Festival Cultural da Raia Histórica – Projeto “Ouvir Hoje”

No próximo dia 25 de junho, pelas 21h30, o Largo Mateus de Castro irá acolher o espetáculo comunitário “Ouvir Hoje”, coordenado pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Pinhel. Esta iniciativa decorre no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

Inspirado no projeto “Ouvir Ontem”, o espetáculo “Ouvir Hoje” apresenta romances, canções de romaria,  canções de roda, canções de trabalho  e modas executadas pelos tocadores de ouvido recolhidas em várias localidades do concelho de Pinhel. Em palco apresentam-se, individualmente e em conjunto, um trio de jovens cantores da Associação Sócio Terapêutica de Almeida (ASTA), o grupo de música tradicional Trovas da Beira, a Banda Filarmónica de Pinhel e o Grupo de Bombos São Bernardo, num total de cerca de 50 artistas.