Município de Figueira de Castelo Rodrigo distinguido pela CCDR como “Território mais amigo da Longevidade”

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu o galardão de “Território da Longevidade”, por ser reconhecido como um território que melhor condição oferece para um envelhecimento seguro, saudável e participativo dos seus cidadãos.
Esta distinção é fruto do trabalho, empenho e dedicação na área da Ação Social para um envelhecimento ativo, nomeadamente o projeto “Dar Visão ao Interior, dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, através do qual os munícipes são operados às cataratas gratuitamente, o “Cartão de Saúde Municipal”, a Academia Figueira Sénior e o “Toca a Mexer” no âmbito do desporto, e os apoios de emergência social concedidos aos cidadãos.
O Município vê este reconhecimento como um desafio para continuar a inovar nas políticas e estratégias municipais, sobretudo com as pessoas mais idosas, atendendo às dinâmicas demográficas que são transversais a todo o país.
O prémio foi atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), numa cerimónia que decorreu na terça-feira, dia 19 de dezembro.
A CCDRC tem levado a cabo várias iniciativas no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável, com destaque para o Prémio de Boas Práticas ou a iniciativa Empreendedor 50+. A distinção dos territórios da Longevidade é mais uma das ações que a CCDRC está a pôr em prática, em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Essa avaliação tem por base um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho ‘age-friendly’ dos territórios. E, por outro lado, analisa-se também a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias.
Figueira de Castelo Rodrigo foi um dos 25 municípios com valores mais elevados nas duas componentes de análise, o que leva a que seja considerado um território amigo da longevidade – vulgo “Território da Longevidade”.