Feriado Municipal (24)

Comemorações do Feriado Municipal

As celebrações do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que evocam os 359 anos da Batalha de Castelo Rodrigo, principiaram, com a cerimónia do Hastear da Bandeira a ter lugar ao som do Hino Nacional, nos Paços do Concelho. As cerimónias continuaram com a Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que esteve totalmente cheio.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, usou da palavra, afirmando que os valores dos nossos antepassados na Batalha de Castelo Rodrigo se mantêm atuais, com novos desafios, mas também muitas oportunidades que não podem ser abandonadas, sendo tempo de semear no presente para colher no futuro, apelando à coesão e ao trabalho em sinergia nacional, para que se afirme, definitivamente, o potencial do nosso território.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, também usou da palavra, realçando o trabalho que tem vindo a ser realizado para se atraírem mais investimentos e visitantes, reforçando a importância que o turismo tem para o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e para a região.

Um dos pontos altos da Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal foi a homenagem e entrega de Medalhas de Excelência e Dedicação aos funcionários da Câmara Municipal aposentados e funcionários falecidos, a título póstumo, representados por familiares.

Após a Sessão Solene, no Largo Serpa Pinto, foram inauguradas as obras de conservação e restauro do histórico “Chafariz dos Pretos”. Um dos ícones da paisagem urbanística da vila, construído na segunda metade do séc. XIX, ganhou agora uma nova vida, depois de vários anos num estado avançado de degradação.

De seguida, já na Aldeia Histórica, foi inaugurado o Ecoparque de Castelo Rodrigo, um local destinado a viaturas ligeiras e autocaravanas, melhorando a mobilidade de quem visita esta lugar.

A celebração do Feriado Municipal cumpriu o protocolo com a deposição de uma coroa de flores na Cruz de Pedro Jacques de Magalhães, em Mata de Lobos, perto dos Campos da Salgadela.