14, prometendo um concerto memorável. As “Festas da Vila”, para além dos concertos musicais, o Dia dos Idades e o convívio, contarão com as habituais mostras de produtos regionais, artesanato, artes e tasquinhas.

Escola Básica de Figueira de Castelo Rodrigo conquistou 3.º lugar a nível nacional com o projeto “Os ajudantes dos polinizadores”

Os alunos do 1.º A da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo receberam, em Lisboa, os resultados do concurso da “Turma Imbatível”, no qual participaram 320 escolas de todo o país, com alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo a turma do 1.º A da Escola Básica de Figueira de Castelo Rodrigo alcançado o terceiro lugar com o projeto escolar “Os ajudantes dos polinizadores”, um projeto que contou com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o apicultor Bruno Furtado.

Encerramento do Ano Letivo da Academia Figueira Sénior

Chegou ao fim mais um ano letivo da Academia Figueira Sénior, tendo sido celebrado num dia de muito convívio, onde se fez um balanço de todo o trabalho desenvolvido nas diversas aulas lecionadas.

A festa de encerramento da Academia teve lugar junto à Casa da Cultura, contando com a atuação do Coro e do Grupo de Cavaquinhos, que tocaram e cantaram diversos temas do nosso cancioneiro popular e alguns hinos à nossa terra, seguindo-se uma demonstração de Zumba Gold e, sendo dia de São Pedro, o dia finalizou com as marchas populares e um lanche convívio, sendo também possível visitar algumas das obras de arte criadas ao longo do ano.

Final de ano do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

O Executivo Municipal participou no convívio de final de ano do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo que decorreu no Parque de Lazer de Castelo Rodrigo.

Com este convívio celebrou-se o esforço, trabalho e dedicação de todas as crianças, alunos, educadores, professores, pessoal não docente e demais agentes educativos do Concelho durante o ano letivo que terminou.

O Céu da Nossa Terra – ciclo de observação do céu noturno

A Albufeira de Santa Maria de Aguiar foi o local que recebeu uma iniciativa de descoberta e aprendizagem com a observação do céu através de um telescópio.

A iniciativa inseriu-se no “Ciclo de Observação do Céu Noturno”, que decorre no âmbito do projeto Figueira Circular em Rede, através da Plataforma de Ciência Aberta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Tik Tok Dance e Zumba Kids animaram o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo antes das férias, num convívio com os pais com muita alegria, música e dança, que contagiou todos os intervenientes.

Foi de uma forma animada que as aulas das duas modalidades se despediram para as férias, prometendo voltar ainda com mais energia e com novas coreografias.

 

julho

Final do Torneio de Futebol de 7

Depois de algumas semanas de jogos, o Estádio Municipal recebeu a final do Torneio de Futebol de 7, uma organização do Ginásio Clube Figueirense com o apoio da Câmara Municipal.

O Vice-Presidente esteve presente na entrega de prémios às equipas.

Comemorações do Feriado Municipal

As celebrações do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que evocam os 359 anos da Batalha de Castelo Rodrigo, principiaram, com a cerimónia do Hastear da Bandeira a ter lugar ao som do Hino Nacional, nos Paços do Concelho. As cerimónias continuaram com a Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que esteve totalmente cheio, contando com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda

Um dos pontos altos da Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal foi a homenagem e entrega de Medalhas de Excelência e Dedicação aos funcionários da Câmara Municipal aposentados e funcionários falecidos, a título póstumo, representados por familiares.

Após a Sessão Solene, no Largo Serpa Pinto, foram inauguradas as obras de conservação e restauro do histórico “Chafariz dos Pretos”. Um dos ícones da paisagem urbanística da vila, construído na segunda metade do séc. XIX, ganhou agora uma nova vida, depois de vários anos num estado avançado de degradação.

De seguida, já na Aldeia Histórica, foi inaugurado o Ecoparque de Castelo Rodrigo, um local destinado a viaturas ligeiras e autocaravanas, melhorando a mobilidade de quem visita esta lugar.

A celebração do Feriado Municipal cumpriu o protocolo com a deposição de uma coroa de flores na Cruz de Pedro Jacques de Magalhães, em Mata de Lobos, perto dos Campos da Salgadela.

Milhares de pessoas viveram mais uma Recriação Histórica de Castelo Rodrigo

Durante quatro dias, milhares de pessoas visitaram a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e passaram pelo concelho, num regresso ao passado, mais precisamente a 7 de julho de 1664, ano que marcou estas terras de Riba Côa, com a Batalha de Castelo Rodrigo, decorrida nos campos da Salgadela, em Mata de Lobos.

Logo no primeiro dia, o coração da aldeia de Mata de Lobos foi o lugar escolhido para a abertura das hostes da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo, com encenação da Batalha Final, num espetáculo que contou com a figuração de pessoas da Mata de Lobos e uma plateia repleta que pôde reviver a História dos nossos antepassados, com música e animação à mistura.

Castelo Rodrigo, epicentro das festividades, viveu dias intensos, com as ruas da aldeia a encheram-se de cor e alegria para receber, entre outras ações, o cortejo, que abriu oficialmente as festividades da Batalha de Castelo Rodrigo. Militares, nobreza, clero e povo desfilaram pelo Burgo, terminando, depois, com um repasto seiscentista no Palácio de Cristóvão de Moura, um local mítico nesta Aldeia Histórica.

As noites trouxeram consigo animação, espetáculos com aves, saltimbancos e fogo, com um dos pontos altos a ter lugar no Palácio de Cristóvão de Moura, que se encheu de gente para poder assistir ao espetáculo musical Galandum Galundaina, que, com as suas músicas únicas, animaram, ainda mais, a Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo.

Domingo e último dia, depois do desfile histórico que trouxe glória aos vencedores e honra aos vencidos, o Palácio de Cristóvão de Moura albergou o grande espetáculo de encerramento, que deu por terminada mais uma grande edição deste evento, que evocou da melhor maneira os feitos heroicos dos nossos antepassados durante quatro dias.

14.º aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo

O Executivo Municipal participou no 14. ° aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo, endereçando os parabéns a toda a direção e a todos os associados e que continuem a dinamizar atividades e a promover o concelho pelo nosso país e pela vizinha Espanha.

Arrancaram as obras de reflorestação e combate à desertificação na encosta da Serra da Marofa, na Quinta da Moreirola

Iniciaram, na quinta da Moreirola, situada na encosta sul da Serra da Marofa, as obras que irão permitir a rearborização e promoção do aumento da fixação de carbono e nutrientes no solo de um terreno que contempla 270 hectares, num investimento de quase um milhão de euros por parte da Florestgal.

No local, foi realizada uma reunião prévia com o Presidente da Florestgal, José Gaspar, juntamente com as várias entidades envolvidas neste projeto.

O projeto contempla a regeneração natural de sobreiros e azinheiras, bem como a reconversão de áreas de eucaliptal para povoamentos de espécies autóctones, plantando mais de 200 mil árvores como o sobreiro, azinheira, medronheiro, freixo e lódão-bastardo. Aliado a isto, vão ainda ser recuperadas linhas de água, num projeto de alteração da natureza do território.

Tomada de posse do Diretor e da direção do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, contou com a presença do Executivo Municipal.

A cerimónia decorreu no auditório da Escola Secundária e contou com a presença dos professores, auxiliares e técnicos administrativos do Agrupamento de Escolas.

Foram entregues mais apoios financeiros a agricultores e empresários do Concelho, que apresentaram candidaturas ao programa “Figueira + Verde e Empreende + Figueira”.

Através deste programa, o Município apoia iniciativas de caráter agrícola, comercial e serviços que sejam relevantes para o desenvolvimento sustentável do Concelho, que contribuam para o fortalecimento da economia local, para a diversificação do tecido empresarial, criem novos postos de trabalho e sejam inovadoras.

O Festival Côa – Corredor das Artes passou pelo nosso Concelho com muitas e diversificadas atividades, entre música, showcooking, teatro, aulas e dança.

Um dos pontos mais altos e simbólicos deste Festival foi a inauguração, na Reserva da Faia Brava, de uma peça de arte da autoria do artista ecológico irlandês, Antony Lyons. Esta obra é inspirada pela história e pela natureza, a residência artística de Lyons constitui-se doravante como mais um ponto de interesse do território.

Este evento teve a organização Côa – Corredor das Artes Rewilding Portugal e contou com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Reunião do Conselho Estratégico do Parque Natural do Douro Internacional em Figueira de Castelo Rodrigo

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo recebeu as diversas entidades que fazem parte do Conselho Estratégico do Parque Natural do Douro Internacional para uma reunião onde foi apresentado o relatório da consulta pública da proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional, e se discutiram planos anuais de atividades, orçamentos e execuções de atividades, entre outros assuntos de relevo.

BigBand Sound of Science

No âmbito do seu 20.º aniversário, a banda de jazz Bigband Sound of Science passou por Figueira de Castelo Rodrigo e atuou no Largo Mateus de Castro.

Este grupo, dirigido por Guus Tangelder, é composto por investigadores, estudantes e professores da Universidade de Wageningen, dos Países Baixos, e proporcionou um concerto intimista para quem quis apreciar uma manhã diferente com muito jazz e animação.

XXIV Slalom Castelo Rodrigo trouxe dois dias de adrenalina e espetáculo automóvel ao Concelho

A Grande Perícia Automóvel voltou à vila de Figueira de Castelo Rodrigo, com o Estádio Municipal a ser palco do primeiro de dois dias de espetáculo em quatro rodas, com a realização do XXIV Slalom Castelo Rodrigo.

Numa noite caraterística de verão, o público deslocou-se ao Estádio Municipal e os pilotos corresponderam e deram espetáculo pela noite dentro, onde não faltou a adrenalina e o cheiro a pneu queimado, com muita velocidade e algumas acrobacias.

No segundo dia repleto de adrenalina em quatro rodas em Figueira de Castelo Rodrigo, dezenas de pilotos disputara a 4ª Grande Perícia Automóvel, com um percurso diferente na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.

A rainha das perícias contou com uma enorme moldura humana, que apreciou a técnica e os barulhos dos motores dos diversos carros participantes, que contou com um grande número de pilotos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo recebido os devidos créditos e prémios pela sua prestação.

Decorreu na Casa da Cultura uma sessão debate com a temática “Castelos do Côa 2030”, onde se procuraram estratégias para o desenvolvimento sustentável e integrado da região.

Esta sessão, organizada pela RAIA HISTÓRICA com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, recolheu o feedback e sugestões de diversos agentes económicos e representantes de várias instituições do concelho, ajudando a tentar encontrar novos caminhos e mais investimento para o território.

Reunião do Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal

Esteve reunido o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O objetivo deste órgão é contribuir para gestão e exploração dos recursos cinegéticos, por forma a propiciar que o fomento cinegético e o exercício da caça, bem como a conservação da fauna, constituam uma importante ferramenta para a gestão da natureza e um excelente impulsionador para o desenvolvimento do meio rural.

Dia dos Avós – Dia do Orgulho Sénior

O Largo Mateus de Castro foi o epicentro do Orgulho Sénior de Figueira de Castelo Rodrigo, recebendo centenas de pessoas que se juntaram para celebrar o Dia dos Avós.

Foi uma tarde de muita socialização e animação, com conversas, música e dança.

A Câmara Municipal continua a apostar no envelhecimento ativo e a estar perto da comunidade sénior, assinalando o papel relevante que os avós têm nas famílias e no nosso quotidiano.

Verão Desportivo

O Verão Desportivo foi mais uma vez organizado pela Câmara Municipal, numa aposta que que se tornou num sucesso para as cerca de duas centenas de crianças e jovens do concelho que participaram na edição deste ano.

Durante o mês de julho, o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo, recebeu as crianças e jovens que conviveram e se divertiram em atividades desportivas, recreativas, educativas, culturais, ambientais e com intercâmbios com outros Concelhos e algumas visitas.

O último dia ficou marcado por muita animação, boa disposição, convívio e muitos sorrisos, numa festa especial com insufláveis, festa da espuma e outras surpresas.

 

agosto

Observação do céu em Castelo Rodrigo

Foi levada a cabo uma noite de observação do céu da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo com telescópio, com o astrónomo José Matos.

A iniciativa decorreu numa parceria entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Côa Parque e faz parte das ações levadas a cabo pelo projeto Ciência Viva no Verão.

BUPI | Descentralização do atendimento nas Freguesias

Os técnicos do Balcão Único do Prédio (BUPI) da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vão percorrer as freguesias do concelho, durante os meses de agosto e setembro.

O atendimento tem como objetivo sensibilizar os proprietários e identificar e registar os prédios rústicos, através da representação gráfica georreferenciada, assim como esclarecer dúvidas sobre este processo.

Além dos postos das Freguesias, os postos municipais continuam a funcionar normalmente nos horários habituais.

Visita do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas às obras de reflorestação na encosta da Serra da Marofa

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, acompanhou-me, juntamente com o Presidente da Florestgal e das Diretoras Regionais do ICNF do Norte e do Centro, e dos respetivos técnicos, numa visita às obras de reflorestação e combate à desertificação que estão a decorrer na Quinta da Moreirola, situada na encosta sul da Serra da Marofa.

Esta visita permitiu perceber o que está a ser realizado neste investimento de quase um milhão de euros por parte da Florestgal, que contempla 270 hectares, onde se irá rearborizar e promover o aumento da fixação de carbono e nutrientes no solo dos terrenos, bem como a plantação de mais de 200 mil árvores e a recuperação de linhas de água.

Figueira de Castelo Rodrigo já tem o seu Photopoint

A nossa vila tem, desde 3 de agosto, o seu Photopoint disponível para todos, onde se destacam as letras do nome de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo uma das emblemáticas fontes do jardim como pano de fundo.

Este novo ponto de paragem obrigatória no concelho, localizado no Largo Serpa Pinto, vai permitir aos moradores e visitantes tirarem fotografias e levarem o nome de Figueira de Castelo Rodrigo a todas as latitudes. Torna-se ainda mais importante por estar concluído nesta época de verão, com os nossos emigrantes a regressar nesta altura.

Rotunda da Marofa e ilhas adjacentes requalificadas, com a aplicação de novas britas e um conjunto escultórico alusivo aos produtos endógenos do nosso concelho.

Foram terminados os trabalhos de eletrificação e destapadas as esculturas. Foi mais uma obra que avançou e mais uma requalificação concluída.

Exposição de Pintura de Isabel Chegão em Escalhão, com a presença do Executivo Municipal, na Casa da Freguesia de Escalhão.

A autora, que viveu em Escalhão vários anos e se confessou apaixonada por esta terra, expôs dezenas de obras, empregando diversos materiais e técnicas, captando vários estados de espírito, a natureza e ainda a essência de alguns locais icónicos da aldeia de Escalhão.

Totem de boas-vindas instalado na entrada da Capelinha

A entrada de Figueira de Castelo Rodrigo, junto à Capelinha, já tem instalado um Totem de boas-vindas para todos os que visitam a vila pela primeira vez ou que regressam por esta via.

A instalação ganha ainda mais importância por ser feita em “granito amarelo figueira”, um material único e tradicional do concelho, ajudando a valorizar, ainda mais, o que de bom existe no nosso território.

Réplica aumentada da placa “Best Tourism Villages” em Castelo Rodrigo

Foi descerrada a placa “Best Tourism Villages” entregue a Castelo Rodrigo pela Organização Mundial do Turismo, em tamanho ampliado e que está disponível para todos os visitantes apreciarem numa das entradas da Aldeia Histórica, na rotunda ao lado do Ecoparque.

Com isto, valoriza-se, ainda mais, este prémio entregue pela Organização Mundial do Turismo e que tem vindo a aumentar o número de turistas em Castelo Rodrigo, dando-lhe, também, mais responsabilidade na sua manutenção e gestão.

Festas da Vila trouxeram milhares de pessoas ao concelho

As Festas da Vila tiveram lugar de 11 a 14 de agosto e ultrapassaram todas as nossas melhores expetativas. Primeiro no número de expositores e tasquinhas e depois na adesão do público aos concertos e animação no Largo Serpa Pinto todas as noites.

Um destaque especial para o Dia dos Idades, um dos dias mais aguardados pelos Figueirenses, que juntou no desfile um número ainda maior que no ano passado, numa tarde de muito convívio e reencontros.

“Um copo de vinho à luz das estrelas”

A Quinta da Biaia e a Quinta do Cardo acolheram eventos do ciclo “Um copo de vinho à luz das estrelas”.

Foi possível desfrutar do céu escuro do nosso território enquanto se saboreou um delicioso copo de vinho.

Assinatura do contrato-programa com o Ginásio Clube Figueirense para a época 23/23

A Câmara Municipal assinou um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Ginásio Clube Figueirense, na sua sede, referente à época desportiva 2023/2024.

Com este apoio, a autarquia continua a promover e a fomentar a prática desportiva para os mais jovens em Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com o Ginásio Clube Figueirense, instituição com mais de cem anos de atividade, e que é um dos embaixadores do concelho no panorama distrital e regional.

“Baile do Emigrante” com animação da Renovação 3

Como é tradição, a feira de ano marcou o dia do “Baile do Emigrante”, na despedia de muitos dos filhos da terra que voltam aos países onde se encontram, depois do merecido descanso.

Trabalhos de tratamento das árvores do Largo Mateus de Castro

Foram levados a cabo trabalhos de tratamento nas tílias, no Largo Mateus de Castro, com o intuito de minimizar os danos causados pelo ataque de insetos nocivos que, se alimentam da sua seiva, causando fragilidades nas árvores e que libertam uma substância colante, “melada”, que flui para o piso e objetos circundantes à árvore afetada.

O tratamento é realizado por endoterapia, numa aplicação de microinjeção no tronco das árvores, totalmente inofensivo às plantas e animais.

 

setembro

Centro de Recolha de Animais de Figueira de Castelo Rodrigo em fase de conclusão

As obras de requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, já se encontram praticamente concluídas.

Com estas intervenções, esta importante infraestrutura municipal ficará mais ampla e dotada com mais valências e melhores condições para os animais, adequando o equipamento às exigências sanitárias e logísticas dos animais.

Pintura da Cegonha do Largo Dr. Vilhena

Procedeu-se à pintura da estátua da Cegonha e ao arranjo do chafariz, que há largos anos faz parte da paisagem e adorno do Largo Dr. Vilhena, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Campanha Nacional de Acolhimento Familiar

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo associou-se à campanha de sensibilização para o acolhimento familiar, promovida pelo Instituto da Segurança Social, sob o mote: “Há muitas crianças a sonhar consigo. A sonhar com uma família de acolhimento. Não deixe o sonho à porta”.

Esta campanha visa sensibilizar e captar potenciais candidatos a família de acolhimento de crianças e jovens privadas de cuidados parentais adequados.

União de Freguesias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo com polidesportivos requalificados

A União de Freguesias de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo procedeu recentemente à requalificação dos polidesportivos de Algodres e de Vilar de Amargo.

Os polidesportivos foram pintados, o piso foi arranjado e foram ainda efetuadas as respetivas marcações.

Esta requalificação veio dar uma nova vida a estes equipamentos que visam incentivar a prática desportiva, dando melhores condições a quem deles usufrui.

A “Igualdade no contexto Rural Ibérico” esteve em debate em Figueira de Castelo Rodrigo

As questões de igualdade e de inclusão no meio rural na Península Ibérica foram debatidas no Auditório da Casa da Cultura.

A igualdade de género e não descriminação é um tema, ao qual o Município dá prioridade, reconhecendo a importância que tem no desenvolvimento local.

O colóquio “Igualdade no Contexto Rural Ibérico” contou com a presença do Vice-Presidente, Alfeu Nascimento, e da Vereadora, Lígia Teixeira Lopes e de vários oradores, portugueses e espanhóis, ligados à temática.

No final, os participantes realizaram uma visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo.

Regresso às aulas dos alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

Já iniciou o ano letivo 2023/2024 para todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

A cerimónia de boas vindas decorreu na Escola Secundária, onde foram atribuídos os Diplomas do Quadro de Valor e de Excelência, destacando e valorizando o desempenho escolar dos alunos.

A iniciativa contou com a presença da Vereadora com o pelouro da educação, Lígia Teixeira Lopes, e da Presidente da Assembleia Municipal, Sandra Monique Pereira, juntamente com os membros da Direção do Agrupamento de Escolas.

A Vereadora desejou um excelente ano letivo a toda a comunidade escolar.

Câmara vai substituir iluminação cénica em Castelo Rodrigo e na Ponte de Barca D’Alva

Depois de uma candidatura aprovada ao Programa Operacional do Centro, no valor de 244 856,54€, a empreitada para a substituição de iluminação cénica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e na Ponte Almirante Sarmento Rodrigues, em Barca d’ Alva, para tecnologia LED, já foi adjudicada e as obras vão iniciar brevemente.

O objetivo é a requalificação da iluminação, substituindo as luminárias existentes por outras mais eficientes com tecnologia LED, que vai permitir a redução da pegada ecológica, melhorar os níveis de iluminação existentes, bem como diminuir os custos de consumo e manutenção.

Este é um investimento importante visto tratar-se de dois dos maiores polos turísticos do concelho, que em breve irão ser ainda mais atrativos no período noturno, devido ao efeito cénico que a iluminação vai proporcionar.

Assinatura de contratos com Professores das AEC

O Executivo Municipal recebeu o grupo de professores que vai integrar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para o ano letivo 2023/2024, tendo assinado os restivos contratos.

Este tipo de atividades são um complemento para os alunos, fomentando o sucesso educativo, funcionando também como forma de qualificar os tempos de permanência das crianças nas escolas.

Receção de boas-vindas aos professores do Agrupamento de Escolas

Decorreu a receção aos professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, que vão lecionar no ano letivo de 2023/2024.

O Executivo Municipal deu as boas-vindas a todos os docentes, no Auditório da Escola Secundária, endereçando votos de um ano bastante produtivo, traduzindo-se num ensino de qualidade e no sucesso escolar presente e futuro das crianças e jovens do Concelho, reiterando que o Município continua a trabalhar, todos os dias, pelo interesse do ensino e educação, proporcionando as melhores condições aos alunos, professores e pessoal não docente.

O programa terminou com uma prova de vinhos na Quinta da Biaia.

Semana Europeia da Mobilidade

Para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, inserido na Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com o apoio do Agrupamento de Escolas, realizou esta tarde um passeio de bicicleta por algumas artérias da vila.

Uma atividade que pretendeu consciencializar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável e promover a mudança de comportamentos, nomeadamente com o incentivo à utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes.

IV Encontro Transfronteiriço de Património

O Presidente da Câmara Municipal participou na sessão de abertura do IV Encontro Transfronteiriço de Património, realizado em Escalhão e La Fregeneda, que coincide com as celebrações das Jornadas Europeias do Património.

De destacar a presença do escritor Richard Zimler, autor do livro “A Aldeia das Almas Desaparecidas”, que relata os efeitos devastadores da intolerância religiosa e perseguição na aldeia de Castelo Rodrigo e povoações vizinhas, no Séc. XVII, a quem o Presidente da Câmara Municipal entregou uma lembrança da autarquia como forma de agradecimento e reconhecimento pela sua obra e por levar o nome do Concelho a várias latitudes.

O objetivo deste evento é a reunião de pessoas e associações com as comunidades raianas, que têm trabalhado sobre o tema da cultura na raia, tendo sido organizado pela RIBACVDANA – Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, contando com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, da Junta de Freguesia de Escalhão e do Ayuntamiento de La Fregeneda.

Celebrações do 112.º aniversário dos Bombeiros Voluntários Figueirenses

O Executivo Municipal participou nas celebrações dos 112 anos dos Bombeiros Voluntários Figueirenses.

A manhã começou com a inauguração das obras de reabilitação do pavilhão multifunções, onde foi substituída toda a cobertura, pintadas as paredes, zonas adjacentes e substituídas ainda as portas e outros acessórios. Uma empreitada que contou com o apoio da autarquia.

O dia continuou com a Sessão Solene, no Salão Nobre da associação, completamente cheio, onde o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, usou da palavra, agradecendo o trabalho realizado por esta importante associação e pelos seus bombeiros, enaltecendo a coragem e dedicação em prol da população do Concelho, reforçando a importância que os Bombeiros Voluntários têm e que o Município será sempre um parceiro desta instituição.

Foram ainda atribuídas distinções honoríficas aos bombeiros e bombeiras desta corporação, bem como a pessoas e entidades pela sua dedicação em prol da população.

As festividades terminaram com a Missa na Igreja Matriz e com a bênção dos capacetes e de uma ambulância.

Apresentação das equipas do Ginásio Clube Figueirense

Foram apresentadas todas as equipas dos escalões de formação do Ginásio Clube Figueirense “Oficial”, bem como a equipa sénior, para a época 2023/2024.

O Executivo Municipal e a Presidente da Assembleia Municipal estiveram presentes e fizeram questão de cumprimentar todos os atletas e staff técnico das camadas jovens e equipa sénior que irão defender as cores do Ginásio Clube Figueirense nas diversas provas, desejando-lhes sorte e sucesso na época desportiva que agora se avizinha.

Figueira de Castelo Rodrigo recebe intercâmbio de jovens europeus

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal e Siega Verde, em Espanha, vão receber a visita de jovens e técnicos de juventude provenientes de vários países da Europa em novembro.

A iniciativa acontece no âmbito de dois projetos Erasmus +, o Projeto Let´s Connect You(th), que vai decorrer de 6 a 10 de novembro, e o Projeto Empowering You(th), de 20 a 24 de novembro.

Comemoração do Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo associou-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, durante dois dias, com várias iniciativas.

No primeiro dia, o Concelho recebeu a visita de mais de 100 alunos da área de Turismo do ISCET, dando-lhes a possibilidade de explorar a dinâmica turística do território. Dentro desta visita, foi contemplada a passagem por Barca d’Alva, Castelo Rodrigo e Freixeda do Torrão, servindo para os alunos conhecerem o nosso património edificado e ambiental, proporcionando-lhes uma experiência diferente.

No segundo dia, as entradas e visitas guiadas foram gratuitas para todos os visitantes no Palácio Cristóvão de Moura, Mosteiro de Santa Maria de Aguiar e Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo.

Câmara instalou primeiras empresas no Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial de Figueira de Castelo Rodrigo

Concluídas as obras no Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial de Figueira de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, entregou as chaves dos pavilhões aos primeiros empresários que se vão instalar nos pavilhões localizados na Zona Industrial de Figueira de Castelo Rodrigo, assinando os respetivos contratos de arrendamento.

Cada pavilhão tem cerca de 300m2, sendo compostos por uma área de serviços, escritório, arrumos e casa de banho. Nesta primeira fase, as empresas que se vão instalar neste centro estão ligadas ao fabrico de mobiliário de madeira, reparação elétrica de equipamentos agrícolas e industriais e serralharia civil.

Para além do previsto no projeto inicial, e depois de concluídas as obras de eletrificação de todos os pavilhões, esta infraestrutura destinada às empresas foi ainda complementada com a construção de muros na zona da entrada principal e a instalação de um portão de acesso comum a este equipamento.

Foi também construído um anexo para a colocação dos contadores elétricos de cada espaço arrendado e foi também arranjada a zona envolvente da entrada do Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial.

Escola de Natação de Figueira de Castelo Rodrigo aberta

A Escola de Natação de Figueira de Castelo Rodrigo iniciou mais um ano de aulas de natação, no complexo das Piscinas Municipais, com categorias para todas as idades.

Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo recebeu espólio pertencente a Pedro Jacques de Magalhães

A Vereadora com o Pelouro da Cultura, Lígia Teixeira Lopes, recebeu, no CIBCR – Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, a Dra. Teresa Cabedo, familiar do General Pedro Jacques de Magalhães, 1.º Visconde de Fonte Arcada, que gentilmente cedeu ao Centro Interpretativo um vasto espólio pertencente à família, nomeadamente:

Um retrato em pintura a óleo com moldura;

Uma pasta contendo Cartas Régias;

Uma pasta contendo Mercês, Registos e Certidões;

Uma pasta contendo correspondência e Genealogia;

Uma folha de legitimação e Árvore Genealógica dos Viscondes de Fonte Arcada;

Um livro de Genealogia de Sr. João António Jacques de Magalhães.

O espólio acima elencado fica, agora, à guarda do CIBCR, contribuindo para enriquecer ainda mais o seu acervo documental e histórico, aumentando a sua atratividade para os visitantes.

 

outubro

 

Projeto “Diabetes em Movimento” iniciou em Figueira de Castelo Rodrigo

Já começou o projeto “Diabetes em Movimento” em Figueira de Castelo Rodrigo, numa sessão de esclarecimento levada a cabo no auditório do Pavilhão dos Desportos, uma parceria entre o Município, o Centro de Saúde Local e a ULS Guarda, que tem como principal objetivo promover a prática de exercício físico comunitário para pessoas com diabetes tipo 2.

“Diabetes em Movimento” é um projeto coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com o apoio da Câmara Municipal, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Este programa, multidisciplinar e multicomponente, vai ser implementado de outubro a junho em ciclos de nove meses, com três sessões semanais de exercício físico, durando aproximadamente 90 minutos cada, em grupo, tendo lugar no Pavilhão dos Desportos. Estas sessões serão supervisionadas por Técnicos de Desporto e Enfermeiros.

Câmara Municipal já atribuiu apoios à natalidade a 55 famílias nos últimos dois anos

Foram entregues mais apoios à natalidade, numa aposta contínua em políticas sociais que visam melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Nos últimos dois anos, o Município tem apoiado as famílias e a incentivar a natalidade, tendo sido atribuídos 55 apoios à natalidade às famílias que tiveram filhos no Concelho.

Este apoio visa fazer face às primeiras despesas dos pais, relativas aos bens essenciais para os bebés, com a Câmara Municipal a garantir, ao mesmo tempo, celeridade nos processos, mantendo o compromisso com a valorização e o suporte às famílias do Concelho.

Academia Figueira Sénior iniciou novo ano letivo

A Academia Figueira Sénior abriu portas para o ano letivo 2023/2024, numa cerimónia onde o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Lígia Teixeira Lopes, estiveram presentes, juntando-se a alunos e professores neste primeiro dia.

Durante a sessão de abertura, deram-se as boas-vindas a todos os novos alunos e aos que continuam do ano anterior. Foram ainda traçados objetivos para este ano letivo. O Presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção, destacou a importância que a Academia Figueira Sénior tem no concelho, uma iniciativa que permite um envelhecimento ativo e saudável, permitindo ainda a partilha de conhecimento e experiências de vida, bem como a socialização tão importante na nossa sociedade.

Dia do Professor comemorado pelo Município

O Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora com o pelouro da Educação e a Presidente da Assembleia Municipal receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, toda a comunidade escolar, Professores e Auxiliares de Ação Educativa do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e de todos os estabelecimentos de ensino privado do Concelho, celebrando o Dia do Professor.

Em jeito de boas-vindas e homenagem, uma vez que o ano letivo teve início há poucos dias, o Presidente Carlos Condesso, parabenizou todos os professores, que através dos seus ensinamentos, todos os dias, com dedicação, esforço e paixão, cuidam das mentes do amanhã, contribuindo para um futuro melhor para as nossas crianças, adolescentes e jovens. Já no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, o Município ofereceu a todos um lanche volante ao som de boa música e muito convívio.

Câmara Municipal abriu candidaturas às bolsas de estudo e aumentou o apoio aos estudantes do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigou voltou a aumentar o valor das bolsas de estudo atribuídas aos estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no ano letivo 2023/2024, de acordo com índice de preços do consumidor feito no Instituto Nacional de Estatística.

Depois de um aumento para 746,11 euros no ano passado, valor que não era alterado desde 2011, a Câmara Municipal aumentou novamente este apoio para os 804,53 euros por estudante, num aumento de praticamente 8% em relação ao ano anterior.

Geminação Figueira de Castelo Rodrigo – Wissous

No âmbito da geminação entre Figueira de Castelo Rodrigo e a localidade Francesa de Wissous, o novo Presidente da Câmara, Florian Gallant, convidou Presidente Carlos Condesso, e uma pequena delegação da Câmara, com o objetivo de reforçarem a cooperação e os laços de amizade entre as duas localidades e ainda para participarem, com figueirenses e emigrantes de outras localidades portuguesas, na “Festa de Geminação”.

O Presidente da Câmara, e a restante delegação, foram recebidos na Câmara de Wissous, e fizeram uma visita à Associação Franco Portuguesa, cujo presidente é o Figueirense, Filipe Marquês.

Mais de 150 munícipes já foram operados às cataratas de forma gratuita

Foram operados mais 11 munícipes às cataratas, ao abrigo do protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”.

O grupo foi recebido pelo Executivo Municipal que endereçou palavras de conforto e tranquilidade em relação ao processo pelo qual vão passar durante a operação e no pós-operação. A autarquia Figueirense já conseguiu ajudar cerca de centena e meia de munícipes do concelho que sofriam com este problema de visão.

Figueira de Castelo Rodrigo dispõe de dois pontos “BIKE STATION”

No âmbito da implementação da Grande Rota do Douro Internacional e Douro Vinhateiro, foram instalados os equipamentos de manutenção de bicicletas (Bike Station), no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, estando já disponíveis para ser utilizadas no Ecoparque de Castelo Rodrigo e junto ao anfiteatro ao ar livre, em frente do Pavilhão dos Desportos da Vila. Será ainda colocada uma 3ª “Bike Station” aquando da remodelação do Posto de Turismo de Barca D’Alva e da sua envolvente.

Trata-se de equipamentos para apoio aos ciclistas constituídos com os apetrechos necessários para a manutenção e reparação de bicicletas (lavagem, enchimento de pneus, ferramentas de reparação), ponto de água para consumo humano e pontos de carregamento de bicicletas elétricas.

Espetáculos de Música de Câmara e Património

A Igreja Matriz de Reigada e o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo receberam concertos de música de câmara.

Os espetáculos, inseridos no âmbito do projeto “Ópera na Academia e na Cidade”, integraram a programação cultural da Associação de Municípios do Douro Superior, da qual o Município de Figueira de Castelo Rodrigo é parte integrante.

Os Solistas da Ópera na Academia e na Cidade interpretaram obras de renome internacional, onde se destacaram temas de Mozart e Boccherini.