Programa Parlamento dos Jovens decorreu em Figueira de Castelo Rodrigo

Foi esta segunda – feira, 11 de março, que o Município de Figueira de Castelo Rodrigo acolheu a sessão distrital do ensino básico do Programa Parlamento dos Jovens, que se realizou no Pavilhão dos Desportos.
Esta iniciativa contou com a presença de António Monteirinho, Deputado da Assembleia da República, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Lígia Teixeira Lopes, a representante da organização da DGESTE/DSRC, Cristina Ferreira e em representação da Delegada Regional e do Instituto Português da Juventude, Maria Branquinho.
Estiveram presentes 9 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito da Guarda, onde foi escolhido um projeto, que na respetiva sessão, foi trabalhado e alterado/melhorado, para ser apresentado pelo Círculo da Guarda na Assembleia da República, na Sessão Nacional. Nesta Sessão foram também eleitos os deputados para debaterem/defenderam e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema “ Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa”, que irá ser levada à Assembleia da República, nos dias 6 e 7 de maio de 2024.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Tem por objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democrático e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, parabeniza todos os participantes desta sessão distrital do ensino básico do Programa Parlamento os Jovens!