Inauguração do Centro Interpretativo e Museológico de Algodres

Realizou-se no passado dia 13 de Novembro a inauguração do Centro Interpretativo e Museológico de Algodres, aldeia figueirense situada no noroeste do Concelho.
Este novo Centro Interpretativo, desenvolvido pela Junta de Freguesia local, com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Associação Transumância e Natureza e Parque Arqueológico do Vale do Côa, pretende dar a conhecer a história, o património, os costumes e as tradições da aldeia de Algodres. No seu interior está patente a exposição “Grãos da Terra” que contém uma mostra de objectos antigos relacionados com as tarefas agrícolas, em homenagem às gentes de Algodres, que sempre tiraram da terra a sua principal fonte de sustento para as suas famílias.
Neste Museu podemos ver ainda um conjunto de fotografias que demonstram o ciclo do cereal, desde a lavra da terra, passando pela sementeira, pela ceifa e transporte para a eira. Neste espaço também não foi esquecida a mecanização da agricultura com o aparecimento das primeiras máquinas.
O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo fica assim dotado de mais uma importante infra-estrutura que estará ao dispor dos muitos turistas que visitam esta região de Riba-Côa. A sua localização estratégica – junto à Reserva da Faia Brava, a escassos quilómetros do Museu do Côa e inserido em território do Parque Arqueológico do Vale do Côa – vem complementar a oferta turística desta região, atraindo assim mais turistas a este território.