Município de Figueira de Castelo Rodrigo vai reabilitar 15 fogos no Centro Histórico da Vila

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinou um acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e com a CIM Beiras e Serra da Estrela, no âmbito do protocolo para projetos de Habitação a Custos Acessíveis.

Este protocolo vai permitir reabilitar 15 fogos no centro histórico da vila, no valor de cerca de 1 milhão e 700 mil euros, investimento financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Estas habitações pretendem dar resposta às famílias que não encontram respostas no mercado tradicional, por incompatibilidade entre os seus rendimentos e as rendas praticadas, ao mesmo tempo que se pretende reabilitar e dar vida ao núcleo antigo da vila.

A Câmara Municipal vai ser responsável por todos os procedimentos até à conclusão das obras, à exceção da seleção e atribuição das habitações, que será da responsabilidade do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Esta cooperação, entre o Município, a Comunidade Intermunicipal e o IHRU, traduz um esforço coletivo, realizado a diversos níveis institucionais, para concretização de uma estratégia para aproveitamento dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, num dos pilares fundamentais de qualquer sociedade, a existência de condições habitacionais para as famílias, a custos acessíveis.