O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, tem sido nos últimos tempos, palco de diversos concertos de música clássica. Este tipo de iniciativas levadas a cabo pelo Executivo local, têm como objetivo possibilitar aos Munícipes experiências únicas e diferentes, promovendo e utilizando em simultâneo, o valor arquitetónico, cultural e histórico de diversos espaços da região. Assim e tal como é do conhecimento público, o Concelho possui uma grande riqueza patrimonial, sendo várias as estruturas passíveis de acolher um evento deste tipo.

Nos passados dias 20 e 27 de junho, sob o mote «Em junho os clássicos vêm ao interior», foram realizadas mais duas iniciativas musicais. A primeira, realizada no dia 20 de junho na fantástica Igreja Matriz da freguesia de Escalhão, brindou os presentes com interpretações de Mozart, Vivaldi e Boccherini, interpretados pelo brilhante quarteto de cordas «Bach`us». Relativamente à segunda atividade, viria a decorrer no dia 27 de junho no sumptuoso Convento de Santa Maria de Aguiar, onde foram ouvidas melodias de Piazzola, Strauss e danças hungaras de Brahms.

Mencione-se ainda, não apenas a grande qualidade musical evidenciada pelo quarteto de cordas «Bach`us» e respetiva Orquestra, como também a enorme adesão de público que se fez sentir, em ambas as sessões. Sem dúvida, estes são momentos que ficam na memória dos presentes e que valorizam ainda mais, o já extenso e inestimável património deste bonito Concelho.