Município de Figueira de Castelo Rodrigo inventaria e preserva Património Fotográfico do Concelho
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, ciente da sua competência na preservação, inventário, tratamento, restauro e divulgação de documentos fotográficos dos espólios históricos, iniciou um processo de inventariação e tratamento de espólio fotográfico – negativos [chapas fotográficas em vidro e brometo de prata] – encontrado num imóvel recentemente adquirido pelo Município, que foi residência e espaço comercial de José Gil.
Os negativos fotográficos, que nomeamos de “FOTOGRAFIA DE JOSÉ GIL”, encontram-se em fase de inventariação, tratamento e análise para posterior divulgação.
O vasto e valioso espólio retrata vivências concelhias da época, analisados alguns dos negativos, encontramos imagens de romarias ou festas, de famílias e de soldados concelhios que poderão ter integrado o Corpo Expedicionário Português [CEP] na Grande Guerra.
Não podendo ficar indiferente à salvaguarda de tão importante espólio, irá ser divulgado o acervo documental referido da forma condigna e que merecerá lugar de destaque num dos espaços museológicos à guarda do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.