Passeio BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor

Este I Passeio BTT, inserido nas festas da Amendoeira em Flor 2012, é dirigido a todos os amantes do ciclismo, particularmente na vertente do BTT. Destina-se a todo o tipo de participantes, desde os mais competitivos aos que apenas correm por lazer, dos mais velhos aos mais novos, fomentando a prática desportiva saudável.

Figueira de Castelo Rodrigo, onde a Primavera acontece mais cedo, é por estes dias um dos centros turísticos de excelência para a observação do fenómeno das Amendoeiras em Flor. Assim, Nos Trilhos da Amendoeira em Flor assume-se, acima de tudo, como um desafio para todos os que tiverem a força de vontade, o espírito de aventura e a curiosidade de estar presente numa prova única com paisagens inesquecíveis: o alto da Serra da Marofa, a vista sobre a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e a “aldeia fantasma” do Colmeal, as encostas junto ao Rio Douro, o coração do Parque Natural do Douro Internacional, entre outros atractivos de destaque.

Os participantes têm a possibilidade de escolher entre percurso de dificuldade elevada de 70 kms, ou percurso de dificuldade média de cerca de 50 km. As inscrições, que decorrem até ao próximo dia 23 de fevereiro, têm o custo simbólico de 5 €, e dão direito a reforço de alimentação, seguro de participação, banho quente nas instalações do Estádio Municipal, almoço típico, bem como a oferta de uma lembrança.

A organização está à espera de um grande número de participantes, que certamente procurarão, para além da prática desportiva de alto nível, a beleza natural da área geográfica abrangida por este I Passeio BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor.

A realização deste tipo de atividades por parte do Município de Figueira de Castelo Rodrigo vem no seguimento da aposta que a autarquia tem levado a cabo no setor desportivo, quer ao nível das infraestruturas (com a inauguração do Pavilhão dos Desportos e do Centro Náutico previstas para este ano de 2012), quer ao nível dos eventos realizados em diversas modalidades. Figueira de Castelo Rodrigo tem todas as condições para se transformar num polo de atratividade desportiva a vários níveis, como por exemplo a canoagem, a motonáutica, os desportos coletivos, as atividades radicais, ou até mesmo os desportos de aventura, em que o BTT se insere.

Para além de dinamizar a região, este I Passeio BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor servirá ainda para dar a conhecer um pouco dos nossos trilhos a todos os amantes do BTT, sem deixar de lado as nossas aldeias históricas, as nossas paisagens únicas, a nossa cultura.

As inscrições podem ser feitas através dos sites: www.cm-fcr.pt; www.culturafcr.com.pt, ou na Casa da Cultura de Figueira e Garbike na cidade da Guarda.

Esperamos por vocês, a diversão e o convívio estão garantidos!