Divulgação de Apoios à Inovação, Empregabilidade e Empreendedorismo

O Município ciente das dificuldades em que a nossa economia se encontra, colocou em marcha um conjunto de apoios como forma de minimizar a crise que afecta cada vez mais os empresários do Concelho.
Neste evento presidido pelo autarca Figueirense, esteve como convidado de honra o Dr. Miguel Cadilhe. Na abertura do seminário usou da palavra António Edmundo, que num discurso profundamente realista, tendo em conta a actual situação económica do país, salientou entre outros aspectos, a importância destes apoios, que aparecem “como forma de auxílio a todos os novos projectos que se querem desenvolver, seja pela mão de jovens empreendedores, seja pelos empresários com mais experiência e que possuam iniciativa e o desejo de arriscar com toda a seriedade”.
Segundo António Edmundo, o pacote de medidas em curso visa “estimular todos aqueles que desejam criar o seu próprio emprego e os que já laboram nas diversas áreas, que estão ao alcance de quem quer investir na sua terra e nas suas gentes, para que se possa desenvolver e valorizar aquilo que é nosso, como o nosso azeite, a nossa amêndoa, o nosso granito”
De seguida, Miguel Cadilhe transmitiu através da enorme experiência de vida profissional que “projectos como estes têm de ser enaltecidos e levados em conta”. Com simpatia agradeceu a visita guiada pelo concelho, engrandecendo tudo aquilo que vislumbrou, chegando mesmo a afirmar que “Figueira de Castelo Rodrigo é uma terra onde se pode viver” que possui “grau superior a algumas cidades”, bem como “equipamento público do melhor”. Miguel Cadilhe referiu ainda da necessidade de todos terem de possuir um elevado bom senso aquando da realização de qualquer investimento, pois apesar de todo o pacote de medidas de ajudas, há sempre que ter em conta a actual situação económica, e a função financeira que está aliada a qualquer investimento. Com o lema de quem arrisca é jovem, independentemente da idade, mencionou que “Figueira de Castelo Rodrigo possui um exemplar sistema de incentivos”. Terminou a sua comunicação com dois desejos: o primeiro “desejo que Figueira continue na tendência que tem seguido” e o segundo que a linha do Douro volte a funcionar, dando ainda mais vida a Barca d’Alva, rematando com a afirmação “porque a linha do Douro deve ser Património da Humanidade”.
Seguidamente foi protagonizada uma apresentação explicativa do funcionamento do programa de apoios, intitulada “Divulgação de Apoios Empreendedorismo e Empregabilidade” conduzida por Paulo Langrouva, onde entre muitos assuntos e dados, foram acima de tudo explanados os apoios e as infra-estruturas existentes no Ninho de Empresas.
Este seminário culminou com uma sessão de perguntas e respostas efectuadas entre os oradores e os empresários do Concelho.