Construção de Passeio Ribeirinho vai ligar Rio Douro à foz do Águeda

Esta intervenção levada a cabo pela autarquia Figueirense tem por objectivo criar em Barca d’Alva mais uma excelente zona de lazer com vista panorâmica sobre o Rio Douro, complementando assim a beleza desta localidade inserida no Parque Natural do Douro Internacional, ao mesmo tempo que revitaliza um antigo caminho que vai desde o cais turístico-fluvial à Ponte Internacional que liga Portugal a Espanha. São cerca de dois mil metros de percurso pedestre que vão permitir aos residentes e aos muitos milhares de turistas que passam por Barca d’Alva, o contacto com a natureza, podendo contemplar de bem perto, os Rios Douro e Águeda, que correm mesmo ali ao lado.

Este projecto contempla áreas para a prática de actividades físicas e de lazer e ainda um circuito para a prática de BTT. Ao longo do percurso, está prevista a plantação de várias árvores de pequeno porte, características da região, assim como serão também colocados bancos de granito e construídas duas pérgulas em madeira.

Face aos grandes investimentos levados a cabo pela autarquia figueirense, Barca d’Alva é hoje um importante pólo para o desenvolvimento turístico da região, onde desembarcam anualmente no cais turístico-fluvial cerca de quarenta mil turistas, vindos dos cruzeiros efectuados no Douro.

Esta localidade possui ainda magníficas paisagens naturais, tornando-se mais bela pelo bonito panorama que conferem as amendoeiras em flor, nos meses de Fevereiro e Março.