Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai homenagear o Dr Mário Salvado nos 50 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai atribuir, no próximo dia 25 de Abril, a título póstumo, a Medalha de Honra do Município, grau ouro, ao ilustre Figueirense, Dr. Mário José Pimentel Saraiva Salvado, que lhe confere o título de cidadão honorário do concelho, prestando-lhe assim a merecida homenagem e distinção.

Dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de caráter, a forma afável, abnegada, leal e íntegra com que tão insigne filho de Figueira de Castelo Rodrigo defendeu os interesses do Município, entendeu a Câmara Municipal ser o Dr. Mário José Pimentel Saraiva Salvado merecedor desta distinção, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril e por ter sido um ilustre cidadão figueirense que teve o privilégio de ser eleito para a Assembleia Constituinte, a 25 de Abril de 1975, com o objetivo de elaborar uma nova Constituição para a República Portuguesa, após a queda do Estado Novo, em resultado da Revolução do 25 de Abril de 1974.

O Dr. Mário José Pimentel Saraiva Salvado nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo a 15 de dezembro de 1931 e faleceu a 6 de janeiro de 2017. Passou a mocidade na sua terra natal, dela tendo saído para frequentar o Ensino Liceal no Liceu Nacional da Guarda.

A partir de 1952 desenvolveu a atividade de docente no ensino primário por várias localidade do país.

Em 1958, interrompe a atividade docente, para apoiar o pai na indústria de madeiras e rodas agrícolas em Figueira de Castelo Rodrigo, até 1960. Retoma a docência em Figueira de Castelo Rodrigo (1960 – 1961) e em Almofala (1961 – 1968).

Em 1974, desempenhou as funções de Reitor do Liceu Nacional da Guarda, sendo designado, durante o mesmo período como Presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, encabeçando o processo de transição do antigo Colégio Privado para a atual escola pública. Finda a transição, ingressa nos quadros da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, onde preside alguns anos ao Conselho Diretivo e leciona, no ensino secundário, de 1977 a 1992, ano em que se aposenta, com 40 anos de serviço e 60 de idade.

Exerceu também funções como Vereador da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, por dois mandatos, de 1977 a 1979 e 1983 a 1985, e ainda, exerceu funções de Presidente da Assembleia Municipal por três mandatos, de 2002 a 2005, de 2005 a 2009 e 2009 a 2012.

Por deliberação da Assembleia da República de 31 de março de 2016, foi-lhe também atribuído o título de Deputado Honorário.

A homenagem e a atribuição da medalha à sua esposa, Dª Irene Salvado e família, decorrerá na Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, que vai ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 10.30h, do Dia da Liberdade.