Figueira de Castelo Rodrigo comemora Feriado Municipal com inauguração do Ecoparque de Castelo Rodrigo e presta homenagem aos ex-trabalhadores do Município

No próximo dia 7 de julho vão-se realizar as cerimónias oficiais do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que celebram o 359.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo, aquela que ficou para sempre na história como uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração.

Este dia de celebrações começa com o habitual Hastear da Bandeira, pelas 10h, no Largo Dr. Vilhena, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa do 359.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h15, contando com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Este ano, a cerimónia termina com a homenagem e entrega de medalhas de excelência e dedicação aos funcionários da Câmara Municipal aposentados e funcionários falecidos a título póstumo, homens e mulheres que deram um contributo importante em diversas áreas da Câmara Municipal ao longo dos anos, em prol do bem-estar da vida da comunidade e dos munícipes.

Após este momento solene, proceder-se-á à inauguração das obras de conservação e restauro do histórico “Chafariz dos Pretos”, no Largo Serpa Pinto, um ícone Figueirense construído na segunda metade do séc. XIX e que ganha agora nova vida. Já em Castelo Rodrigo, pelas 11h30, será inaugurado o Ecoparque de Castelo Rodrigo, um local destinado a viaturas ligeiras e autocaravanas, melhorando a mobilidade de quem visita esta Aldeia Histórica.

A celebração do Feriado Municipal termina com a deposição de uma coroa de flores na Cruz de Pedro Jacques de Magalhães, em Mata de Lobos, pelas 12h30, dando-se depois início aos festejos da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo, pelas 19h, no Burgo de Castelo Rodrigo.