Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo recebe distinção da FPAK

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) agraciou a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, na pessoa do seu presidente, Carlos Manuel Martins Condesso, pelo contributo dado para a realização do Slalom de Castelo Rodrigo, prova organizada pelo Clube Escape Livre e que colocou no mapa do desporto automóvel o interior do país através de uma disciplina espetacular.

O Slalom de Castelo Rodrigo é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre desde 1999. A jornada beirã do Campeonato de Portugal de Perícias rapidamente se impôs no panorama das perícias em Portugal graças à perpétua evolução do traçado da prova e da sua organização.

O decisivo contributo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo no apoio ao evento é, agora, reconhecido com esta distinção da FPAK à prova da disciplina que mais público arrasta ano após ano. E que é, claramente, uma das preferidas dos pilotos que marcam presença em grande número, justificando de forma clara o epíteto de “Rainha das Perícias”.

Paralelamente a esta distinção feita à edilidade beirã, a FPAK não deixou passar em claro o extraordinário trabalho feito pelo Clube Escape Livre, um dos mais antigos associado da federação, na organização, ao longo de mais de duas décadas, do Slalom de Castelo Rodrigo.

Com esta distinção “vem a FPAK sublinhar o contributo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo na promoção do desporto automóvel no interior e, particularmente, das Perícias. Congratulamo-nos pela dedicação e profissionalismo da equipa do Clube Escape Livre e do seu presidente, Luís Celínio, na organização e promoção da prova que, muito contribuiu para a criação do competitivo e sustentado Campeonato de Portugal de Perícias”, referiu Ni Amorim, Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, agradece reconhecido a distinção da FPAK e dedica este prémio a todos quantos contribuíram para o sucesso alcançado pelo Slalom de Castelo Rodrigo ao longo destes 23 anos de existência. “Esta prova para além de ser a melhor do país, tem contribuído muito para a promoção do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e para a captação de fluxos turísticos, face ao elevado público que esta prova consegue atrair e é esse mesmo público que acaba por ser embaixador das potencialidades turísticas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. O sucesso desta prova alcançado até agora, só foi possível graças à parceria e ao profissionalismo do Clube Escape Livre e do seu timoneiro Luís Celínio que desde a primeira hora se dedicou de corpo e alma a este evento maior do desporto automóvel.”

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, refere: “Os projetos do Clube Escape Livre têm esta tendência de se prolongar no tempo. Acontece com o Programa Escape Livre que comemora 50 anos de vida, com a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 e com o Slalom de Castelo Rodrigo que já ultrapassou as duas décadas de vida. É um enorme orgulho continuar a promover a Beira Interior através da organização desta jornada mítica de uma fantástica disciplina como as Perícias e contar com o excelente apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo que merece, totalmente, esta distinção da FPAK.”