Município de Figueira de Castelo Rodrigo Comemora os 50 anos do 25 de Abril com programa diversificado

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas dirigidas a toda a população. O objetivo é assinalar, de forma memorável, o dia que abriu portas a um conjunto de profundas alterações democráticas, políticas, sociais, culturais e económicas, que marcaram a vida do nosso povo e do nosso país.

As atividades iniciam no dia 24 de abril, às 18h, no edifício das Piscinas Municipais, com a inauguração de uma exposição sobre o 25 de Abril, com trabalhos realizados por alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e utentes das IPSS do concelho. Às 21:30h, no Auditório do Pavilhão dos Desportos, haverá um concerto com Mário Mata e os amigos do Zeca.

No dia 25, as atividades iniciam às 10:30h, com a cerimónia do Hastear da Bandeira, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, que será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

Nesta sessão, será homenageado, a título póstumo, com a atribuição da Medalha de Honra do Município, grau ouro, que lhe confere o título de Cidadão Honorário do Município, o ilustre figueirense, Dr. Mário José Pimentel Saraiva Salvado, que foi deputado à Assembleia Constituinte, eleito nas primeiras eleições livres em 1975, o que lhe conferiu, por deliberação de plenário da Assembleia da República, em 31 de março de 2016, o título de deputado honorário. Foi também Vereador da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo entre 1977 e 1979 e 1983 e 1985, bem como Presidente da Assembleia Municipal de 2002 a 2012 e também Reitor do Liceu Nacional da Guarda em 1974.

Segue-se a visita à exposição de fotografia  “Um Figueirense na Revolução”, de Carlos Gil, e à Exposição Documental do Arquivo Histórico Municipal sobre o 25 de Abril, ambas patentes no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo. No período da manhã, será ainda feita uma homenagem aos antigos Combatentes do Ultramar com a deposição de uma coroa de flores no monumento existente.

Durante a tarde, às 15h, serão inauguradas as obras de requalificação do Largo Mateus de Castro, onde será descerrado também um Marco Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril. Nesse mesmo espaço central da vila, será inaugurado o recém construído Coreto de Figueira de Castelo Rodrigo, onde atuará o Grupo Folclórico de Riba Côa, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Sénior e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Gouveense.

Já no período da noite, pelas 21:30h, na Casa da Cultura, e para encerrar o “Dia da Liberdade”, será apresentada a peça de teatro “Contar e Cantar Abril”, da companhia Filandorra.

Até ao final do ano, decorrerão no concelho várias atividades relacionadas com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Cartaz25