IV Encontro Transfronteiriço de Património

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, participou na sessão de abertura do IV Encontro Transfronteiriço de Património, realizado em Escalhão e La Fregeneda, que coincidiu com as celebrações das Jornadas Europeias do Património.

A sessão contou com visitas guiadas pela freguesia de Escalhão e com um painel de autores e investigadores que abordou a temática da comunidade judaica por terras de Ribacôa.

De destacar a presença do escritor Richard Zimler, autor do livro “A Aldeia das Almas Desaparecidas”, que relata os efeitos devastadores da intolerância religiosa e perseguição na aldeia de Castelo Rodrigo e povoações vizinhas, no Séc. XVII, a quem o Presidente da Câmara Municipal entregou uma lembrança da autarquia como forma de agradecimento e reconhecimento pela sua obra e por levar o nome do Concelho a várias latitudes.

O objetivo deste evento é a reunião de pessoas e associações com as comunidades raianas, que têm trabalhado sobre o tema da cultura na raia, tendo sido organizado pela Ribacvdana – Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, contando com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, da Junta de Freguesia de Escalhão e do Ayuntamiento de La Fregeneda.