Barca d’Alva com excelentes condições para a prática da canoagem

Barca d’Alva foi o local escolhido pelo Clube Náutico de Crestuma para um estágio de preparação para os Campeonatos Nacionais de Canoagem do próximo ano de 2012.
Para além do treino em pleno Rio Douro, o clube histórico de Crestuma (Vila Nova de Gaia) contou com o apoio inequívoco por parte da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, usufruindo das instalações desportivas municipais (nomeadamente através do estádio, das piscinas e do ginásio de manutenção).
Este segundo estágio em terras figueirenses, que se realizou entre os passados dias 17 e 21 de Dezembro, contou com a presença de cerca de 30 atletas de vários escalões etários, alguns dos quais representantes das seleções nacionais e campeões nacionais da modalidade.
Este apoio por parte da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vem no seguimento da aposta nos desportos fluviais que a autarquia tem levado a cabo. Do ponto de vista das infraestruturas, está previsto para 2012 a inauguração do Centro Náutico de Barca D’Alva, um projeto que resulta da requalificação da antiga escola primária da aldeia, localizada a cerca de 200 metros do Cais Fluvial. Deste modo, estarão reunidas as condições para que Barca d’Alva, e por conseguinte Figueira de Castelo Rodrigo, se transforme num pólo de atratividade desportiva, quer para a realização de estágios técnicos, quer para a realização de provas, nomeadamente de canoagem ou de outros desportos fluviais.