Câmara Municipal apoia formação para novos Tripulantes de Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários Figueirenses
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, numa ótica de manter o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, vai apoiar financeiramente a formação de seis novos membros dos Bombeiros Voluntários Figueirenses como TAS – Tripulantes de Ambulância de Socorro. Este apoio surge em resposta à carência de elementos com esta qualificação nesta associação, evidenciando a necessidade de reforçar o atendimento pré-hospitalar aos cidadãos do concelho.
A formação destes bombeiros representa uma sinergia que beneficia simultaneamente a comunidade, a associação e os próprios formandos. Este reforço irá aumentar a disponibilidade de profissionais habilitados para atuar em emergências, garantir uma resposta mais rápida e eficaz e reduzir o cansaço das equipas já qualificadas para este tipo de serviço. A elevada dispersão geográfica da população concelhia e a estrutura etária envelhecida do concelho, bem como a distância até à ULS da Guarda, têm levado ao aumento significativo dos percursos de transporte de doentes, o que torna ainda mais crucial a presença de uma equipa reforçada e qualificada.
Este investimento da Câmara Municipal traduz-se em bombeiros mais preparados para lidar com diversas situações de emergência, o que contribuirá para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e para proteger as instituições e a população abrangida pela área de atuação dos Bombeiros Voluntários. O apoio da autarquia reflete um compromisso contínuo com a promoção de uma comunidade mais segura e com serviços de emergência mais eficientes.
Para Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a importância deste “apoio à formação de Tripulantes de Ambulância de Socorro não só reforça a capacidade de resposta às emergências que ocorrem diariamente, como também garante uma maior tranquilidade aos nossos cidadãos que tantas vezes têm de se deslocar para diversas unidades hospitalares. Com isto, estamos a investir num setor ao qual damos prioridade, qualificando os nossos bombeiros para que ofereçam um serviço de excelência a todos os nossos munícipes”.