Feira do Almendro em Barca d’Alva

A tradição da Feira do Almendro prevê que as entidades dos dois lados da fronteira se reúnam para juntos celebrarem “El dia del Almendro”, e simbolicamente plantarem uma amendoeira. É neste dia que aquelas duas localidades dão as boas-vindas à Primavera, com uma das festas mais atrativas e tradicionais da zona raiana. Aliada à festa, realiza-se uma feira com produtos tradicionais da região, que se estende entre o cais turístico-fluvial e a antiga estação de caminho-de-ferro de Barca d’Alva.

A Feira do Almendro está inserida nas Festas da Amendoeira em Flor que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo está a organizar desde o passado dia 18 de fevereiro. Neste próximo fim-de-semana, no recinto do Mercado da Amendoeira em Flor, haverá ainda lugar a variadas animações musicais, destacando-se a actuação da Copituna D´Oppidana, Tuna Masculina do Instituto Politécnico da Guarda que certamente trará alegria e boa disposição!

Ainda inserido no programa das Festas da Amendoeira em Flor, vai-se realizar o X Raid TT – Povos de Baixo da Rota das Amendoeiras em Flor e uma Caminhada pelos trilhos de natureza do concelho. Para além da animação musical e desportiva, os visitantes encontrarão, como não poderá deixar de ser, locais de venda e exposição de produtos locais (como a doçaria tradicional, os vinhos, o azeite, os enchidos, os queijos e os frutos secos).