Entrudo Lagarteiro em Vilar de Amargo

No próximo dia 10 de fevereiro no largo da escola da aldeia de Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo vai-se celebrar a Queima do Entrudo Lagarteiro.

Esta celebração promovida pela Associação Lagarto envolve toda a comunidade, muita alegria e animação, onde os excessos são permitidos. Mulheres mascaradas de homens e homens de mulher, com rendas e máscaras de cortiça a esconder a face para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem os outros “…enfarinhar e tijenar com a fuligem das panelas de ferro era a tradição…”.

As viúvas, de negro, preparam o caldo nas apetitosas panelas de ferro que será servido para todos.

O Entrudo, figurado num boneco de palha é contruído dias antes da queima, com roupas velhas cheias de palha, dá-se a forma, ligam-se as partes e temos a estrela da celebração.  O boneco é velado durante a tarde e sai à noite pelas ruas empedradas da aldeia, em procissão, numa marcha fúnebre que culmina com a leitura do sermão no largo da torre, a praça central da aldeia.

A marcha fúnebre percorre as ruas da aldeia, a luz amarela dos candeeiros, as sombras, as tochas de fogo, os passos, as casas e muros de pedra, bem conservados da aldeia, criam um ambiente único que envolve a marcha numa tónica   fúnebre acentuada pela música e gritos de viúvas que choram o morto.

 A leitura do sermão e a queima tradicional do Entrudo são momentos altos desta celebração que vai também contar com muita animação, começando pela Caminhada Matinal no Trilho do Entrudo Lagarteiro prosseguindo durante a tarde com vários espetáculos, Música Tradicional, Animação de Rua e Gastronomia Local.

A manhã de Sábado vai começar com uma caminhada interpretativa “ Na Terra do Lagarto” animada por pelo Guia Marco Ferraz da AMBIEDUCA- Visitar Côa & Douro e que permitirá aos visitantes ir revelando a paisagem, a natureza, o património e as tradições “Na Terra do Lagarto” contribuindo para estabelecer uma ligação efetiva e afetiva à “Terra” e aproveitando da melhor forma o resto do dia de celebração.

Este ano o Entrudo conta com a exposição “Amargo de Renda”, de Cândida Pinto designer de moda e stylist com residência e atelier em Braga, irá coordenar uma equipa de artistas ( Pedro Figueiredo (escultor) Ana Maria Pintora (pintora)  e Ricardo Pacheco (escultor) António Azenha (artista plástico e performer)  para promover a  identidade visual do crochet no âmbito do Entrudo Lagarteiro. Pretende com a sua participação no evento elevar a renda, mostrando antigos e novos caminhos desta arte ancestral. “Amargo de Renda” será uma intervenção a apreciar um pouco por toda a aldeia, e assim indissociável das casas, paisagens e gentes.

Fica o convite a participar e visitar a aldeia pitoresca de Vilar de Amargo !!

Traga a máscara de renda a rigor e participe  neste Entrudo típico da Beira Interior!

Fonte: Associação Lagarto de Vilar de Amargo

Fb Post2