Figueira de Castelo Rodrigo assina Acordo de Cooperação Transfronteiriço com a localidade espanhola de Sobradillo

Esta cooperação transfronteiriça pretende ser um reforço dos laços de amizade existentes entre estes dois povos, cimentando a comprovada vontade de ambas as partes em colaborarem solidariamente para o bem-estar comum dos seus cidadãos e o desenvolvimento das relações mútuas.

Este acordo é também susceptível de ser impulsionador do investimento público e privado em cada lado da raia, nos seus respectivos territórios, promovendo trocas económicas, culturais, sociais, educativas, ou outras entre as populações de ambas as autarquias, designadamente das suas diversas organizações representativas, como uma vertente essencial desta cooperação, mobilizando, em conformidade, os incentivos e meios considerados adequados.

Estas duas localidades são geograficamente muito próximas, separadas apenas pelo Rio Águeda e as suas majestosas arribas.

A cooperação transfronteiriça, nos tempos que correm, é vista como uma oportunidade e uma forma eficaz de promover o desenvolvimento em territórios contíguos com problemas comuns, nomeadamente no que respeita às debilidades económicas e sociais, áreas onde oportunidades de cooperação são especialmente importantes.

Álvaro de Carvalho apresenta livro “Rio de memórias – Uma corrente de afectos ” em Sobradillo
Inserido no programa do acto da assinatura do acordo de cooperação, o prestigiado médico Álvaro Carvalho, natural de Mata de Lobos (Figueira de Castelo Rodrigo) apresenta o seu livro “Rio de memórias – uma corrente de afectos”, agora traduzido para castelhano. A publicação tem o prefácio do historiador José Hermano Saraiva e é editado pela Âncora Editora.

PROGRAMA:
(Hora Portuguesa)

09.30h Saída da comitiva portuguesa (Câmara Municipal)
10:45h Recepção aos convidados em frente ao novo edifício “Casa do Parque”
10:50h Apresentação do vídeo-documental “El Placer de la Diversidad”
11:30h Apresentação do folheto “La Fortaleza de Sobradillo”
11:55h Visita guiada aos restos arqueológicos
12:30h Assinatura do Acordo de Cooperação transfronteiriço entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o Ayuntamiento de Sobradillo e apresentação do livro “Rio de memórias – uma corrente de afectos” de Álvaro Carvalho.
13:10h Degustação de produtos típicos