Figueira de Castelo Rodrigo Inaugurou Plataforma de Ciência Aberta em dia de Feriado Municipal

Figueira de Castelo Rodrigo assinalou o seu Feriado Municipal no passado dia 7 de julho, dia grande para todos os figueirenses até porque nos vem sempre à memória a Batalha da Salgadela, que também assinalamos neste dia, e todos os que lutaram e pereceram na luta e defesa do território português.

As comemorações deste dia festivo iniciaram-se com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguida de uma sessão extraordinária de Assembleia Municipal em que, á semelhança dos outros anos, foi feito um balanço do atual mandato. Lembraram-se ações tão importantes como o Cartão de Saúde Municipal, a Cegonha Móbil, os Roteiros Séniores ou mesmo a criação da Academia Sénior. Foram medidas que vieram combater junto dos mais idosos e isolados, o afastamento e a solidão a que eram sujeitos, e mais importante que tudo isto, o Cartão de Saúde Municipal veio colmatar uma falha grave que existia no nosso Concelho, que era o difícil acesso à saúde, onde mais de metade da população não tinha médico de família, hoje a realidade é bem diferente, todos têm, de uma forma rápida e inteiramente gratuita, acesso a consultas de clinica geral, de especialidade e exames complementares de diagnóstico.

Logo de seguida decorreu a Sessão Solene evocativa deste dia com a presença do nosso conterrâneo e amigo, Prof. Dr. Pedro Russo, do Dr. Pedro Pedras e vindo também da Universidade de Leiden na Holanda, o Prof. Dr. Huub Rottering. Durante as suas intervenções falou-se sobre ciência e sobretudo da Plataforma de Ciência Aberta que viria a ser inaugurada durante a tarde com a presença do Sr. Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral.

A Plataforma de Ciência Aberta é um projeto estruturante não só para o nosso Concelho, mas também para o distrito. É um projeto, que na sua génese foi apelidado de observatório de astronomia, é “inovador” a nível nacional e trará “valor acrescentado” em “termos educacionais”, porque o seu objetivo é, de uma forma lúdica, “criar o gosto pela ciência” junto dos jovens. O projeto está direcionado para os alunos das escolas e também para a investigação internacional, pois a ele estão associados “investigadores de renome”.

O dia de Feriado Municipal ficou ainda marcado pela inauguração da Sala de Provas e Vendas da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo e pelo lançamento do Pinking, um vinho exclusivo desta adega, e único no mundo. Este vinho resulta daquilo que se pensava ser um “defeito” historicamente conhecido pelo processo de “aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas”.

O dia não terminaria sem que, nos campos da Salgadela, em Mata de Lobos, se desse início à segunda edição da Recriação Histórica “Salagdela a Batalha”, com uma demonstração que levou a vasta plateia a mergulhar no ano de 1664 e reviver aquilo que foi a Batalha da Salgadela.