Iniciação à prova de azeitona de mesa

Realizou-se no passado dia 28 de Março de 2015, nas instalações da Casa da Cultura, uma Acção de Formação subordinada ao tema: “Iniciação à prova de azeitona de mesa”, promovida pela APABI, Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, em articulação com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
O programa incluía uma abordagem inicial às características das principais cultivares de azeitona da região, às suas potencialidades e condicionantes e às especificidades relacionadas com o seu processamento tecnológico. Foram, ainda, discutidas as questões relacionadas com os atributos sensoriais das azeitonas de mesa e os seus principais defeitos que podem pôr em causa a viabilidade da sua comercialização. Esta análise sensorial foi efetuada com base em três indicadores, nomeadamente, a dureza, fibrosidade e crocância. No fim da sessão ocorreu uma pequena prova de avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Este tipo de eventos tem como objetivo a criação da confiança necessária entre os produtores que permita fomentar o aparecimento de novos investimentos no sector.