Encontro de Educação “A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro”

Figueira de Castelo Rodrigo junta Alunos, Professores e Especialistas para promover práticas Educativas Inovadoras

Figueira de Castelo Rodrigo acolhe, nos dias 7 e 8 de junho, o Encontro de Educação “A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro”, dedicado aos temas da Flexibilização Curricular e Autonomia Curricular, numa iniciativa conjunta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo (MFCR), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, o CFAE GuardaRaia, a Plataforma de Ciência Aberta.

Com este Encontro de Educação, ambiciona-se promover práticas pedagógicas indutoras do desenvolvimento de competências, permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.

Durante dois dias, alunos, professores e profissionais da educação juntam-se para partilhar projetos e boas práticas educativas, e para refletir como podem contribuir para a construção de um futuro transformador, inclusivo e inovador da Educação, tanto regional como nacional.

O Encontro tem início logo na manhã do dia 7 de junho, com o evento satélite “Cidadania e Inclusão – Fórum Intermunicipal de Escolas”, às 10H30, na Escola-sede do Agrupamento de Escolas, que contará com cerca de 220 alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Celorico da Beira, Pinhel, Guarda e Sátão.

Este Fórum pretende ser um espaço para refletir como é que as escolas poderão contribuir para o bem-estar e desenvolvimento das comunidades onde se inserem, numa estratégia de “Escola Aberta”. Durante a manhã, serão dinamizadas diversas oficinas que abordam diferentes problemáticas de relevância local e global, como as alterações climáticas, a sustentabilidade e a gestão financeira. E no período da tarde, que decorrerá no Pavilhão dos Desportos, alunos e professores partilham e discutem, numa Feira de Projetos dedicada à “Cidadania e Inclusão”, os diferentes projetos que estão a desenvolver nas suas escolas, focados em desafios reais, e em colaboração com parceiros locais e famílias.

É neste ambiente de partilha de práticas educativas cívicas e inclusivas que será recebido João Costa, Secretário de Estado da Educação,e que dará início aos trabalhos do Encontro de Educação “A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro”, às 14H30, no Pavilhão dos Desportos.

Este primeiro dia contará com um conjunto de intervenções de especialistas que lançarão à plateia desafios para uma maior qualidade nas oportunidades educativas e sucesso escolares, e onde constarão painéis sobre autonomia e flexibilidade curricular, modelos de cidadania digital, formação de jovens leitores, formação de professores em contexto internacional, entre outros. O dia termina com uma visita à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, em autocarro panorâmico, e que inclui um último painel sob o tema “Uma viagem de descobertas por Figueira de Castelo Rodrigo: com Arte e Educação no epicentro do sentir criativo”, culminando com uma visita histórica encenada à aldeia.

No dia 8, o Encontro continua no Pavilhão dos Desportos, com uma manhã dedicada a oficinas diversas. A partir das 9H00, os números e as letras coabitarão no mesmo espaço, onde ganhará destaque a robótica, as narrativas digitais, os desafios da escrita, os programas de literacia e o improviso de histórias.

 À tarde, a partir das 14H00, regressam os painéis teóricos com a apresentação de oportunidades educativas e boas práticas para o desenvolvimento de ambientes educativos inovadores, onde a leitura, a internet, a literacia digital e as bibliotecas ganham um papel de relevo na criação de novas práticas e transformação das escolas.

A salientar, ainda, a última conferência proferida por Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago que marcará o décimo aniversário da passagem de José Saramago por  Figueira de Castelo Rodrigo e será assinado um protocolo de parceria entre o Municipio e a Fundação.

A sessão de encerramento, marcada para as 18H00, ficará a cargo do Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo, Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção Geral de Educação.