Primeiro Directório Transfronteiriço de Produtores Biológicos e Artesanais

O primeiro Directório Transfronteiriço de Produtores Biológicos e Artesanais já está concluído e foi apresentado publicamente no passado dia 23 de Outubro, em Salamanca. Esta publicação resulta da cooperação entre a Diputación de Salamanca e das nove Câmaras que constituem a Comunidade de Trabalho da Beira Interior Norte (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso).

Neste Directório agora apresentado, consta informação de mais de duzentos produtores, resultantes de uma recolha exaustiva de dados sobre artesãos e produtores biológicos de três zonas transfronteiriças: Beira Interior Norte, Douro Superior e Província de Salamanca.

António Edmundo, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, referiu na apresentação, que «este é um excelente instrumento de trabalho e de divulgação para que as potencialidades desta zona transfronteiriça se transformem em oportunidades.»

«Este directório é fruto de uma sã cooperação, pois é parte da solução para a crise, já que permite uma “globalização” localizada nas nossas regiões transfronteiriças, dando a conhecer produtores e agentes económicos de ambos os lados da fronteira.»

«Se a crise económica não tem fronteiras, a cooperação e a solução para a crise também não as pode ter» diz o autarca.

Isabel Jiménez, Presidente da Diputación de Salamanca, mostrou a sua satisfação pela conclusão deste trabalho e referiu que «os produtores biológicos e artesanais são pequenos empresários e com este guia pretende-se manter um tecido industrial importante para toda esta zona de fronteira.»

«Este será um instrumento de trabalho e de promoção útil para o desenvolvimento desta região de fronteira» acrescentou.

A equipa de investigação do estudo foi coordenada pelos Professores: José Manuel del Barrio Aliste, do Departamento de Sociologia e Comunicação de Universidade de Salamanca; Alberto Moreira Batista do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Constantino Mendes Rei da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

Este projecto contou com um investimento total de 42.000 euros, tendo sido financiado em 75 por cento, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).