Figueira de Castelo Rodrigo recebe especialistas mundiais para discutir importância da ciência, tecnologia e cultura para o desenvolvimento

Figueira de Castelo Rodrigo acolhe nos dias 17 a 19 de Julho o workshop internacional sobre a utilização de standards abertos na Ciência, Educação, Tecnologia e Cultura para o Desenvolvimento. Este workshop é organizado em parceria pela Universidade de Leiden (Holanda) e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

O workshop é coordenado por Pedro Russo (da Universidade de Leiden e natural de Figueira de Castelo Rodrigo) e conta com a participação de 50 especialistas internacionais como Bruno Sanchez-Andrade Nuño (membro do Innovation Lab do Banco Mundial), Eisuke Tachikawa (fundador do estúdio de designer Nosigner e que desenvolveu os escritórios open source para a Mozilla (Firefox) em Tóquio) e Edward Gomez (Director de Educação do programa científico LCOGT fundado pelo primeiro vice-presidente da Google, Wayne Rosing).

Pedro Russo explica: “Standards abertos são padrões, como dados e software, disponibilizados ao público em geral e desenvolvidos, aprovados e mantidos através de um processo colaborativo.“. Bruno Sanchez-Andrade Nuño, acrescenta: “Estes standards abertos podem ajudar a melhorar, e muito, os serviços prestados por diferentes organizações e instituições como por exemplo autarquias“.  Os standards abertos são uma referência e têm revolucionado áreas tão diversas como: Ciência (Open Access, Open Labs), Educação (Open Educational Resources), Tecnologia (Open Software e Hardware), Cultura (Creative Commons) e Design e Arquitetura (Open Making, Open Furniture).

Este workshop visa ajudar a quebrar as barreiras à participação equitativa na ciência, tecnologia, educação e cultura, por aqueles que vivem em locais menos centrais.  Durante três dias os participantes vão discutir ideias e desenvolver planos para estabelecer uma infra-estrutura de longo prazo para envolver diferentes comunidades locais com a ciência, educação, tecnologia e cultura.

Para Figueira de Castelo Rodrigo este encontro será um ponto de viragem: pretende-se que o concelho aposte significativamente na inovação aberta, sempre consciente da riqueza cultural e cientifico-natural da região“,conclui Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo”

Para consultar o Programa e obter mais informações: http://www.open.org.pt/

O workshop conta com o apoio do Parque Arqueológico do Vale do Côa, Associação Transumância e Natureza, Associação Amigos do Côa, Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e é organizado no âmbito do Ano Internacional da Luz.

 

Sobre a Universidade de Leiden

Universidade de Leiden é a mais antiga universidade dos Países Baixos, fundada em 1575. A Universidade de Leiden tem seis faculdades, mais de 50 institutos e uma excelente reputação internacional. Em 2012 foi a universidade melhor classificada nos Países Baixos no Times Higher Education World University Rankings, onde foi considerada a 64ª melhor universidade do mundo. Mais informações: http://www.leiden.edu/

 

Para mais informações contacte:

Pedro Russo

UNAWE International Project Manager / Leiden Observatory, Holanda

Leiden, Holanda

Telemóvel: +351962854775

E-mail: russo@strw.leidenuniv.nl

 

Ana Esperança

Município de Figueira de Castelo Rodrigo

Telefone: 271 319 000

E-mail: ana.esperanca@cm-fcr.pt

 

Maria Gaivão

UNAWE Knowledge Transfer Officer | Programa INOV Contacto

Leiden, Holanda

Telemóvel: +351647225688

E-mail: gaivao@strw.leidenuniv.nl