Lançamento da marca “VALE DO CÔA” e Identidade Territorial e Desenvolvimento Regional em debate em Figueira de Castelo Rodrigo
Para além de pretender reunir o Consórcio afecto a esta estratégia, a Territórios do Côa, sediada no Ninho de Empresas de Figueira de Castelo Rodrigo e entidade líder e responsável pela gestão e coordenação desta EEC, pretende fomentar o debate e o envolvimento das pessoas em torno da importância da identidade territorial como factor incrementador do desenvolvimento regional em territórios de baixa densidade, bem como discutir estratégias conjuntas para a promoção e dinamização do Vale do Côa. Tal prossecução de objectivos passa, desde logo, pela adopção generalizada da marca e pelo sentimento de pertença e afectividade ao território.
O evento terá início pelas 15:00H, no Auditório da Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, e contará com a intervenção de representantes da Agência Regional de Promoção Turística do Centro, que se deslocam à região a fim de articularem sinergias com os actores locais, bem como apoiar iniciativas de promotores privados, nomeadamente no que diz respeito ao aconselhamento no âmbito dos projectos de candidatura inscritos na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa.
No decorrer desta sessão de trabalhos será apresentada publicamente a marca/logótipo “Vale do Côa” e a sua aplicação, com efeito de rede, no sentido de estimular o envolvimento dos participantes e a eficiente divulgação. Será também disponibilizada uma mostra de produtos regionais.
A Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa congrega um leque variado de parceiros, que vão desde os municípios – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa –, a associações, como a Associação de Desenvolvimento do Sabugal (ADES), a Associação Transumância e Natureza (ATN), a Associação Douro & Águeda, a Associação dos Amigos do Parque e do Museu do Côa (ACÔA), entre outras; até a uma panóplia de promotores privados que constituem a malha de empreendimentos turísticos do Vale do Côa, para além do parceiro estratégico que é, indubitavelmente, a Fundação Côa Parque, responsável pela gestão do PAVC e do Museu do Côa.