Críticos e Especialistas de Vinhos em Figueira de Castelo Rodrigo

A jornada começou na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, pelas 11h00, onde os participantes se deslumbraram com a riqueza patrimonial e histórica do local.

Seguidamente, a comitiva foi recebida no Convento de Aguiar, onde a organização preparou uma “prova aberta” com cerca de uma dezena de produtores. Num ambiente informal e descontraído, foram postos à prova as últimas novidades de vários produtores, sendo que para algumas referências em vinhos brancos e rosés do ano de 2010 era exactamente a primeira vez que estavam disponíveis para prova.

Depois da prova de vinhos, e enquanto se deliciavam com as instalações do Convento de Aguiar, os elementos da comitiva conheceram um pouco mais dos prazeres gastronómicos figueirenses, com os doces, biscoitos e amêndoas da Geninha, uma doceira de Figueira de Castelo Rodrigo, reconhecida por todo o país pelos seus “pecados em forma de doce”.

Como culminar desta passagem por Figueira de Castelo Rodrigo, seguiu-se o almoço no restaurante Lagar, em Escalhão. Este restaurante, onde antigamente se encontrava um verdadeiro lagar de azeite, serviu como uma “aula de História” aos visitantes, com um “regresso ao passado”com os utensílios utilizados na produção de azeite expostos pelas paredes do restaurante, no que resultou em bastantes fotografias tiradas pelos presentes.

Da parte de tarde, o grupo seguiu nesta viagem por terras da Beira Interior, tendo como destino Trancoso.

Esta visita, inserida no IV Concurso de Vinhos da Beira Interior, foi organizada pelo NERCAB – Núcleo Empresarial da Região de Castelo Branco, em conjunto com o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda e da CVRBI – Comissão Vitivinícola da Beira Interior, contando o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo .