Município de Figueira de Castelo Rodrigo comemorou o 44º aniversário do 25 de Abril

Vivemos ontem mais uma comemoração do 25 Abril de 1974, dia de extrema importância para as nossas vidas, para o nosso País. E como não poderia deixar ser o Município de Figueira de Castelo Rodrigo quis uma vez mais associar-se a esta efeméride. Depois do Hastear da Bandeira teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma sessão solene evocativa deste dia com o tema “Salvar a Periferia”. Será que estamos a cumprir Abril? Será que os cidadãos são tratados todos de forma igual? São de fato questões com que nos podem e devem interpelar. O 25 de Abril só terá cumprido a sua missão quando a liberdade trouxer paz, saúde, igualdade social e trabalho para todos, só haverá verdadeira liberdade quando a Constituição da República Portuguesa for cumprida na sua totalidade. Compete ao Estado promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre todos os Portugueses, mas assistimos todos os dias às crescentes assimetrias entre o interior e o litoral, aqui as autarquias têm um papel importantíssimo pela proximidade das populações e pelo conhecimento mais íntimo das suas necessidades. Neste aspeto a autarquia Figueirense tem tido um papel preponderante, falamos nomeadamente na implementação do Seguro de Saúde Municipal, numa terra onde o acesso à saúde estava limitado pela falta de médicos. A Câmara Municipal lançou um Seguro de Saúde, que vai já na terceira fase, e neste momento 90% da população do Concelho já tem o cartão que lhes permite, consultas e meios de diagnóstico grátis para todos. Também na habitação social, no apoio à agricultura e aos agricultores, na fiscalidade a zero, quando se prescinde de 5% do IRS pago pelos residentes no Concelho, estão algumas das medidas que a Autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo toma para tentar atenuar as desigualdades e “Salvar a Periferia”.

Viva o 25 de Abril! Viva Portugal! Viva Figueira de Castelo Rodrigo!