Figueira de Castelo Rodrigo celebra e evoca os 50 anos do 25 de Abril

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo abriu as portas às celebrações, com toda a elevação que nos merece, do meio século de uma História que fez História no nosso país: os 50 Anos do 25 de Abril de 1974.

Depois do Hastear da Bandeira, já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreu a Sessão Solene evocativa do 25 de Abril de 1974. Neste ato, para além dos convidados e população em geral que preencheram o Salão Nobre, a cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

Este foi também momento de vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra do Município, grau ouro, ao ilustre Figueirense, Dr. Mário José Pimentel Saraiva Salvado, que lhe confere, assim, o título de cidadão honorário do concelho, prestando-lhe assim a merecida homenagem e distinção.

Depois visitou-se a exposição de fotografia “Um Figueirense na Revolução” de Carlos Gil.

Com estas comemorações pretende-se chegar a várias gerações, idades, ideologias, demonstrando os valores que de Abril e toda a sua importância.

Após o ato solene, foi prestada a devida homenagem aos antigos Combatentes do Ultramar, homens que foram chamados pela Pátria e estiveram em missão no Ultramar.

Desta forma pretende a Câmara Municipal demonstrar o respeito e reconhecimento por todos os nossos ex-combatentes que foram obrigados a combater na guerra com grandeza e coragem.

Durante a tarde do dia comemorativo da Liberdade, o epicentro das comemorações passou a ser o Largo Mateus de Castro, onde se procedeu ao descerramento do marco comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril e das obras de reabilitação deste espaço de lazer, que fica agora dotado de mais e melhores condições para receber quem nos visita e para todos os Figueirenses poderem desfrutar, tornando-o num espaço de convívio mais agradável.

Também neste Largo, a Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo ergueu um coreto, que também foi inaugurado e que veio dignificar ainda mais este Largo. No fim, os presentes foram brindados com um concerto da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Gouveense, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior e do Grupo Folclórico de Riba Côa.