Município de Figueira de Castelo Rodrigo promove Semana Cultural do Livro e da Leitura

Durante seis dias a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, vai levar a cabo a Semana Cultural do Livro e da Leitura. São muitas e variadas as atividades a realizar de 21 a 26 de abril, semana em que a cultura e o livro vão ter um papel preponderante na vida daqueles que decidirem participar nas diferentes iniciativas. Esta iniciativa é já uma tradição nestas terras de Ribacôa, um marco importante na cultura dos figueirenses, é uma ação que de fato eleva a nossa cultura.

A sessão de abertura tem lugar no dia 22 de abril, pelas 15h00, no Pavilhão dos Desportos, onde será feita uma resenha dos principais “ingredientes” desta iniciativa cultural. Durante esta sessão vai também ser inaugurada a exposição documental “José da Guerra Maio”, natural da Freixeda do Torrão. Pelas 16h00 destacamos a apresentação dos “Encontros com História”. Somos tão ricos culturalmente com histórias importantíssimas que muitas vezes, por falta de divulgação, são totalmente desconhecidas. Pretende-se pegar num momento histórico, e envolvendo as pessoas, dinamiza-lo. Com esta iniciativa pretende-se atrair novas pessoas, novos fluxos de turismo, que nos procurem também pela nossa história, como é o caso da “Salgadela a Batalha” que se mostrou um verdadeiro sucesso. Pelas 21h00 segue-se uma palestra, intitulada “Um Planeta à Maneira” que contempla uma Sessão de Observação Astronómica, orientada por José Augusto Matos (FISUA).

Nesta Semana Cultural do Livro e da Leitura haverá ainda uma série de atividades que pretendem envolver a população em geral e a comunidade estudantil, como a apresentação da 3ª Etapa da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta – Figueira de Castelo Rodrigo-Bragança, com atividades direcionadas para as crianças inseridas na “Academia da Volta”, a feira do livro, exposições, concertos e as comemorações do 43º aniversário do 25 de abril.